/
/
Bureaus de proteção ao crédito: entenda como funcionam

Bureaus de proteção ao crédito: entenda como funcionam

|

Bureaus de proteção ao crédito: entenda como funcionam. Uma das maneiras eficientes de melhorar o desempenho do seu negócio é ter uma política de crédito consolidada.

É por meio desse procedimento que a sua empresa se resguarda ao selecionar com quais perfis de clientes ela vai fechar um contrato. Para tanto, esse fluxo estratégico deve contar com a parceria de um, ou mais, bureaus de proteção ao crédito.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre os bureaus de proteção ao crédito e compreender como eles podem ser um parceiro essencial para otimizar o processo de crédito e cobrança da sua empresa. Aproveite a leitura!

Quais são os principais bureaus de crédito no Brasil?

No Brasil, temos alguns nomes de destaque no segmento de informações para a proteção ao crédito de empresas. Hoje, os bureaus de crédito estão mais tecnológicos e contam com inovações que fazem os seus dados e análises serem muito precisos. A seguir, veja quais são os principais bureaus de proteção ao crédito nacionais.

Boa vista – SCPC

Sigla para Serviço Central de Proteção ao Crédito, o SCPC pertence à Boa Vista Serviços. Esse bureau permite que você faça consultas para análises de crédito e monitoramento de CNPJ e CPF.

Serasa

A Serasa Experian é um dos bureaus de proteção ao crédito mais tradicionais e utilizados no mercado. Ela oferece uma gama de serviços de consulta e monitoramento, tendo como grande diferencial o Pefin.

CTA horizontal 1

Quod

Criado no ano de 2019, o Quod é um dos bureaus de proteção ao crédito mais conectado à tecnologia. Ele é o resultado da parceria entre 5 grandes bancos: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Ele promove uma evolução do perfil do consumidor por meio do Cadastro Positivo.

SPC

Assim como a Serasa, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) é um dos bureaus mais tradicionais no país. Com, aproximadamente, 60 anos de atuação, o SPC tem a sua base de dados consolidada por meio das informações enviadas pelas Câmaras de Dirigentes Logistas (CDL) distribuídas por todo o território nacional.

DEPS

Assim como Serasa, Boa vista, SPC e Quod, a Deps além de outros produtos e serviços especializados, também oferta consultas para enriquecimento de dados cadastrais e de crédito, nós fornecemos acesso as consultas via portal, API e por meio da plataforma de automação e gestão de crédito.

Como é o funcionamento dos bureaus de crédito?

Hoje, os bureaus de crédito oferecem serviços que vão além da disponibilização da base de dados de consumidores brasileiros inadimplentes. É possível consultar todo o histórico de pagamento deles e, dessa maneira, ter decisões mais precisas na hora de fazer a concessão de crédito.

Muitas vezes, os bureaus de crédito também oferecem ao consumidor, em parceria com empresas, a opção de renegociação de débitos.

cta analise de credito 003

Um exemplo de serviço oferecido pelos bureaus é a consulta a algumas informações, como o score de crédito. Essa métrica depende diretamente do comportamento de consumo das pessoas físicas e jurídicas.

Cada órgão de proteção ao crédito tem as suas diretrizes para chegar ao valor do score, mas há alguns pontos em comum. Um deles é a baixa na pontuação quando há a negativação do usuário. Além disso, atraso no pagamento de boletos e histórico de emissões de cheque sem fundos também impactam no resultado do score.

Os bureaus de crédito contribuem muito para que o seu negócio tenha tomadas de ações mais inteligentes, e você ainda pode consultar o score de crédito de forma gratuita.

Se você ficou interessado e quer saber como é possível fazer essa consulta gratuitamente, saiba mais no nosso artigo especial sobre o assunto.

Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

cta 2 consultoria gratuita

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano