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Como contratar uma boa empresa de cobrança? Confira nossas 5 dicas

Como contratar uma boa empresa de cobrança? Confira nossas 5 dicas

A empresa de cobrança faz a intermediação das negociações entre a contratante e seus clientes inadimplentes e, para isso, recebe uma porcentagem dos valores recuperados.

Sua atuação é imprescindível para a economia, uma vez que auxilia na manutenção da fluidez do fluxo de caixa das empresas e do poder de consumo dos usuários finais de produtos e serviços comercializados no mercado.

Uma empresa que atua nesse segmento de forma padrão oferece serviços como envio de correspondência formal, telefonemas, e-mails e outras formas de contato.

Além disso, possibilita várias modalidades de pagamento das dívidas, assim como faz concessões para que as transações sejam bem-sucedidas.

Ao escolher uma empresa de cobrança, é imprescindível analisar os valores e a qualidade dos serviços oferecidos, mas também as características de atuação, a confiabilidade da organização e o modo como os profissionais lidam com os devedores, afinal, sua marca será a primeira a ficar no imaginário do cliente se algum problema ocorrer.

Dessa forma, é preciso considerar várias características, sobre as quais discutiremos a seguir.

Continue a leitura e veja quais requisitos são essenciais ao escolher quem vai atuar em favor do seu negócio.

1. Avalie se o serviço atende às suas necessidades

Antes de procurar uma empresa de cobrança, certifique-se de que ela pode suprir as necessidades do seu negócio e qual o diferencial que a atuação dessa parceira teria para a fluidez do seu fluxo de caixa.

Nem todas são capazes de atender às suas demandas comerciais e financeiras, por isso, é importante avaliar cuidadosamente o que seu negócio precisa. Enquanto existem algumas que atendem apenas a determinados tamanhos de negócio, outras se concentram em um nicho de mercado ou região específica.

Além disso, as empresas têm pacotes básicos de cobrança, mas também podem ofertar serviços adicionais, como pós-venda, relatórios de crédito e consultoria de contas a receber. Você deve identificar se a opção escolhida atende aos requisitos da sua empresa e se o custo do serviço é compatível com essa necessidade.

2. Busque uma especializada em seu setor

Conforme falamos, existem empresas de cobrança especializadas em cada área, pois atuam melhor de forma segmentada, uma vez que compreendem as especificidades daquele nicho.

Assim, existem corporações focadas no segmento de saúde, seguros, serviços públicos, cartões de crédito, financiamentos habitacionais, de veículos, entre outros. Enquanto ainda há quem atenda a uma ampla gama de setores.

Se sua companhia atua em uma área muito específica, a experiência de uma parceira de cobrança nesse segmento pode ser um fator decisivo durante essa escolha. Por isso, também é interessante analisar o nível de satisfação de outros contratantes e o histórico de atuação no seu setor.

A empresa considerada também deve estar intimamente familiarizada com aspectos de compliance, como leis e obrigações que regem o segmento, para evitar qualquer problema relacionado à conformidade com a legislação do país.

Principalmente com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que passou a vigorar em agosto de 2020 com o intuito de proteger as informações pessoais de terceiros, o que está diretamente associado ao setor de crédito.

3. Procure por um parceiro confiável

Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a identificar se uma empresa de cobrança é realmente confiável:

  • peça referências de profissionais com experiência de atuação no segmento, como advogados, contadores ou algum parceiro de confiança em seu setor;
  • solicite relatórios de desempenho que descrevem KPIs, como nível de sucesso das operações, compliance e observância às leis, taxa de abertura de e-mails, nível de satisfação no trabalho, entre outras métricas;
  • pesquise em diretórios e associações do setor, principalmente para verificar a idoneidade do negócio;
  • certifique-se de que a empresa seja devidamente licenciada para atuar nesse segmento e esteja com todas as suas documentações em dia;
  • visite algum estabelecimento físico da empresa;
  • avalie as táticas e tecnologias usadas durante os esforços de cobrança;
  • peça referências de clientes já atendidos pela empresa;
  • converse com alguns profissionais que fazem os contatos com os devedores.

4. Pesquise várias opções no mercado

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Existem muitas empresas com especialidades diferentes. Por exemplo, algumas são melhores em parcerias com companhias maiores, enquanto outras são mais qualificadas para atuar com pequenos empreendimentos. Certamente, você desejará escolher uma parceira que atenda melhor aos requisitos do seu negócio.

Depois de garantir que a empresa é devidamente licenciada para atuar na cobrança de dívidas e listar pontos fortes e fracos de cada opção, reveja as características que embasarão a sua decisão. Para ajudar você nessa escolha, descrevemos alguns aspectos importantes no tópico a seguir.

5. Avalie os atributos do serviço

Algumas características evidenciam a confiabilidade e o profissionalismo da empresa de cobrança. Veja algumas a seguir.

Valores

Embora a sua companhia repasse as dívidas para que terceiros efetivem a cobrança, é essencial que a equipe escolhida represente a sua marca quanto aos valores que baseiam a sua organização. Por isso, é preciso saber como eles o representarão, de que modo trabalharão pela sua marca e qual o comprometimento com a satisfação.

Para isso, questione quais táticas são usadas no processo de cobrança, pois, mesmo que elas sejam adequadas com a atuação de outras no mercado, isso não significa que a sua marca deve estar associada a uma prática incompatível com os valores propagados.

Uma empresa de cobrança comprometida traçará junto com você um plano antes de colocar em prática qualquer ação, com abordagens que tratem os ex-clientes da melhor forma, sem comprometer a efetividade do processo.

SLAs

Além de verificar se a empresa de cobrança é licenciada, você deve avaliar os requisitos contratuais da prestação de serviço. Chamados de SLA Service Level Agreement —, esses requisitos estabelecem a qualidade necessária para satisfazer as necessidades do seu negócio e determinam quais obrigações e direitos cada agente têm durante a relação.

Também, verifique se há uma cláusula de rescisão no contrato que garanta o devido cancelamento dos serviços em caso de desacordo, inadequação ou baixa produtividade. Para otimizar qualquer requisito contratual, discuta com antecedência cada aspecto importante para garantir o melhor nível em nome da sua organização.

Custos

O pagamento do serviço também deve ser estabelecido com antecedência para evitar problemas. Geralmente, existem duas estruturas que você pode esperar ao contratar uma empresa de cobrança de dívidas:

  • pagamento na cobrança com taxa percentual fixa: nesse modelo, a empresa paga a sua companhia no momento do recebimento. Normalmente, é descontada uma porcentagem de cada fatura com um teto sobre o total;
  • pagamento na cobrança com taxa percentual variável: nesse modelo, o serviço é remunerado conforme os pagamentos recebidos mais um percentual variável. Este é influenciado pelo valor médio dos títulos em atraso, pelo total esperado de recebimentos e pelo custo estimado da estratégia de cobrança;
  • compra de dívidas: nesse modelo, a empresa cobradora assume o maior risco e, por isso, a opção tende a ser mais cara.

Uso de ferramentas tecnológicas

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A tecnologia e a automação sempre favorecem a efetividade das estratégias. Por isso, quanto mais avançadas as ferramentas de análise, mais eficiente pode ser a empresa que atua no segmento de cobranças.

Uma equipe qualificada também é um grande diferencial que deve ser considerado, uma vez que já falamos da importância de que a empresa escolhida compartilhe os mesmos valores do seu negócio.

Existem muitas ferramentas interessantes para aumentar a taxa de efetividade da cobrança, desde o estabelecimento de boas práticas conforme o perfil do devedor até novas formas de comunicação e monitoramento de capacidade de consumo dele no mercado.

Uma empresa de cobrança inovadora, com uma equipe produtiva e devidamente qualificada, pode melhorar os resultados do seu negócio e garantir que ele tenha um fluxo de caixa sempre saudável.

A Deps Tecnologia conta com um time de especialistas devidamente preparado, de acordo com a LGPD, para implementar um processo de cobrança realmente eficaz.

Entre em contato e veja como podemos ajudar a sua empresa!

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DPO: Simone Silvano