/
/
4 dicas de como treinar sua equipe de cobrança

4 dicas de como treinar sua equipe de cobrança

|

Contar com uma boa equipe de cobrança é o primeiro passo para garantir melhores resultados nos negócios, uma vez que os valores a receber não ficam imobilizados e podem compor o fluxo de caixa do período.

Para treinar uma equipe de cobrança, é preciso planejamento: a performance dos profissionais é desenvolvida ao longo do tempo e alinhada à política de crédito e às expectativas da empresa com o estabelecimento de metas, incentivo às habilidades de atendimento, entre outras ações, que destacamos a seguir.

Confira!

1. Saiba criar metas

O processo de criação de metas deve ser embasado em uma ferramenta bem conhecida no planejamento estratégico: o método SMART (Specific, Measureble, Attainable, Relevant e Time-based), que consiste em estabelecer metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis.

No setor de cobranças, é imprescindível que as metas também sejam individuais e coletivas, pois isso estimula a performance de cada profissional e, ainda, privilegia os resultados da equipe.

Nesse formato de trabalho, cada agente de cobrança é beneficiado de duas formas: com resultados que elevam seu desempenho como referência para os demais integrantes da equipe e por meio de processos colaborativos que otimizam o alcance de estratégias globais.

2. Incentive o acompanhamento dos resultados

Além do estabelecimento de metas, a empresa precisa incentivar um prática importante no acompanhamento dos processos: a análise de resultados. Para isso, é preciso definir KPIs (Key Performance Indicator) para os profissionais que compõem a equipe de cobrança monitorarem seu próprio desempenho, por exemplo:

  1. índice de resolução;
  2. redução dos custos de cobrança;
  3. prazo de recebimento, entre outras métricas.

22

3. Foque em habilidades de atendimento

Entre todas as características necessárias para uma equipe de cobrança de sucesso — organização, empatia, determinação etc., a habilidade mais importante está relacionada ao atendimento e diz respeito à capacidade de ouvir o cliente.

As habilidades de escuta devem ser desenvolvidas constantemente para otimizar o desempenho da equipe de cobrança. As técnicas de Rapport podem auxiliar nesse sentido e consistem em incentivar o uso de espelhamento na conversa, que indica atenção e reciprocidade do ouvinte.

Com o Rapport, o profissional da equipe de cobrança que realiza o contato direto com o cliente demonstra interesse na situação e nos sentimentos da pessoa com quem conversa, e isso é um facilitador para as negociações.

4. Priorize o acompanhamento de objeções

Algumas situações de objeções são comuns na rotina da equipe de cobrança. É preciso saber o que dizer quando um cliente alega incapacidade de pagamento ou se torna agressivo devido ao contato.

Por isso, é preciso incentivar boas práticas de atendimento para trabalhar as objeções: documentar questionamentos e respostas para embasar próximos contatos, manter uma postura compreensiva e usar um tom de voz amigável, por exemplo.

Para minimizar essas objeções, é preciso que os clientes estejam dispostos a negociar em um primeiro momento, e isso também envolve a compreensão dos motivos pelos quais eles se tornaram inadimplentes.

Por isso, o diálogo é tão importante e deve ser premissa básica nas atividades de uma equipe de cobrança. A devida capacitação dos profissionais acontece a partir da escolha de um treinamento adequado para as habilidades identificadas e as metas ou objetivos estabelecidos pela empresa.

Quer saber como esses objetivos podem ser estabelecidos? Então veja agora como planejar e criar metas para reduzir a inadimplência dos seus clientes!

Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

cta 2 consultoria gratuita

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano