/
/
Cobrança terceirizada: confira as vantagens e desvantagens

Cobrança terceirizada: confira as vantagens e desvantagens

A cobrança terceirizada é uma solução que ajuda qualquer negócio a focar na sua atividade fim. Com certeza, lidar com a inadimplência requer bastante cuidado e somente quem é especialista no assunto pode melhorar a taxa de recuperação de crédito.

Quando esse serviço é terceirizado, contando com uma empresa de referência, o seu negócio consegue melhorar o desempenho financeiro. Afinal, a inadimplência é um dos principais agentes que impactam o fechamento das contas da sua empresa.

Para que você entenda melhor como funciona a cobrança terceirizada, continue a leitura deste artigo e conheça as suas desvantagens e vantagens.

Desvantagens da cobrança terceirizada

Antes que você conheça as vantagens da terceirização desse processo, vamos apresentar os pontos negativos. Há dois pontos que é importante destacar: a impessoalidade no contato com o cliente e a falta de controle direto das atividades.

Uma das dores de muitos clientes no atendimento é a ausência de humanização nos pontos de contato. Se você buscar uma empresa terceirizada e o processo não for bem alinhado, pode acontecer isso no atendimento. Para evitar coisas assim, é essencial que você pesquise a reputação do fornecedor.

Além disso, é essencial que no contrato esteja previsto um padrão de atendimento aos clientes do seu negócio. Os agentes de atendimento do seu parceiro devem transmitir os valores da sua empresa, e isso só acontece com treinamento e alinhamento das expectativas entre as partes.

A falta de controle direto das atividades pode ser vista como uma moeda: há dois lados. Ela pode ser vista como uma vantagem e como uma desvantagem, depende muito da qualidade do serviço prestado pelo parceiro e da configuração do seu negócio.

O ideal é que você busque por um fornecedor de confiança, que garanta o cumprimento do contrato e disponibilize, frequentemente, relatórios de performance.

Vantagens da cobrança terceirizada

A cobrança terceirizada traz diversos ganhos para o desempenho financeiro do seu negócio. Ao implementar essa solução, você consegue atuar na redução dos seus custos operacionais.

A contratação terceirizada de qualquer processo contribui para que a empresa tenha um gasto menor com folha de pagamento. Contratar, treinar, manter e desligar um colaborador sai caro para qualquer negócio. Com a terceirização da cobrança, a sua empresa não precisa se preocupar com esses detalhes.

Além disso, com a cobrança terceirizada a sua empresa contará com um serviço especializado. Dessa maneira, o processo de cobrança será executado considerando as melhores práticas do mercado.

Uma empresa especializada conseguirá reduzir o período de inadimplência dos seus clientes. Isso significa que o seu negócio terá a recuperação de crédito em menor tempo. Outro ganho interessante é ver a possibilidade de essa empresa oferecer um serviço de apoio em relação à análise de crédito.

Com essas boas práticas, a sua empresa atuará em duas frentes que contribuirão para manter a saúde financeira do negócio. Por isso, se você quer otimizar a performance da sua organização, comece a pensar na cobrança terceirizada e como poderá implementá-la na sua operação financeira.

Se você gostou deste artigo e quer sabe mais sobre o assunto, aproveite e leia o nosso post especial sobre as boas práticas da gestão de cobrança.

Analise credito pandemia

Analise credito pandemia

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano