/
/
Como faço para padronizar os processos na minha empresa?

Como faço para padronizar os processos na minha empresa?

É certo que existem diversas formas de se executar uma mesma atividade. Porém, você há de concordar que também existem maneiras mais eficientes, cujos métodos de execução se demonstram mais adequados para o fim que se pretende alcançar.

Daí porquê a padronização de processos é uma medida tão importante dentro das empresas.

Padronizar significa sistematizar, seguir uma sequência lógica e regular, chegando ao resultado desejado da forma como se espera.

Hoje, grande parte das indústrias tem conceitos de padronização como um dos pilares para a qualidade do produto final, já que assim é possível conhecer melhor cada processo, identificar falhas e garantir o aprimoramento contínuo.

Quer saber por que é tão importante padronizar os processos da sua empresa?

Continue a leitura e confira!

Reduz conflitos entre setores

Uma das grandes dificuldades em lidar com processos não padronizados em empresas é a ocorrência de conflitos que isso pode gerar entre setores.

A falta de padronização cria pequenas ilhas de atuação dentro do negócio, nas quais somente os profissionais mais habituados com um determinado expediente conseguem entendê-lo e desempenhá-lo.

Com a padronização isso acaba, já que tal medida torna os processos mais organizados e lineares, permitindo a interação e participação de profissionais de diferentes setores na execução de uma quantidade maior de tarefas.

Em outras palavras, a integração das equipes é reforçada.

cta analise de credito 003

Torna os processos mais eficientes e estratégicos

Um enorme benefício da padronização de processos é o aprimoramento constante das operações da empresa.

Ao padronizar, é estabelecida uma sistemática para a execução dos processos, de modo que a repetição diária acaba tornando os colaboradores, líderes e gestores da empresa verdadeiros especialistas nessas atividades.

Desse modo, a tendência é que esses processos, conforme o tempo passa, se tornem mais regulares, com menor incidência de erros e necessidade de retrabalhos.

Reduz os custos e aumenta o lucro

Outro ponto chave da padronização de processos diz respeito à redução dos custos. O fato é de que como as atividades já seguem uma sistemática, fica mais fácil aprimorar um processo e, consequentemente, otimizar o uso de recursos na sua execução.

Como reflexo disso, a empresa consegue produzir mais, melhor e de forma mais econômica, sendo possível obter preços mais competitivos, atrair novos clientes e aumentar o faturamento.

Reforça a produtividade

Como dito inicialmente, o objetivo central da padronização de processos é sistematizar as atividades e apontar os caminhos mais adequados para a realização delas.

Esse tipo de medida simplifica a rotina de trabalho de todos dentro da empresa, visto que torna os processos mais acessíveis e permite que eles sejam executados por profissionais de diferentes setores sem grandes dificuldades.

Se os times sabem exatamente o que e como algo precisa ser feito, seguindo um padrão, o aumento da produtividade torna-se um efeito garantido.

Isso ocorre porque não há o desperdício de tempo com dúvidas, justamente porque as atividades são mais previsíveis e seguem uma lógica compartilhada por todos os membros da empresa.

Melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos

Outro benefício inegável da padronização de processos é a melhoria contínua que essa ação proporciona aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Ao lidar com diversos expedientes e atividades para se chegar a um resultado, fica claro o quão importante é conhecer bem cada etapa. Afinal, existem variáveis distintas interferindo em cada segmento do processo e que dificultam a identificação dos pontos de atenção, caso uma lógica padronizada não seja inserida neste contexto.

No entanto, ao padronizar, é como se um mapa fosse criado do processo, dando total controle e visibilidade aos envolvidos em sua execução. Assim, cada falha, desvio ou dissonância podem ser rapidamente identificados e as medidas necessárias tomadas.

22

Como reflexo disso, há um aumento na qualidade das atividades executadas e, invariavelmente, no produto final a que se destinam. O que significa que a empresa acaba entregando produtos e serviços de melhor qualidade.

Por fim, a padronização de processos é, de longe, uma das medidas mais estratégicas para garantir a eficiência operacional de uma empresa. Investir nessa medida, como vimos, tem implicações bastante positivas.

Quer saber mais? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

cta 2 consultoria gratuita

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano