Saiba como otimizar as cobranças da empresa

Muitas empresas deixam de receber os pagamentos dos clientes na data certa por falta de uma organização mais bem estruturada.

Quando isso acontece, o fluxo de caixa pode perder parte do controle, comprometendo todas as projeções futuras realizadas. Mas fique calmo! Hoje, existem técnicas e ferramentas criadas especialmente para ajudar os empreendedores a resolver esse problema, tornando as cobranças da empresa muito mais eficientes.

Conheça agora 5 dicas eficientes para otimizar as cobranças e garantir a entrada de receitas no período previsto.

Vamos lá!

1. Ofereça condições de pagamento adequadas

Cada cliente possui um perfil próprio: alguns preferem pagar juros para terem maiores prazos, outros preferem quantidades menores de prestações para pagarem menos juros e economizar na compra. Sendo assim, antes de finalizar a transação, descubra o perfil do consumidor e ofereça as condições ideais de pagamento.

Considere também os meios que utilizam para efetuar os pagamentos. Informe as opções que a empresa possui e deixe o cliente escolher o que for mais fácil para ele.

Seja por meio de boletos bancários, seja por meio de cartões de crédito ou débito, a empresa estará facilitando ao máximo os pagamentos do cliente.

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2. Faça uma análise de crédito detalhada

Fazer uma análise de crédito detalhada antes de vender pode parecer simples e óbvio para muitas empresas, mas ainda existem muitos vendedores realizando vendas “na base da confiança”. Além disso, muitos vendedores se sentem desconfortáveis ao exigir uma análise de crédito, pois temem que o cliente sinta que ele está duvidando da sua integridade.

Apesar de compreensível, acredite: os clientes já estão acostumados com isso! Esse procedimento é utilizado em qualquer negócio a fim de reduzir o índice de inadimplência, e o cliente não ficará ofendido por isso. Os profissionais responsáveis por realizar as cobranças da empresa precisam compreender que as amizades devem ficar separadas dos negócios. Caso contrário, o prejuízo pode afetar ambos os lados.

3. Premie quem pagar em dia

Para evitar que o pagamento atrasado se torne um hábito por parte dos clientes, ofereça incentivos.

Premie de alguma forma os clientes que pagarem os valores certos nas datas combinadas: pode ser um desconto especial nos pagamentos ou nas próximas compras, pontos acumulados para trocarem por mercadorias e/ou serviços, brindes como reconhecimento ou o que mais couber na sua estratégia.

Essa atitude estimulará a mudança de comportamento dos consumidores fazendo com que eles paguem em dia as parcelas em troca de benefícios e o sistema de cobranças da empresa ficará mais eficiente.

4. Cobre antecipadamente

Se a empresa oferece serviços, adote a prática de atender os clientes mediante a confirmação de pagamentos antecipados. Essa prática já é muito utilizada e garante um menor índice de inadimplência, mesmo se o pagamento for parcelado.

Como o cartão de crédito é o meio mais utilizado nessa área, o risco do não recebimento é assumido pelas operadoras de crédito que repassa o valor integral para a empresa que vendeu o serviço contratado.

As taxas cobradas por esses serviços compensam pela redução de riscos gerada nas cobranças da empresa.

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5. Automatize seu sistema de cobranças

Com o avanço das tecnologias on-line, hoje é possível contar com ferramentas de software capazes de realizar análises de crédito totalmente automatizadas, com maior grau de precisão das informações. Ao contrário do que muitos empresários imaginam, essas ferramentas são bastante acessíveis e contribuem para otimizar todos os processos de cobranças da empresa. Aliás, todas as dicas anteriores poderão ser mais bem aplicadas com a ajuda de um software específico.

O índice de inadimplência ainda é um problema que assola grande parte das empresas, tornando essencial a prática de medidas para reverter esse cenário.

Por isso, aplique hoje mesmo essas dicas e mude o rumo do seu negócio com a otimização do sistema de cobranças da empresa. Além das nossas soluções de recuperação de crédito, temos alguns treinamentos que podem ajudar a sua empresa em muitos pontos ligados as áreas financeiras, comercial, crédito, cobrança, logística e marketing.

Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

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Até mais!

Simone Silvano

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