Previsão de Demanda: como acompanhar o aumento dos números dos pedidos

Previsão de Demanda: como acompanhar o aumento dos números dos pedidos. Navegar pelo mercado empresarial pode ser complicado sem as ferramentas certas de orientação.

Para quem se preocupa com o sucesso da sua embarcação, tentar controlar o futuro é essencial para evitar naufrágios! E é exatamente aí que entra o assunto de hoje: a previsão de demanda.

Mantendo a analogia da navegação marítima, a demanda funcionaria como a quantidade de combustível para mover o seu barco — ou seja, a sua empresa. É ela que determina o quão longe você irá, pois o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao crescimento da sua demanda.

Se você souber como prever e controlar sua demanda, então saberá prever seu crescimento. Mas como fazer tudo isso? É o que vamos te contar no artigo de hoje: Vamos lá?

O que é e como funciona a previsão de demanda?

A previsão de demanda é um recurso que funciona para estabelecer um nível constante de pedidos para a sua empresa. Como o nome indica, a ideia é ter uma previsão de quanta demanda chegará para a sua companhia nos próximos períodos (ano, mês ou semestre).

Para isso, deve-se conhecer o mercado de atuação, a própria empresa e os seus impactos de marketing, de forma a ser capaz de estabelecer um fluxo constante de pedidos e poder encontrar uma previsão de demanda mais precisa.

Mas como começar a pensar na sua previsão de demanda? O que levar em conta, métodos quantitativos ou qualitativos?

Veja os principais modelos abaixo:

O modelo sazonal

Uma das maneiras mais fáceis de trabalhar com a previsão de demanda da sua empresa é empregar o Modelo Sazonal de Evolução de Consumo. Em poucas palavras, essa técnica apresenta um estudo do seu histórico de vendas durante o ano para identificar as oscilações naturais do mercado.

Por exemplo, imagine que a sua empresa produza aquecedores. É seguro afirmar que a demanda vai subir no inverno e cair no verão, certo? Uma boa dica é não focar muito nos números de pedidos ou vendas em si, mas no seu volume. O objetivo é entender quando a demanda é maior e quando ela é menor em porcentagens, para se ter uma noção melhor da oscilação natural do mercado.

O modelo de médias móveis

Esse método de previsão de demanda leva em consideração, sobretudo, o período de tempo que é aplicado. Quando considerado em meses, a demanda é avaliada nesse período para prever as próximas. Ainda neste exemplo, cabe ressaltar que, ao começar um novo ano, o mais antigo deve ser substituído pelo mais recente.

O modelo de suavização exponencial simples

Para esse método, as equações são representadas por um valor que corresponde à constante de suavização, enquanto para as demandas dos períodos de tempos anteriores atribuem-se pesos de acordo com a sua importância. Assim, as demandas de meses mais recentes, por exemplo, podem receber um peso maior do que aquelas que correspondem aos meses mais antigos.

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O modelo de suavização exponencial com ajuste de tendência

Bem similar ao modelo anterior, a suavização exponencial com ajuste de tendência se diferencia por ser utilizada quando é percebido que a demanda dos períodos de tempo analisados seguem uma tendência constante — seja de crescimento ou de diminuição.

O modelo de regressão linear e análise de correlações

Este é um método causal. Para prever a demanda, é aplicada uma equação linear no modelo y = ax + b, na qual “y” representa uma variável dependente, enquanto “x” é independente. O resultado é apresentado por meio de um gráfico em forma de reta.

Tenha em mente que a escolha do melhor método de previsão de demanda só será possível se levado em consideração o tipo de produto ou serviço que a sua empresa trabalha e que, além dos cálculos baseados em equações, é importante analisar fatores históricos e algumas variáveis, como veremos a seguir.

Variáveis

Existem diversas variáveis que podem alterar a demanda da sua empresa e que devem ser consideradas na hora de fazer a sua previsão. Aqui, estamos falando das variáveis de mercado que podem ser medidas numericamente por meio de indicadores de desempenho (KPIs) ou relatórios. Confira algumas:

  1. evolução de vendas da empresa;
  2. aumento de preços;
  3. aumento do mercado;
  4. cenário econômico;
  5. taxa de desemprego;
  6. aquecimento da economia.

Quais as vantagens da previsão de demanda?

Saber como fazer uma boa previsão de demanda para a sua empresa traz uma série de benefícios para a saúde financeira da companhia, além de fornecer algumas condições para o crescimento do negócio.

A previsão de demanda ajuda a empresa a desperdiçar menos dinheiro na compra de materiais e insumos que não serão utilizados, além de aumentar a eficiência dos processos internos da companhia.

Em termos de planejamento, uma boa previsão de demanda permite que os planos feitos sejam o mais próximos possíveis da realidade, garantindo um crescimento mais sustentável e minimizando os danos de imprevistos pelo caminho.

Como controlar e estimular a sua demanda?

Como deu para perceber, saber como prever a demanda da sua empresa é essencial para planejar suas ações futuras e promover um crescimento sustentável da companhia.

Sem esse estudo, fica difícil antever a quantidade a produzir para evitar sobra de matéria-prima e produtos finalizados em estoque — e essa falta de dados, sem dúvidas, gera prejuízos para a empresa. Mas existe como controlar ou, pelo menos, estimular a demanda?

Além de algumas estratégias de marketing capazes de gerar um estímulo de pedidos para a sua empresa, existe um outro instrumento muito útil para a sua previsão de vendas: a análise de crédito. Explicaremos esses dois pontos mais detalhadamente a seguir.

As estratégias de marketing

Já é sabido que um produto precisa satisfazer as necessidades (e/ou desejos) do cliente para que consiga gerar interesse pela sua aquisição. Logo, esse consumidor assumirá os custos para receber os benefícios.

Dessa forma, algumas estratégias de marketing devem ser utilizadas para valorizar os benefícios do produto e, consequentemente, estimular a sua demanda. Assim, é necessário fazer uma análise profunda do mercado para entender qual é a imagem que ele passa para o público-alvo e o que pode ser feito para agregar valor.

Entre algumas estratégias de marketing que apresentam resultados eficazes, podemos destacar a oferta de novos benefícios ao cliente ou a diminuição dos preços. Claro que, para os dois casos, é preciso fazer um estudo a respeito do impacto que pode causar na saúde financeira da empresa.

Se pretende oferecer seu produto/serviço por um valor mais acessível, mas não quer diminuir a lucratividade do empreendimento, é preciso reduzir os custos de produção ou serviço.

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Para isso, podem ser analisadas algumas opções, como a negociação com parceiros fornecedores (ou a busca por novos fornecedores que consigam atender às demandas de produção por custos mais baixos), a automatização de processos, entre outros.

A análise de crédito

Uma análise de crédito bem-feita, que evita uma inadimplência alta, é capaz de estimular o número de pedidos e aumentar a demanda, mas também oferece um fluxo constante de pedidos e de entrada financeira. Além disso, uma boa análise de créditopode estruturar a sua previsão de demanda e financiar o crescimento sustentável da empresa.

Por fim, cabe ressaltar que essa análise correta é facilmente obtida com a implantação de um software robusto de gestão de crédito(análise e aprovação) que respeite as políticas da sua empresa. E isso, de fato, resultará em uma maior eficiência para a análise de crédito e no aumento da demanda.

Viu como é importante trabalhar com o conceito de previsão de demanda? Você pretende começar a aplicar esse conhecimento na organização da sua empresa?

Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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