Desenvolver um bom processo de vendas é um dos primeiros passos para aumentar as conversões em um negócio. Hoje, com a dinâmica acelerada do mercado, demanda-se procedimentos cada vez mais ágeis e respostas praticamente instantâneas ao cliente.
Nesse contexto, a aprovação de crédito, parte fundamental do ciclo de vendas, deve estar alinhada a essa realidade. As empresas necessitam aumentar a eficiência da avaliação, tornando-a mais ágil e automatizada, a fim de que os pedidos possam ser liberados em menor tempo.
Quer saber como otimizar a aprovação de crédito na sua empresa e ganhar pontos com seus clientes? Acompanhe o post de hoje e conheça algumas medidas que podem lhe ajudar:
Automatize o processo de análise
A tecnologia, sem dúvida, é um grande aliado das empresas. Por meio dela inúmeras otimizações podem ser realizadas. Com a análise de crédito não é diferente.
Automatizar o processo de aprovação de crédito dos clientes, para conhecer a fundo as suas capacidades de aferir lucro e honrar pagamentos, é o primeiro passo para que tal processo se torne mais eficaz.
Mas, como isso pode ser feito? A resposta para esse questionamento é a integração das informações. Tudo parte da formulação de um cadastro informatizado, no qual serão inseridas as informações relativas à empresa-cliente.
Nesse cadastro, somente as informações mais relevantes para a aprovação do crédito serão inseridas. Desde histórico de compras, dados empresariais, bancários e financeiros.
Essa base de dados local, pode ser integrada à softwares específicos de avaliação de crédito. Esses, por sua vez, integrarão as informações fornecidas com banco de dados públicos e privados e de instituições financeiras, tornando a análise mais aprofundada, segura e muito mais ágil — em poucos minutos já é possível realizar todo processo.
Conheça o negócio do cliente
É certo que a confiança sempre está presente em transações financeiras. Contudo, ela não deve ser a sua única base, afinal, essa é uma operação que envolve muitos riscos.
O empresário deve se cercar do maior número de informações técnicas e objetivas daquele que o procura para efetivar uma compra. Por isso, é essencial conhecer bem o negócio do cliente antes de realizar a aprovação do crédito.
Aqui, não basta saber o ramo da empresa-cliente, é necessário conhecer mais a fundo a sua atuação. Vale a pena realizar um diagnóstico proficiente de mercado, de modo a levantar informações sólidas sobre as finanças do cliente, bem como se ele poderá ter problemas dessa natureza no futuro.
Embora essa não seja uma medida que indique com certeza os riscos da aprovação do crédito, quando somada a outros cuidados, torna todo o processo mais seguro.
Cuide da gestão de estoque e pagamento
Outro fator que acelera significativamente a aprovação de crédito e conclusão da venda é a boa gestão de estoque e dos métodos de pagamentos.
Mais uma vez a tecnologia pode ser a fonte das otimizações. Por meio da integração dos setores promovida por softwares de gestão, ERP’s e tantos outros, a empresa consegue um fluxo de comunicação entre os setores envolvidos no ciclo de compra.
Assim, a comunicação se torna mais fluída e o cliente tem a sua solicitação atendida prontamente. Com o controle de estoque bem estruturado é possível fazer a provisão da demanda, checando a disponibilidade dos produtos desejados de forma automatizada.
Esse processo pode ser integrado aos sistemas de pagamento, e, tão logo o cliente seja informado da disponibilidade do produto, já pode proceder ao pagamento. Tudo isso acontece de forma ágil e informatizada.
Por fim, a aprovação de crédito é, sem dúvida, uma etapa crítica do ciclo de vendas. Os riscos existem e, por isso, deve ser feito com cautela. Contudo, como vimos, cautela não significa lentidão e burocracia, pois já existem recursos interessantes para tornar o processo de venda mais ágil e seguro, permitindo uma liberação de pedidos de igual maneira ao cliente.
Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!
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