/
/
Análise, Gestão e Automação de Crédito: por que ela é indispensável para sua empresa?

Análise, Gestão e Automação de Crédito: por que ela é indispensável para sua empresa?

O setor de crédito é muito importante para alavancar as vendas de uma empresa, pois é ele que avaliará as condições de pagamento dos clientes, principalmente neste momento de pandemia da Covid 19, em que os consumidores sofrem com dificuldades financeiras.

Por isso, para que esse efeito negativo não atinja seu negócio ou pelo menos seja minimizado, é indicado investir na automação de crédito. 

Essa ferramenta proporcionará agilidade e precisão na área comercial para que seja possível dar as respostas necessárias aos clientes e seus pedidos.

Assim, a equipe de crédito se torna mais eficiente e tem mais controle quanto a inadimplência dos consumidores. Dito isso, vamos aprender como tudo ocorre?

Saiba mais neste post

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

O que é a automação de crédito? 

A automação de crédito alinha e padroniza os processos de cobrança de uma empresa, desde as tarefas operacionais até a análise de relatórios gerenciais. Isso ajuda no processo decisório dos gestores e dos responsáveis pelo setor.

No entanto, se faz necessário digitalizar os processos e registros das transações, de forma que o fluxo de trabalho fique claro e certeiro.  

Ainda, é pertinente integrar os diversos departamentos relacionados à área comercial para que se tenham trocas de informações. Essa comunicação permite que as decisões gerenciais sejam acertadas e produtivas. 

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Como a automação de crédito funciona? 

A automação de crédito ocorre por meio do mapeamento dos processos financeiros que são a emissão de boletos, identificação de títulos, conciliação de valores.

Ainda, a redução e facilitação de operações manuais. Ela é executada por um software especializado que unifica os dados e simplifica cada etapa, garantindo o fluxo de trabalho rapidamente. 

Com a parametrização do sistema, as informações de vendas, o cadastro de clientes e demais dados financeiros são visualizados amplamente.

Inclusive, faz parte do procedimento a automação da cobrança com emissão automática dos boletos e recebimento recorrente de cartões de crédito. 

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Qual é a sua importância? 

Diante desse avanço tecnológico, a automação de crédito se torna relevante porque a empresa obtém vantagem competitiva sobre o concorrente. 

Visto que ela centraliza dos dados, integra novos recursos, padroniza processos, facilita a comunicação entre setores, faz a análise de crédito e favorece o clima organizacional positivamente.

Ela ainda realiza a gestão da carteira de clientes com todas as informações financeiras necessárias para o negócio. Além disso, há outros benefícios que você verá a seguir.  

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Melhora na eficiência do time de crédito 

Quando os processos são digitalizados, trazem mais autonomia aos profissionais envolvidos, de modo que eles possam direcionar seus esforços para ações estratégicas. Logo, a tecnologia reduz os erros em lançamentos de dados, agiliza os processamentos das informações e traz análises mais objetivas aos tomadores de decisões. 

Redução de custos 

A partir do momento que os procedimentos manuais são transferidos para os sistemas, o números de colaboradores pode ser reduzido, gerando uma economia para empresa. Outra vantagem é o tempo para efetivar as entregas que ficam mais ágeis e com menor risco de erros. Isso favorece o controle e a análise de dados. 

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Aumento da taxa de conversão de pedidos em vendas 

Com a automação de crédito aumenta-se a taxa de conversão dos pedidos em vendas porque o mapeamento encontra pedidos bloqueados que podem ser convertidos pela área comercial. Desse modo, a equipe faz a análise e a liberação deles. 

Informações atualizadas 

A automação financeira proporciona informações atualizadas e em tempo real. Afinal, existe uma integração de dados, processos e pessoas que fomentam a plataforma. Assim, ela gera resultados instantâneos que podem ser analisados pelos gestores. 

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Para quais empresas a automação de crédito é indicada?  

A automação de crédito é essencial para qualquer empresa. Uma vez que haja uma política bem-estruturada é possível avaliar os riscos que a concessão de crédito pode trazer ao negócio em épocas específicas. Sendo assim, fica mais seguro garantir o retorno financeiro. 

Portanto, como já dito, a automação de crédito é operacionalizada por software especializado para simplificar cada etapa. Aliás, ela também, promove a segurança das informações e garante o fluxo de trabalho de maneira eficiente. 

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Deseja saber mais sobre como funciona este processo?

Aproveite e entre em contato com nossa empresa que daremos mais esclarecimentos. 

Compartilhe também, esta importante informação em suas redes sociais e ajude a informar outras empresas sobre os principais pontos relacionados à segurança de dados e regulamentações necessárias com a vigência da LGPD!

analise-gestao-e-automacao-de-credito-deps

Deps fornece a ferramenta, os relatórios de crédito e riscos ao mesmo tempo em que oferece todo o suporte de que a sua empresa precisa nessa área.

Você também pode nos acompanhar em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYouTube e Linkedin.

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter