/
/
Planejamento estratégico financeiro: conheça sua importância

Planejamento estratégico financeiro: conheça sua importância

Planejamento estratégico financeiro: conheça sua importância. Projetar a rota de crescimento do seu negócio é fundamental para que a expansão aconteça de maneira sustentável e com foco na alta performance. Nesse cenário, o planejamento estratégico financeiro é uma ferramenta de gestão indispensável para o seu negócio.

Ela consiste em um conjunto de dados históricos da sua empresa e do mercado, que é a base para a projeção de atuação do negócio no ano subsequente.

O planejamento estratégico financeiro é o resultado do apanhado de informações de todos os departamentos. Isso é necessário para compor o orçamento macro e de cada um desses setores. Ele é o pilar para o desdobramento do plano de ação para o resto da companhia.

Neste post, você aprenderá os principais pontos sobre o planejamento estratégico financeiro.

Aproveite a leitura!

Por que é importante fazer esse planejamento?

No início deste post, você já pôde aprender que o planejamento estratégico financeiro é a base para definir a margem de orçamento disponível para o próximo ano. Ele serve como uma bússola que deve guiar todas as ações da organização. Contudo, ele traz vários benefícios para a gestão. A seguir, confira os principais.

Diagnóstico do negócio

Uma das vantagens de se implementar o planejamento estratégico financeiro é o diagnóstico do negócio. Na prática, ele é a primeira etapa fundamental para desenvolver o planejamento e é uma ferramenta que permite fazer um retrato 360º da gestão.

A partir dele, são mapeados pontos de melhorias e o que deu certo ao longo do ano vigente. Você deve usar os relatórios contábeis, como o balanço patrimonial, para fazer as análises verticais e horizontais das contas da sua empresa.

CTA horizontal 1

Geralmente, os especialistas usam o intervalo de 3 anos para fazer esse estudo. É importante promover análises, segmentando em períodos, para identificar tendências e confrontá-las com o comportamento do mercado.

Projeção de expansão

É difícil encontrar um empreendedor que não almeje o crescimento do negócio. A partir do diagnóstico e dos dados do mercado, é possível desenvolver projeções de crescimento para a empresa.

Como boa prática, é interessante avaliar, pelo menos, 3 cenários e definir as ações macro-estratégicas para cada um deles. Por meio desse estudo, a sua gestão atua de maneira preditiva. A consequência disso é um impacto positivo na redução de custos e no aumento das vendas.

Um ponto que é interessante destacar é que o planejamento da expansão do negócio é essencial para garantir que a qualidade dos seus produtos e serviços não sejam impactados negativamente, caso haja a escalabilidade da operação.

Como montar o planejamento estratégico financeiro?

Para montar o planejamento estratégico financeiro é necessário seguir um passo a passo de boas práticas de gestão, sendo elas:

  • análise de performance — diagnóstico da empresa por meio da análise SWOT e das análises horizontal e vertical dos relatórios contábeis;
  • elaboração de orçamento — é a projeção do teto de gastos ideal do negócio para ter uma performance financeira positiva, sendo resultado do diagnóstico do desempenho e das informações do mercado;
  • definição de metas — governança corporativa define as prioridades do negócio, ou seja, o que a empresa deve alcançar em curto, médio e longo prazo;
  • desenvolvimento de plano de ação — é como os gestores alcançarão as metas eleitas.

Esse monitoramento é mais inteligente quando desenvolvido de maneira automatizada, usando recursos de BI (Business Intelligence ou Inteligência do Negócio), por exemplo.

É fundamental que as metas do planejamento estratégico financeiro sejam acompanhadas e que se tenha uma rotina de análise dos indicadores, a fim de identificar oportunidades de crescer mais.

O que você achou deste post?

Se você gostou e quer melhorar a gestão financeira da sua empresa, conheça 6 dicas de como colocar isso em prática.

Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

cta 2 consultoria gratuita

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano