/
/
Como o Cadastro Positivo pode ser um aliado para quem concede crédito?

Como o Cadastro Positivo pode ser um aliado para quem concede crédito?

Criado em 2011, o Cadastro Positivo é uma base de informações que traz dados sobre o comportamento dos seus clientes. Desde 2019, todos os consumidores são inclusos automaticamente no Cadastro Positivo.

Essa ferramenta permite que as empresas façam análises mais detalhadas na hora de fazer a concessão de crédito aos clientes. As empresas com as quais o consumidor tem um relacionamento, como bancos e financeiras, transmitem as suas informações positivas para os bureaus de crédito.

Elas, por sua vez, podem ser consultadas por outras empresas. Para saber mais como funciona o Cadastro Positivo, continue a leitura deste artigo.

Quais dados o Cadastro Positivo fornece?

O Cadastro Positivo apresenta informações sobre os pagamentos dos usuários, tais como valores e data de quando eles foram feitos, ou seja, se dentro ou fora de prazo. Isso significa que ele apresenta os seus pagamentos de empréstimos, cartões de crédito e outras contas contínuas, como água e luz.

Um dos receios mais comuns entre os consumidores é a disponibilização de dados sigilosos, como o valor de um contracheque. É importante destacar que esse tipo de dado não é fornecido a nenhuma empresa. Dessa forma, as informações sensíveis estão em segurança.

Como ele impacta na concessão de crédito?

Com o Cadastro Positivo, as entidades podem consultar o seu score de crédito e usar as suas informações positivas para ver como é o seu comportamento nos pagamentos. O impacto disso é a possibilidade de concessão de crédito mesmo quando a pessoa estiver com o nome negativado.

Isso é possível porque as empresas conseguem identificar o comportamento do consumidor. É comum ter um descuido em uma conta, como em decorrência de uma situação atípica e não prevista, mas manter em dia o pagamento de todos seus outros compromissos. O Cadastro Positivo permite que isso seja visto pelo mercado e valorizado.

Além disso, é interessante destacar que ter o Cadastro Positivo habilitado é um diferencial que contribui para o crescimento do seu score nos bureaus de crédito. Assim, ele favorece o consumidor tanto como ferramenta para informações comportamentais mais detalhados quanto para consultas superficiais.

Quais as projeções para a expansão de crédito?

Um relatório apresentado recentemente pelo Banco Central (BC) estima que a expansão de crédito deve crescer 7,6% em 2020. Esse crescimento é um reflexo do cenário de crise que vivemos em decorrência da COVID-19. Muitas empresas recorreram a empréstimos e financiamentos para garantir a perenidade dos seus negócios.

O Cadastro Positivo também é válido para empresas e, juntamente ao score, é um recurso indispensável para empresários que querem impulsionar os seus negócios. Ao fazer a análise de crédito de clientes e conferir o seu comportamento pelo Cadastro Positivo, a sua empresa consegue oferecer melhores condições para os seus consumidores, como juros mais baixos para bons pagadores.

Consolide uma política de crédito para a sua empresa e ofereça um processo de análise por meio do score e do Cadastro Positivo. Ter processos sólidos, com controle, indicadores e profissionais especializados, é fundamental para empresas que concedem crédito reduzirem a sua exposição ao risco e à inadimplência. Essa gestão inteligente contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável de qualquer negócio.

Se você achou este artigo útil e quer começar a otimizar o seu processo de crédito, aproveite e leia o nosso post sobre como a política de crédito pode melhorar a sua gestão. Tenha uma boa leitura!

Analise credito pandemia

Analise credito pandemia

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter