Protegendo sua empresa contra fraudes: quais as tecnologias mais recentes?

A utilização da tecnologia é indispensável para auxiliar na prevenção de fraudes, aumentar a eficiência e garantir decisões mais precisas em todos os tipos de empreendimentos.

Em diversos setores, a concessão de crédito desempenha um papel importante nas operações e nos negócios.

Além de impulsionar o poder de compra dos consumidores, a concessão de crédito amplia o volume de vendas e proporciona uma maior competitividade para as empresas no mercado.

Uma análise de crédito mais precisa e o estabelecimento de um histórico positivo favorecem o crescimento da empresa.

Consumidores sem restrições de consumo e com menor risco de inadimplência garantem uma maior liquidez para o fluxo de caixa, aumentam a rentabilidade e possibilitam investimentos na expansão de todas as atividades operacionais.

Ao prevenir fraudes, é possível aumentar a confiança dos consumidores nos modelos de consumo digital, o que também impulsiona a inovação de empresas que buscam a total digitalização de seus processos de venda, como ocorre em e-commerces, fintechs e plataformas de varejo.

No entanto, os hackers e fraudadores também acompanham o avanço tecnológico, o que obriga as empresas a se manterem na vanguarda do uso de soluções de segurança.

Neste artigo, abordamos alguns exemplos de tecnologias que ajudam a evitar fraudes e a maximizar os resultados do seu negócio, sem comprometer a segurança dos dados dos seus clientes.

Vamos começar?

 

 

Por que adotar tecnologias para prevenção de fraudes?

Existem diversos tipos de fraudes, sendo que alguns crimes mais frequentes englobam:

  • Atividades financeiras fraudulentas;
  • Comissões irregulares;
  • Falsificação de documentos;
  • Desvio de recursos;
  • Roubo de ativos e produtos do estoque;
  • Clonagem; e,
  • Uso indevido de dados pessoais de terceiros.

Todos esses métodos têm como objetivo obter vantagens financeiras às custas das vítimas.

No Brasil, as atividades fraudulentas geram um ônus de até 72% para os negócios, de acordo com dados do Global Identity and Fraud Report de 2021.

Diante dessa ameaça, comerciantes e empresários estão buscando abordagens inovadoras para proteger suas empresas, a fim de garantir transparência e segurança em todas as fases de seus processos.

Cerca de 50% das organizações estão investindo na prevenção de fraudes como uma prioridade.

 

Quais são as tecnologias utilizadas para evitar fraudes?

Aqui estão alguns exemplos de tecnologias que podem ser empregadas para prevenir fraudes e reforçar a segurança da sua empresa.

 

Plataforma integrada para análise e gestão de dados

Uma plataforma de gestão de dados é capaz de integrar todos os procedimentos relacionados ao processamento de informações, como coleta, armazenamento e análise de dados, por exemplo.

Por meio do uso de múltiplas fontes confiáveis, essa plataforma assegura precisão, velocidade e segurança na tomada de decisões, no estabelecimento de políticas de crédito mais eficazes e na gestão de riscos organizacionais.

 

Biometria

A tecnologia de biometria ativa, que inclui a análise de impressões digitais, reconhecimento facial e ocular, desempenha um papel importante na verificação da identidade do usuário antes de conceder crédito ou permitir acesso a informações críticas, sistemas e ambientes físicos.

A precisão dessas soluções pode chegar a até 99,9%. Por outro lado, a biometria passiva analisa comportamentos e tendências para avaliar a confiabilidade de um usuário.

 

Inteligência Artificial

A utilização de Inteligência Artificial em conjunto com Big Data (conjunto de dados extenso e precisos sobre pessoas e processos) e Machine Learning (aprendizado de máquina) tem o potencial de automatizar diversos procedimentos de análise.

Essas soluções armazenam informações de análises anteriores e são capazes de reconhecer tendências e padrões comportamentais (Behavioral Analytics), aprendendo com ações passadas.

A análise comportamental desempenha um papel essencial na prevenção de fraudes. Algumas soluções analisam a duração das sessões e o comportamento do usuário na internet para determinar se ele é confiável ou não.

 

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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