Para compreender de forma simples, sua empresa pode dar início a um departamento de Compliance organizando-se como os exemplos a seguir:
1. Comunicar interna e externamente que sua empresa cumpre todos os regulamentos ligados ao termo, garantindo que não se envolve com práticas questionáveis. Em resumo, demonstrar uma imagem idônea ao mercado.
2. Criar regras internas, onde a própria equipe de colaboradores possa ser transparente e comunicar aos gestores quando estiverem diante de qualquer situação que ponha a empresa em risco.
3. Elaborar um manual de conduta, onde a comunicação seja clara e incisiva.
4. Deixar a mensagem clara a todos os colaboradores, lembrando-os da importância de seguirem códigos e regras pré-estabelecidas. Assim que, isso vale também para os membros da direção da empresa, que serão identificados como exemplos a serem seguidos.
Salvo o fato de que foram promulgadas em lei, as práticas demoraram um pouco a serem integradas às culturas e operações de muitas empresas. Entretanto, com o passar do tempo o Compliance trouxe vantagens para as empresas. Passou-se então a construir departamentos melhor estruturados e amadurecidos.
Entretanto, foi após uma série de escândalos, envolvendo muitas empresas privadas e governos, que as práticas de Compliance foram criadas.
Surgiram quase como uma regra não dita, de forma espontânea dentro das organizações. Tiverem ótima aplicação e aceitação do mercado.
Continue a leitura e conheça as ações, comece hoje planejar e aplicar na sua empresa.
Como o Compliance chegou ao Brasil?
Em 1992, segundo a ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), o assunto Compliance ganhou atenção na época do governo de Fernando Collor. Foi neste momento que o Brasil iniciou sua adptação aos padrões de ética e combate à corrupção.
O termo ganhou forças após a promulgação da lei de número 12.846/13, propagada como a Lei Anticorrupção, regulamentada no Brasil pelo Decreto n° 8.420/15. E todos esses movimentos foram de extrema importância para a crescente competitividade entre as organizações e operações transacionais.
Quais as vantagens de ter um departamento de Compliance?
Muito se ouve falar deste tema atualmente. Contudo, existem muitos questionamentos a respeito do termo, que ainda é pouco compreendido dentro das empresas.
Na realidade, implantar um processo de Compliance é manter seu negócio em conformidade com as leis, padrões éticos e regulamentos, internos ou externos. Portando, com essa metodologia, é possível minimizar riscos no meio empresarial. Em resumo, Compliance é um guia mestre que orienta e alinha empresas com normas exigidas nos seus mercados de atuação.
Existe uma solução que possa auxiliar nesta implantação?
Conforme a necessidade, o cenário de muitas empresas é o de fazer como pode, sem planejamento ou organização.
A Deps atua com uma plataforma de automação e gestão de crédito, implementando padronização e governança de processo relacionado a decisão de crédito e cobrança, obedecendo critérios estabelecidos em compliance.
Atua no mercado há mais de 17 anos, construindo negócios mais seguros e lucrativos. Com o propósito de tornar isso possível, oferece uma forma automatizada de manter sua empresa dentro de questões do Compliance.
Utilizamos uma metodologia própria, gerindo análises de crédito de forma incisiva e dentro das políticas de crédito do seu negócio.
Isso tudo dentro de um único ambiente, facilitando a aceleração de processos e garantindo tomadas de decisões comerciais.
Automatize todo o processo e tenha máxima segurança das informações.
A DEPS conta uma plataforma que faz da concessão de crédito um processo extremamente rápido e confiável, com base em políticas personalizadas e sistematizadas para a realidade de cada empresa.
Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!