O termo recuperação de crédito ainda é o centro de muitas dúvidas entre os empresários, principalmente em momentos de crise. Esse processo é feito por empresas especializadas em conseguir o pagamento de dívidas de clientes inadimplentes.
Ainda, essas empresas realizam a compra de dívidas de bancos e financeiras, passando a ser as responsáveis diretas por essa cobrança. ficou com vontade de saber mais sobre a importância da recuperação de crédito e como ela funciona? Continue a leitura deste artigo e descubra.
Mas afinal, o que é recuperação de crédito?
De forma básica, a recuperação de crédito é um procedimento que tem o objetivo de reparar as inadimplências. Ou seja, fazer a empresa receber um valor que não foi pago por algum cliente.
Logo, a sua finalidade é oferecer suporte aos clientes inadimplentes para que consigam regularizar suas situações e façam novas compras em breve. Para a empresa, nada mais é do que receber um valor não pago, mas que já deveria estar em caixa.
Qual a importância da recuperação de crédito para as empresas?
Quando uma venda é realizada, a empresa passa a incluir o valor que será recebido em seu fluxo de caixa. Assim, quando ele de fato não ocorre e o cliente fica inadimplente, o caixa da companhia fica comprometido. Dessa forma ela está atrelada ao risco de inadimplência.
Portanto, ela passa a fazer parte da gestão de do negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação. Isso porque receber ou não os créditos devidos por clientes inadimplentes exerce grande impacto na saúde financeira de toda organização.
Logo, a recuperação de crédito tem uma elevada importância, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte, comprometendo inclusive seu capital de giro, que normalmente é mais baixo.
O passo a passo da recuperação de crédito eficaz
O momento da recuperação de crédito é bastante delicado e precisa ser realizado de forma planejada. Aqui, é importante tentar entender a situação pela qual levou o cliente a se tornar inadimplente e buscar, juntos, uma solução.
Logo, uma boa comunicação entre ambas as partes é essencial nesse processo. Quer saber a melhor maneira de conduzir esse procedimento? Confira o nosso passo a passo exclusivo.
Passo 1 – Aviso
Antes de mais nada, é preciso realizar uma comunicação franca e empática com o seu cliente. Sendo assim, faça contato por meio de telefone, e-mail ou cartas.
Aqui, o objetivo é entender e detectar a razão da inadimplência e o quadro financeiro do cliente em débito, valorizando sempre uma boa relação comercial.
Passo 2 – Negociação
O segundo passo da recuperação de crédito é a tentativa de negociação com o cliente que está em débito, tentando chegar a um acordo que seja bom para as duas partes.
Será necessário definir um prazo para o comprimento, alertando para possíveis riscos pela não realização, mas cuidando sempre para não afastar o cliente.
Passo 3 – Ações
Agora, se você já conversou e tentou negociar com seu cliente de forma amigável e nada disso deu certo, infelizmente você terá que partir para um processo judicial de recuperação de crédito.
Caso não queira recorrer às ações judiciais, você tem a alternativa de terceirizar a cobrança para negociar a dívida do seu consumidor.
Invista em uma ferramenta que acompanhe a recuperação de crédito
Para que você consiga realizar a recuperação de crédito de forma eficaz, além de seguir os passos acima, é preciso ter um sistema informatizado com dados em tempo real.
Dessa forma, você terá uma visão geral de toda a situação e das taxas de inadimplência do seu negócio.
Com as soluções Deps, você tem todo esse acompanhamento de forma facilitada, com atualizações imediatas, relatórios e auxílio em todas as etapas da negociação, desde a criação da melhor estratégia de aproximação até a possível negativação do cliente.
Aproveite e entre em contato para solicitar um teste gratuito da nossa ferramenta de recuperação de crédito.
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Até mais,
CEO deps