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Um software de análise de crédito ajuda no aumento das vendas?

Um software de análise de crédito ajuda no aumento das vendas?

Empresas que lidam com uma grande demanda diária de transações e necessitam desenvolver uma análise de crédito compatível com essa realidade certamente têm muito a se beneficiar com um software de análise de crédito.

Essa tecnologia não só encurta o tempo de verificação dos dados do cliente e sistematiza as ações necessárias para uma correta tomada de decisão, mas também integra diferentes setores da empresa, melhorando a qualidade e a quantidade de vendas realizadas.

Você sabe como aumentar as vendas a partir de um software de análise de crédito?

Sabe quais os diferenciais essa ferramenta traz para a sua empresa? Não?

Então este post pode lhe ser muito útil. Continue a leitura e confira quais os aspectos podem ser reforçados com essa tecnologia!

Maior agilidade e segurança na análise de crédito

Um dos maiores e melhores reflexos da utilização de um software de análise de crédito é a agilidade trazida por essa ferramenta.

A substituição de processos manuais, lentos e burocráticos, por um sistema informatizado e integrado aos diferentes setores da empresa otimiza o fluxo das informações utilizadas na decisão de concessão, reduzindo significativamente o tempo de resposta ao cliente.

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Além disso, o software centraliza os dados dos clientes, tornando o acesso mais ágil e fácil, dinamizando a avaliação.

Por exemplo, é possível checar o histórico de transações de um determinado cliente e, com base nele, enrijecer ou flexibilizar o processo de análise. Assim, reduz-se o tempo de espera dos clientes mais bem qualificados.

No quesito segurança, o software de análise de crédito garante um maior suporte informativo a respeito da empresa que solicita o crédito. Com base em dados de mercado, banco de dados de órgãos públicos, entre outras fontes de informação, os times do setor comercial e financeiro podem conhecer melhor com quem negociam e, desse modo, evitar riscos desnecessários.

Mais acesso a clientes qualificados

Como desdobramento do tópico anterior, vale destacar que a maior sistematização do processo de análise e o seu embasamento em dados concretos faz com que os clientes sejam melhores avaliados.

O aprofundamento da análise dá mais segurança para a tomada de decisões, evitando equívocos, fraudes e outras situações que possam prejudicar o negócio.

Como consequência dessa otimização, o setor comercial acaba entrando em contato com os clientes mais bem qualificados e aptos a fechar bons negócios com a sua empresa.

Isso porque o setor financeiro já conseguiu reunir uma quantidade de informações suficientes para classificar os riscos da negociação.

Em outras palavras, o software de análise de crédito torna a concessão do crédito mais criteriosa e eficiente, selecionando apenas aqueles clientes que, inicialmente, não representam nenhum tipo de risco para a empresa.

Direta e positivamente, isso impacta as vendas da empresa ao agilizar o processo e selecionar melhor com quem se negocia.

Redução do risco de inadimplência

Um dos principais objetivos da análise de crédito é evitar os riscos da inadimplência. Quando o processo é bem desenvolvido e as informações corretas são colhidas e empregadas, os riscos de insolvência são bastante atenuados.

Afinal, não há como aumentar as vendas se os riscos das transações não forem mensurados.

Neste ponto, o software torna tudo mais eficiente, pois quando comparado ao trabalho humano, consegue lidar com uma quantidade muito maior de informações, cruzando dados e realizando buscas.

Desse modo, as respostas não só serão mais ágeis, mas também mais precisas e seguras, evitando que o setor comercial, por exemplo, assuma riscos desnecessários e que trarão pouco ou nenhum retorno para o negócio.

É certo que toda empresa necessita vender, porém é muito importante adotar medidas preventivas que garantam a satisfação dos contratos firmados. Ou seja, de nada adianta vender muito e não receber no final do mês.

Por isso é tão importante contar com um software de análise para dar o suporte sobre o potencial financeiro de quem solicita o crédito.

Melhor nível de satisfação do cliente

Outro ponto crucial do software de análise de crédito para quem deseja saber como aumentar as vendas é a maior satisfação do cliente. Isso acontece principalmente pelo fato de a avaliação ocorrer em um tempo menor e também por considerar melhor o seu desempenho financeiro.

Imagine, por exemplo, como poderia ser complicado para um cliente solicitar crédito junto a uma empresa pela primeira vez. Provavelmente o pedido seria negado por falta de informações e um histórico preciso para avaliar os riscos da transação.

Contudo, com a modernização dos sistemas de análise, sobretudo com a utilização dos softwares, o processo de avaliação é feito com outras fontes de informação — como o mercado financeiro —, permitindo analisar até mesmo empresas que nunca negociaram anteriormente.

Nesse sentido, a satisfação do cliente pode ser bastante beneficiada, pois ele terá a oportunidade de negociar com a sua empresa, além de ter essa reposta de maneira muito mais ágil, como já mencionado.

Tudo isso, sem dúvida, se reverte em mais vendas ao torná-las mais estratégicas e menos operacionais.

Melhor segmentação da carteira de clientes

Como dito inicialmente, a realidade de muitas empresas é a realização de milhares de análises de crédito diariamente. Todo esse processo gera uma série de dados.

E não há como aumentar as vendas se essas informações estratégicas não forem utilizadas corretamente para embasar decisões futuras e otimizar o processo de concessão de crédito.

Trabalhar com milhares de clientes requer uma sistematização inteligente, de modo a facilitar o trabalho do setor financeiro e também do comercial.

Neste contexto, uma das grandes vantagens do software é a formulação de um banco de dados acessível às equipes sempre que necessário.

A partir dos cadastros e registros, por exemplo, é possível segmentar os clientes com base em seu perfil, tornando a concessão mais alinhada ao potencial financeiro de quem solicita o crédito.

Além disso, a segmentação ajuda a empresa a personalizar a interação com sua carteira de clientes, criando benefícios para aqueles que são mais bem avaliados ou limitando o crédito para aqueles que representam mais riscos.

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Por fim, saber como aumentar as vendas a partir de uma análise de crédito bem desenvolvida é, de longe, uma estratégia bastante promissora para as empresas que necessitam aumentar o faturamento, mas sem colocar em risco a sua saúde financeira com ocorrências indesejadas, como é o caso da inadimplência.

Gostou deste post? Quer aumentar as vendas no seu negócio e garantir a regularidade das transações por meio de um software de análise de crédito?

Quer saber mais? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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DPO: Simone Silvano