Toda empresa depende da análise de crédito para fazer negociações precisas e bem direcionadas. Quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência é alto — e isso afeta tanto o fluxo de caixa do seu negócio quanto o relacionamento com os clientes.
Estima-se que no Brasil o número de empresas inadimplentes chegou a 5,9 milhões em abril de 2021. Com base nisso, é vital que o seu negócio conte com um processo de análise de crédito assertivo e eficaz.
Mas como isso é possível? É exatamente sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje. Aqui, você vai conferir as melhores dicas para não errar no processo e ter uma análise de crédito justa e eficiente. Boa leitura!
1. Determine limites de crédito
Para garantir a saúde financeira da sua empresa é preciso estar preparado, e determinar limites de crédito para seus clientes faz muita diferença em todo o processo, pois traz maior segurança.
É muito importante lembrar que determinar um limite de crédito para cada cliente necessita de um estudo sobre a viabilidade, considerando a capacidade de pagamento, visto que cada um possui uma característica específica.
Você também pode optar por avaliar quanto a sua empresa pode ter de prejuízo, sem sofrer altos impactos, e estipular um limite de crédito com valor abaixo.
2. Tenha uma política de crédito adequada
Essa é uma ótima dica, porque está relacionada à segurança na hora de realizar negociações. Quando você tem uma política de crédito de acordo com o perfil e necessidades da empresa, você está garantindo que esse processo seja confiável e vantajoso.
Para que isso se torne possível, analise as condições dos clientes, veja os resultados esperados com vendas, faça uso da personalização para realizar avaliações e leve em consideração que cada cliente é único, então o considere de forma individual.
E não se esqueça de que o seu fluxo de caixa é a parte mais importante ao realizar essas análises e determinar condições. Então tome decisões sempre pensando na saúde financeira da sua empresa, reduzindo as perdas ao máximo.
3. Esteja atento ao perfil dos seus clientes
Pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas esteja sempre atento ao perfil e aos hábitos dos seus consumidores, pois eles podem interferir em algumas transações. Por isso, é sempre bom verificar o score de crédito, dados financeiros, várias fontes diferentes para compor a sua análise.
Todos esses dados vão ser úteis para o time de vendas poder desenhar o perfil almejado e agir de maneira assertiva. E, além disso, podem ser utilizados para identificar possíveis riscos em negociações.
Importante ressaltar que você deve verificar os maus pagadores e os bons também, porque eles estarem adimplentes em apenas um quesito, não significa que eles irão, de fato, cumprir o que foi acordado, isto é, pagar todas as parcelas em dia.
4. Entenda os riscos envolvidos
Tudo nesse mundo está sujeito a algum tipo de risco e, por esse motivo, é muito importante saber o risco de crédito que afeta a sua empresa. Esse procedimento passa por uma análise que garante a avaliação de todos os dados disponíveis.
Sem essa avaliação, fica muito difícil saber se as reservas do seu negócio, de capital, refletem os riscos, por exemplo. Essa etapa é essencial para a proteção da sua empresa, pois estando ciente do que pode ameaçá-la, você se prepara e fica sempre um passo à frente dos problemas que podem surgir.
5. Conte com auxílio da tecnologia na análise de crédito
A tecnologia vem evoluindo rapidamente e, com isso, novas soluções surgem para tornar nossa rotina muito mais ágil. E na área da análise de crédito não é diferente.
Sabemos que o processo não é simples e diversos fatores devem ser levados em consideração. Por isso é necessário a integração de algumas tecnologias. Veja um pouco mais a seguir:
- Business Intelligence (BI): coleta e processa um grande volume de informações para gerar estatísticas confiáveis e determinar se a venda a prazo é uma boa ideia naquele contexto. Garante agilidade e ajuda a identificar os riscos da operação;
- Machine Learning: automatiza a análise de dados e os modelos analíticos para conceder a venda a prazo de modo mais seguro. Há o aprendizado autônomo, conforme os comandos oferecidos, o que aumenta a precisão da avaliação;
- Big Data: usa diferentes fontes para coletar dados e oferecer informações valiosas, que trazem exatidão para a análise de crédito.
Todos esses objetivos são viabilizados por sistemas automatizados, como as soluções da Deps Tecnologia. Eles reúnem informações sobre os clientes, traçam os perfis e gerenciam os riscos das operações. As tecnologias listadas servem para facilitar esse trabalho e estão integradas aos softwares específicos.
Com as nossas soluções, em poucos cliques você tem uma análise completa. Basta informar o CNPJ e você terá relatórios de análise de risco e de crédito com precisão em um único ambiente, sem precisar de nenhum outro provedor.
Além disso, com processos automatizados, você reduz as tarefas manuais, custos operacionais e possibilita uma gestão efetiva e segura da carteira de clientes.
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