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Saiba como treinar um vendedor para fazer uma análise de crédito

A venda a crédito já é um costume entre os empreendedores brasileiros e, muitas vezes, pode ser uma alavanca para o sucesso de um negócio. Afinal, desde que o cliente pague sua dívida em dia, vender a crédito pode ser bastante rentável para a empresa.

Mas para se beneficiar com suas vantagens, é preciso que o negócio saiba fazer uma boa análise de crédito da clientela — do contrário, ela pode se ver em grandes problemas. Portanto, ter uma equipe que realize essa avaliação corretamente é essencial para que um negócio seja bem sucedido no mercado.

Ficou interessado no assunto?

Leia aqui as principais dicas para deixar seus funcionários preparados para fazer uma análise de crédito!

1. Estabeleça quem serão os beneficiados

O primeiro passo para vender a crédito é estabelecer qual será o padrão dessa concessão para os seus clientes. Quem poderá comprar dessa forma? Qual perfil será atendido? Estabelecer esses parâmetros é essencial para o bom funcionamento da venda a crédito em uma empresa.

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Quando lidamos com indústrias, é necessário fazer uma análise de riscos daquele acordo. Por exemplo, a indústria do varejo é considerada de risco intermediário pela maioria das concessoras de crédito. Isso significa, sumariamente, que este setor tem um risco médio em comparação com outras indústrias.

Assim, caso deseje embarcar neste ramo, a análise para a concessão de crédito deve ser feita de empresa a empresa, analisando cada caso existente.

2. Fale sobre a política de crédito da empresa

Depois de estabelecida sua política de crédito, é hora de divulgá-la tanto para clientes quanto para funcionários da empresa. Para não ter dores de cabeça no futuro, certifique-se de que todos eles estão cientes das diretrizes do negócio.

3. Treine a sua equipe para fazer análise de crédito

Nenhum negócio concede crédito para clientes pensando que eles não vão pagar. Hoje em dia, cada vez mais vale a máxima “é melhor prevenir que remediar”; por isso, os analistas de crédito vem crescendo muito no mercado.

Os analistas trabalham na linha de frente do relacionamento do cliente com a marca, e seu trabalho visa, basicamente, identificar consumidores e buscar informações pertinentes à análise de crédito.

É extremamente importante que esses profissionais sejam bem treinados e atendam os consumidores de forma eficaz. Para quem já atua na área, é imprescindível se manter atualizado sobre o tema.

Postura

A atitude da equipe de análise de crédito deverá ser proativa e atraente no atendimento. O propósito dos analistas de crédito será a coleta de dados dos clientes, sem parecer invasivo ou casual demais.

Coleta de dados

Esta etapa é importantíssima para que haja eficiência na análise de crédito. Por isso, os dados que serão colhidos (e registrados) devem mostrar a real situação financeira daquela pessoa, tanto jurídica quanto física, a fim de fazer uma avaliação mais detalhada sobre a segurança daquela transação.

4. Ferramentas para análise de crédito

A tecnologia veio para ficar, então nada mais lógico que usá-la a seu favor! Hoje, existem diversos sistemas de software que tornam mais fáceis a vida dos empreendedores que buscam vender a crédito.

Esses sistemas auxiliam na análise e na aprovação de crédito de clientes, aumentando a segurança nas transações, economizando seu tempo e em custos operacionais. Os softwares podem ser personalizados pelas empresas, agindo, assim, com foco nas suas necessidades.

Como você viu, uma boa análise de crédito é essencial para negócios, especialmente aqueles que lidam diretamente com diferentes indústrias. Por isso, investir nela é importantíssimo para a garantir a saúde financeira da sua empresa.

Com essas dicas em mente, fica muito mais simples entender como treinar os vendedores para fazer uma análise de crédito.

Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

POLITICA DE CREDITOS

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Até mais!

Simone Silvano

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