Como usar o Business Intelligence na análise de crédito

Oferecer crédito é muito mais que disponibilizar dinheiro: trata-se de uma ação que envolve depositar confiança em alguém que assume um compromisso com a empresa. E como toda operação que depende de duas partes, a concessão de crédito envolve riscos.

Mas como saber em quem confiar e evitar perdas para o negócio? A solução pode estar no Business Intelligence. Você já o utiliza?

Afinal, o que é Business Intelligence?

Em termos gerais, o Business Intelligence (BI) é uma solução capaz de coletar, organizar, analisar, compartilhar, monitorar e interpretar dados que oferecem suporte à gestão de negócios.

Por meio desse processo, as empresas conseguem utilizar metodologias específicas e um conjunto de dados para avaliar riscos, prever lucros e tomar decisões estratégicas de forma mais precisa.

Como o BI pode ser útil à análise de crédito?

Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que a concessão de crédito é uma operação financeira que envolve riscos. Principalmente em períodos de instabilidade econômica, existe a possibilidade de os contratantes não conseguirem honrar os compromissos firmados.

Por isso, contar com ferramentas que aprofundam a avaliação do solicitante e agilizam esse processo auxilia nos processos de análise e recuperação de crédito é essencial para minimizar os riscos da operação.

O Business Intelligence permite que as empresas identifiquem rapidamente situações que envolvem uma probabilidade maior de perda ou que requerem ao menos um exame mais atento.

Entenda como as ferramentas que utilizam o BI podem facilitar a análise de crédito:

1. Garantem agilidade e segurança

Ao mesmo tempo que um processo de análise precisa ser seguro, ele também não deve ser demorado, pois isso significaria a perda de boas oportunidades de negócio. Porém, tratar desses procedimentos com segurança exige a coleta de informações de diversas fontes.

Em um processo convencional, essa exigência demandaria uma quantidade de tempo razoável. Portanto, ela sacrificaria a segurança ou a oportunidade. O BI acaba com esse problema.

Com as ferramentas apropriadas, é possível reunir todos esses dados provenientes de diversas fontes em uma única ação. Elas permitem detectar atrasos em pagamentos, títulos a vencer, quantidade de pedidos em aberto e confrontá-los com a capacidade financeira do cliente.

O BI também favorece a validação de informações fornecidas pelo requisitante a partir de uma única pesquisa, o que torna o processo muito mais ágil e seguro.

2. Otimizam o trabalho dos analistas de crédito

O BI não se refere apenas à coleta de informações, mas também à criação de diagnósticos precisos de maneira intuitiva e fácil, possibilitando o desenho e modificação de painéis para a avaliação de cenários distintos. Dessa forma, é possível realizar análises preditivas ou avançadas com muita facilidade.

As antigas fichas de crédito, que reuniam variáveis fundamentais como o caráter do cliente, sua capacidade de gestão dos compromissos assumidos, valor do patrimônio e garantias envolvidas são automaticamente combinadas ao contexto externo, determinando um parecer seguro sobre a realização da operação.

Com esse parecer rápido, os analistas conseguem avaliar uma quantidade maior de pedidos em um prazo reduzido. Essa otimização leva ao aumento da produtividade da empresa.

3. Diminui os riscos para a companhia

A avaliação detalhada contribui uma concessão de crédito mais segura para a companhia. Ela permite a realização de análises descritivas e estatísticas que identificam a situação atual do solicitante e tornam a previsão de riscos precisa.

Desta forma, o BI contribui para a lucratividade do negócio. Ao sinalizar operações arriscadas e reduzir os índices de inadimplência, ele permite que a empresa empregue seu capital apenas nas melhores oportunidades.

Entendeu como o Business Intelligence pode tornar sua análise de crédito mais ágil e segura? Já utiliza essa solução no seu negócio? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários: queremos saber da sua experiência!

DEPS Tecnologia


eBook: VENDENDO MAIS COM A GESTÃO DE CRÉDITO