Pensando em saúde financeira, nem todos os clientes pagam as suas compras de uma vez só, não é verdade? As compras parceladas são uma solução bastante utilizada pela grande maioria dos clientes.
O lucro de uma venda nem sempre é recebido, em sua totalidade, de uma só vez. Por isso, uma boa administração das contas a receber pelo seu negócio é imprescindível na hora de conservar a saúde financeira do seu negócio.
Quer saber como fazer isso com eficiência? Entenda a importância das contas a receber para saúde financeira da sua empresa.
Abaixo preparamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio. Vamos lá?
O primeiro passo para ter o controle sobre suas contas
O primeiro passo para ter o controle sobre suas contas (as já pagas e as que estão a receber) é fazer um levantamento detalhado das movimentações.
Se ainda utiliza um sistema, anote tudo em uma planilha, todos os seus dividendos — os valores totais e de parcelas, assim como as datas de vencimento de cada fatura. Dessa forma, a empresa pode se organizar de maneira a não atrasar nenhum pagamento, o que poderia gerar multas e acréscimo de juros sobre aqueles valores.
Controle da carteira de clientes
Da mesma forma que é preciso saber a quais lugares sua empresa deve, é importante fazer um rastreamento eficaz dos clientes que trazem dívidas abertas com o seu negócio.
Você precisa ter um controle eficiente, pois a inadimplência dos clientes é um problema sério para a vida financeira da empresa. Com uma organização adequada sobre esse aspecto, ficará mais prático cobrá-los ou, caso necessário, fechar novos acordos para a quitação das dívidas.
Crie políticas de crédito inteligentes
Um dos passos mais importantes para a sua empresa é saber criar políticas de crédito inteligentes e que sejam eficientes dentro da empresa. Assim, o empreendimento verá seu lucro aumentar e poderá ajustar e otimizar seu capital de giro e o fluxo de caixa.
Na hora de elaborar sua política e conceder crédito aos seus clientes, é crucial estipular a concessão de prazos de vencimento proveitosos e descontos para pagamentos adiantados, assim como multas para atraso. Também deve-se ficar atento ao limite de crédito oferecido.
Público Alvo
Na hora de oferecer políticas de crédito atraentes, é importante ter em mente e no papel, qual é o seu público-alvo, e a quais consumidores a empresa atenderá.
Não tenha medo de recusar aqueles acordos com consumidores que tenham um histórico negativo de pagamentos. Considerando todas as questões de segurança da informação em sinergia com as regulamentações da LGPD.
Mesmo aqueles consumidores com um bom histórico de pagamento podem, eventualmente, não quitar suas dívidas. É importante que sua empresa saiba identificar a razão pela qual o cliente está se comportando dessa forma — para, assim, saber como agir apropriadamente.
Podem ser visualizados três cenários, basicamente:
- Fraude: quando o cliente propositalmente não quita sua dívida;
- Displicência: quando o consumidor não se organiza financeiramente e acaba não tendo o dinheiro para arcar com suas contas;
- Dificuldade financeira: quando surge um imprevisto que atrapalha o cliente de quitar sua dívida.
É importante que seu negócio esteja aberto às negociações com a clientela, de forma a satisfazer os dois lados: tanto o consumidor, que tem a chance de não ficar com o nome sujo (ou negativado); quanto a empresa, que receberá o valor requisitado.
Vender a prazo
Em empresas que vendem a prazo (aquelas que entregam uma mercadoria e recebem seu pagamento em uma determinada data pré-estipulada), é de extrema importância saber como este processo irá funcionar.
Crie, dentro da empresa, estratégias de políticas de crédito e de cobrança eficazes para regular suas contas a receber — e com as dicas presentes neste texto!
Além disso, fazer um planejamento de tudo o que seu negócio deve pagar e receber é fundamental. Evitar a inadimplência de seus clientes e saber negociar com eles caso isso aconteça será bastante oportuno.
Nesse cenário, a automação de processos na análise de crédito promete trazer muitas vantagens para as empresas, desde industrias, o varejo e outros segmentos. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar a inclusão da transformação digital no seu negócio!
Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.
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