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Use a gestão de crédito para gerir a sua carteira de clientes

Saber usar a gestão de crédito para alavancar a gestão da carteira de clientes, é algo poderoso. E não deve ser vista apenas como ferramentas nas empresas, e sim como uma estratégia para se conectar com os clientes atuais e os tipos de contas que seu time está buscando. Refletindo sobre isso, preparamos aqui algumas orientações para você realizar uma boa gestão da carteira de clientes.

Para que esse processo atinja a alta performance, é essencial implementar boas práticas de controle, análise e relacionamento com o consumidor.

Neste artigo, você vai entender como usar a gestão de crédito para gerir a sua carteira de clientes e otimizar o desempenho da sua empresa.

Vamos lá?

Comece pelo óbvio

Saiba selecionar os melhores clientes:

Todo o negócio possui aqueles clientes que são mais lucrativos, portanto, observe com mais atenção este perfil e é preciso identificar e muitas vezes repactuar os acordos com os clientes que não proporcionam rentabilidade a empresa. Estes clientes, se não cuidarmos, consomem mais recursos da empresa em suas demandas do que pagam para recebê-los.

Metas claras: 

Começando por quantos clientes você quer ter?

É preciso aumentar o seu ticket médio?

As metas que guiam toda a empresa na direção do sucesso podem ser encontradas em perguntas simples. Por isso, é importante fazer uma análise da sua carteira de clientes frequentemente. 

Acompanhe a carteira de clientes:

É papel do gestor, acompanhar de forma regular a movimentação dos seus clientes, as oscilações nas vendas, em que período o cliente compra mais ou menos e incentivar os consultores de vendas a correrem atrás, não podem deixar para atingir as metas “para o milagre do ultimo dia”.

É preciso focar na qualidade e não na quantidade das vendas: muitas vezes, focar na quantidade de vendas e não na qualidade, resulta em baixo faturamento. O consultor de vendas deve se aprofundar ao realizar a venda, explorar as possibilidades que cada cliente oferece de forma humanizada.

Entenda o que o cliente necessita, e analise dentro do seu portifólio de produtos e serviços o que você pode ofertar mais. Saiba oferecer ao cliente que já compra da sua empresa, novas oportunidades, produtos/serviços exclusivos e diferenciados. Esta atitude, garante a fidelização e o aumento na lucratividade do negócio.

Saiba usar a tecnologia a favor do seu negócio

Utilizar planilhas e usar as trocas de e-mails para gerenciar os processos gerenciais da sua empresa, não são suficientes.  Existem soluções customizadas e altamente segura, que podem apoiar toda a operação do seu negócio.

Além de utilizar um bom CRM, (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), que por exemplo, é focado nos funis de vendas, este irá fornecer o suporte no controle de clientes, gestão de equipes e métricas. Conte com uma ferramenta assim, e também com uma empresa perita no assunto, que possa estar fornecendo para seu negócio uma solução especialista para ajudar o você nas estratégias adequadas para gestão da carteira e a gestão de crédito dos seus clientes, saiba que é possível construir um planejamento que fideliza e conquista clientes.

Não perca de vista os clientes inativos:

Procure sempre manter um relacionamento humanizado com os clientes inativos, também é uma boa prática na gestão da carteira de clientes. O fato de eles não estarem consumindo ou comprando de você atualmente, não impede que eles retornem no futuro. Além disso, estes clientes, se forem bem trabalhados, podem ser boas referências, para clientes futuros, e podem indicar novos clientes para o seu negócio. 

Por isso, é preciso procurar, ter uma relação positiva, no momento de eventuais cancelamentos ou término de algum contrato. Afinal, não se sabe, o que um cliente inativo pode proporcionar para a nossa empresa em um futuro.  

Uma gestão da carteira de clientes eficiente, não significa apenas focar em novos clientes ou naqueles que estão constantemente comprando do seu negócio. É importante, monitorar e desenvolver estratégias para recuperar os clientes em espaço de tempo não estão comprando.

Para ajudar a sua empresa nesta classificação e limpeza, use o serviço do Deps Higieniza para fazer a higienização da sua base de clientes. Este é um serviço seguro e é aplicado e executado de acordo com as regulamentações da LGPD.

Faça a distribuição da sua carteira de clientes

Do mesmo modo que os clientes podem ser divididos em categorias, isso também pode ser feito com seus vendedores. Levando em consideração o desempenho de cada um deles, é possível confiar os clientes mais produtivos aos vendedores com melhores índices de desempenho.

Mas lembre-se: nem sempre um vendedor ou consultor de vendas com alto índice de vendas é o mais indicado para lidar com clientes mais exigentes! Nesse caso, você deve considerar os vendedores que possuam boa capacidade de relacionamento, mesmo com clientes mais “complexos”.

Aperfeiçoamento dos processos

Já que os equívocos são poucos, há um aumento na qualidade dos serviços devido à automatização, que gera informações precisas. Por consequência, o gestor amplia sua visão, fazendo bons negócios. Com dados concretos, realiza investimentos nos locais necessários, sem comprometer o orçamento. 

Para adotar uma solução que possibilite a automação qualificada da análise de crédito, avalie os clientes atendidos pela empresa que presta esse serviço, verifique sua experiência de mercado e conhecimento técnico. Ainda, esclareça as dúvidas antes de firmar contrato e tenha a certeza de que o suporte é permanente.

Deps Tecnologia cruza mais de 728 variáveis e fornece dados precisos ao seu negócio. Conheça mais sobre os serviços, acessando o nosso site.

Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito   

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