Carteira de clientes: Estratégias para gerir e alcançar melhores resultados

Ter uma gestão eficiente da carteira de clientes é fundamental para todas as empresas, independentemente do seu nicho de atuação. Afinal, esse gerenciamento vai ter um reflexo direto no desempenho do setor de vendas, nas metas dos vendedores e no desempenho geral do negócio.

Ficou com vontade de saber mais sobre esse tema e descobrir como explorar melhor a sua carteira de clientes? Continue a leitura deste artigo e entenda como ter resultados mais expressivos com a correta gestão da carteira de clientes.

Mas afinal, o que é a gestão da carteira de clientes?

A carteira de clientes é o grupo de empresas ou pessoas com as quais o seu negócio estabeleceu algum contato comercial. Ela deve incluir clientes ativos no momento, ou seja, que estão consumindo atualmente, e também inativos, que já adquiriram produtos ou serviços no passado.

A gestão da carteira de clientes, portanto, consiste em tudo aquilo que o vendedor faz para gerir os consumidores para os quais vende. Isso inclui entrar em contato com aqueles que estão ativos, para antecipar suas necessidades e incentivá-los a realizarem novas compras, e também conversar com os inativos, para tentar reativá-los.

Como fazer uma boa gestão da carteira de clientes?

Agora que você já relembrou o conceito, vamos nos aprofundar um pouco e conhecer 3 práticas para ter uma boa gestão da carteira de clientes, vamos lá?

1. Separe os clientes em grupos

O primeiro passo, e o mais importante, é segmentar a sua carteira de clientes em grupos. Aqui, você pode distribuí-los de várias maneiras, seja pelo produto que compram, região que moram, ticket médio, entre outras.

Depois de categorizá-los, você vai criar estratégias de relacionamento para cada uma dessas categorias. Assim, você terá estratégias mais assertivas e personalizadas, mantendo-os fiéis a sua marca.

2. Distribua os clientes entre os vendedores

Outra dica de como fazer a gestão da carteira de clientes é distribuí-los entre os vendedores. Dessa forma, todos os clientes recebem a mesma atenção e nenhum vendedor ficará sobrecarregado.

Para isso, a empresa pode usar diversos critérios, como os diferentes produtos ou serviços comercializados e a região em que o cliente se encontra.

3. Não esqueça dos clientes inativos

Mais do que fazer os seus clientes atuais continuarem comprando, é preciso ativar os clientes inativos, ou seja, aqueles que deixaram de comprar de você. Crie alguma estratégia para retomar o relacionamento com esse consumidor.

Uma ideia é realizar uma investigação para descobrir os motivos que fizeram que ele parasse de comprar de comprar de você e investir na sua recuperação. É uma maneira de aprender sobre o comportamento dos consumidores e, é claro, aumentar a receita.

Rentabilizando sua carteira de clientes

A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar a conseguir melhores resultados com a correta gestão da sua carteira de clientes. Confira!

1. Tente fidelizar seus clientes

A diferença entre um portfólio de consumidores desmotivados e uma carteira de clientes rentável está no relacionamento estabelecido entre a marca e seus clientes

Fidelizá-los é mais do que oferecer desconto, inclui construir um relacionamento sólido e próspero entre as partes, fazer com que o cliente vista a camisa do seu negócio, facilitar processos, oportunizar bons acordos e valorizar todo voto de confiança dado por cada um deles.

Clientes fiéis são mais felizes e também mais baratos, afinal, sai mais caro conquistar novos leads do que manter seus consumidores interessados, certo?

2. Crie uma rotina de follow-up

Este é o nome dado ao processo de acompanhamento dos clientes pela empresa, desde o primeiro contato do potencial consumidor até o momento do pós-venda e assistência.

O follow up de vendas pode ser feito através do celular, e-mail, WhatsApp, reuniões presenciais, entre outros. A estratégia deve ser utilizada para estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Portanto, depois da categorização dos clientes, o ideal é que a empresa crie uma rotina de follow up para cada um dos grupos categorizados, prestando assistência e acompanhando cada um deles de perto, mostrando serviço mesmo!

3. Use um sistema de análise e coleta de dados

A jornada do cliente é longa e a quantidade de dados gerados desde o primeiro contato até o pós-venda é muito expressiva. Esses dados valem ouro para as empresas e, por isso, devem ser analisados criteriosamente para entender quem é seu público, quais são seus anseios, como eles enxergam a marca e muito mais.

O volume de informações proveniente dos mais diversos canais de atendimento, como site, redes sociais, telefone, chats, chatbots e tantos outros, é fundamental para uma melhor gestão de clientes pois permite ter mais clareza sobre quem eles são e em que momento da jornada eles estão.

Por isso, é válido investir em uma ferramenta que coleta e analisa todos esses dados, de forma automatizada, para que você possa ter insights importantes sobre seu público e entender como se dá a relação entre sua empresa e cada um dos consumidores.

A Deps conta com ótimas soluções para te ajudar a manter a sua carteira de clientes rentável e com resultados expressivos.  Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.

cta analise de credito

Para continuar por dentro das novidades do mundo financeiro, siga acompanhando o blog da Deps. Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder as novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.