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Por que adotar uma plataforma de automação de crédito para o seu negócio?

equipe discutindo melhorias na gestão de crédito.

Trabalhar de forma consistente, com bons indicadores e riscos em níveis aceitáveis é o objetivo de todo líder e gestor quando se trata de gestão de crédito.

Em um mercado tão exigente como o atual, perder tempo e dinheiro corrigindo falhas ou repetindo erros é incompatível com o perfil de empresas competitivas. Por isso, cada vez mais negócios estão recorrendo a soluções tecnológicas para aprimorar seus processos, como uma plataforma inteligente de gestão de crédito.

O uso de “ROBÔS” para gerenciar as rotinas de negócios da sua empresa é, sem dúvida, uma estratégia altamente eficaz, pois essa ferramenta melhora a manipulação de dados e informações dos clientes e do mercado, reduz os riscos das transações e oferece suporte completo para a tomada de decisões.

No entanto, para que isso aconteça, é fundamental que a implementação da solução seja realizada de forma adequada.

Para ajudá-lo a entender a real importância de um projeto como este, listamos aqui os principais passos para implantar a plataforma.

Vamos lá?

Avaliação do escopo da ferramenta

O primeiro passo na implementação de uma ferramenta específica como esta envolve uma avaliação detalhada do escopo da solução, ou seja, definir claramente os objetivos de sua utilização.

Analisando questionários de pedidos, cadastros, políticas de crédito e levantamentos operacionais, é possível compreender melhor as necessidades da empresa e identificar os pontos em que o software pode ser útil e estratégico.

 

Definição da estrutura

Nesta fase, o foco é definir os componentes essenciais para o funcionamento da plataforma. A empresa deve determinar exatamente quais funcionalidades são necessárias para otimizar seus processos de concessão e tomada de decisões de crédito.

Integração dos dados

Como a plataforma de gestão e análise de crédito depende de dados concretos, é crucial operacionalizar a integração desses dados de maneira segura e conforme as regulamentações da LGPD. Nesta etapa, informações como pedidos, vendas, cadastros e contas a receber devem ser integradas ao sistema.

Esta é uma das fases mais importantes, pois as integrações tornam a plataforma eficiente e essencial para o sucesso e a precisão das análises da empresa.

Validação das informações

Após a inserção dos dados no sistema, é crucial verificar se foram devidamente registrados. A validação assegura que pedidos de vendas, cadastros e contas a receber estejam corretamente organizados no sistema.

Modelagem da política de crédito

Nesta etapa, delineamos a política de crédito da empresa. É essencial que o perfil do negócio e suas transações estejam perfeitamente alinhados com a ferramenta. Por exemplo, se a empresa adota uma política de crédito mais restritiva e rígida quanto aos riscos, o sistema deve ser ajustado para refletir essa realidade, avaliando criteriosamente os critérios e informações nos bancos de dados.

A modelagem das políticas de crédito garante regularidade e agilidade nos processos, permitindo que a plataforma de análise funcione de acordo com os parâmetros da empresa, sempre buscando os melhores resultados.

Operacionalização da plataforma

Após as etapas anteriores, é hora de operacionalizar a plataforma. Com os ajustes e alinhamentos concluídos, o foco agora é treinar os usuários e executar os processos de automação. Nesta fase, é ideal contar com o apoio de um fornecedor qualificado, que utilize o melhor método do mercado e tenha a experiência necessária para monitorar todos os aspectos importantes da implantação e uso da plataforma, garantindo a plena utilização de suas funcionalidades.

Quer mais conteúdos como este?

Acompanhe nosso blog! Lá, você irá conferir diversos materiais sobre o universo da análise de crédito.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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