Ter uma gestão eficiente da carteira de clientes é fundamental para todas as empresas, independentemente do seu nicho de atuação. Afinal, esse gerenciamento vai ter um reflexo direto no desempenho do setor de vendas, nas metas dos vendedores e no desempenho geral do negócio.
Ficou com vontade de saber mais sobre esse tema e descobrir como explorar melhor a sua carteira de clientes? Continue a leitura deste artigo e entenda como ter resultados mais expressivos com a correta gestão da carteira de clientes.
Mas afinal, o que é a gestão da carteira de clientes?
A carteira de clientes é o grupo de empresas ou pessoas com as quais o seu negócio estabeleceu algum contato comercial. Ela deve incluir clientes ativos no momento, ou seja, que estão consumindo atualmente, e também inativos, que já adquiriram produtos ou serviços no passado.
A gestão da carteira de clientes, portanto, consiste em tudo aquilo que o vendedor faz para gerir os consumidores para os quais vende. Isso inclui entrar em contato com aqueles que estão ativos, para antecipar suas necessidades e incentivá-los a realizarem novas compras, e também conversar com os inativos, para tentar reativá-los.
Como fazer uma boa gestão da carteira de clientes?
Agora que você já relembrou o conceito, vamos nos aprofundar um pouco e conhecer 3 práticas para ter uma boa gestão da carteira de clientes, vamos lá?
1. Separe os clientes em grupos
O primeiro passo, e o mais importante, é segmentar a sua carteira de clientes em grupos. Aqui, você pode distribuí-los de várias maneiras, seja pelo produto que compram, região que moram, ticket médio, entre outras.
Depois de categorizá-los, você vai criar estratégias de relacionamento para cada uma dessas categorias. Assim, você terá estratégias mais assertivas e personalizadas, mantendo-os fiéis a sua marca.
2. Distribua os clientes entre os vendedores
Outra dica de como fazer a gestão da carteira de clientes é distribuí-los entre os vendedores. Dessa forma, todos os clientes recebem a mesma atenção e nenhum vendedor ficará sobrecarregado.
Para isso, a empresa pode usar diversos critérios, como os diferentes produtos ou serviços comercializados e a região em que o cliente se encontra.
3. Não esqueça dos clientes inativos
Mais do que fazer os seus clientes atuais continuarem comprando, é preciso ativar os clientes inativos, ou seja, aqueles que deixaram de comprar de você. Crie alguma estratégia para retomar o relacionamento com esse consumidor.
Uma ideia é realizar uma investigação para descobrir os motivos que fizeram que ele parasse de comprar de comprar de você e investir na sua recuperação. É uma maneira de aprender sobre o comportamento dos consumidores e, é claro, aumentar a receita.
Rentabilizando sua carteira de clientes
A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar a conseguir melhores resultados com a correta gestão da sua carteira de clientes. Confira!
1. Tente fidelizar seus clientes
A diferença entre um portfólio de consumidores desmotivados e uma carteira de clientes rentável está no relacionamento estabelecido entre a marca e seus clientes
Fidelizá-los é mais do que oferecer desconto, inclui construir um relacionamento sólido e próspero entre as partes, fazer com que o cliente vista a camisa do seu negócio, facilitar processos, oportunizar bons acordos e valorizar todo voto de confiança dado por cada um deles.
Clientes fiéis são mais felizes e também mais baratos, afinal, sai mais caro conquistar novos leads do que manter seus consumidores interessados, certo?
2. Crie uma rotina de follow-up
Este é o nome dado ao processo de acompanhamento dos clientes pela empresa, desde o primeiro contato do potencial consumidor até o momento do pós-venda e assistência.
O follow up de vendas pode ser feito através do celular, e-mail, WhatsApp, reuniões presenciais, entre outros. A estratégia deve ser utilizada para estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor.
Portanto, depois da categorização dos clientes, o ideal é que a empresa crie uma rotina de follow up para cada um dos grupos categorizados, prestando assistência e acompanhando cada um deles de perto, mostrando serviço mesmo!
3. Use um sistema de análise e coleta de dados
A jornada do cliente é longa e a quantidade de dados gerados desde o primeiro contato até o pós-venda é muito expressiva. Esses dados valem ouro para as empresas e, por isso, devem ser analisados criteriosamente para entender quem é seu público, quais são seus anseios, como eles enxergam a marca e muito mais.
O volume de informações proveniente dos mais diversos canais de atendimento, como site, redes sociais, telefone, chats, chatbots e tantos outros, é fundamental para uma melhor gestão de clientes pois permite ter mais clareza sobre quem eles são e em que momento da jornada eles estão.
Por isso, é válido investir em uma ferramenta que coleta e analisa todos esses dados, de forma automatizada, para que você possa ter insights importantes sobre seu público e entender como se dá a relação entre sua empresa e cada um dos consumidores.
A Deps conta com ótimas soluções para te ajudar a manter a sua carteira de clientes rentável e com resultados expressivos. Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.
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