Criado em 2011, o Cadastro Positivo é uma base de informações que traz dados sobre o comportamento dos seus clientes. Desde 2019, todos os consumidores são inclusos automaticamente no Cadastro Positivo.
Essa ferramenta permite que a sua empresa possa fazer análises mais detalhadas na hora de fazer a concessão de crédito aos clientes.
Para saber mais como funciona o Cadastro Positivo, continue a leitura deste material!
Vamos lá?
Quais dados o Cadastro Positivo fornece?
O Cadastro Positivo apresenta informações sobre os pagamentos dos usuários, tais como valores e data de quando eles foram feitos, ou seja, se dentro ou fora de prazo. Isso significa que ele apresenta os seus pagamentos de empréstimos, cartões de crédito e outras contas contínuas, como água e luz.
Um dos receios mais comuns entre os consumidores é a disponibilização de dados sigilosos, como o valor de um contracheque. É importante destacar que esse tipo de dado não é fornecido a nenhuma empresa. Dessa forma, as informações sensíveis estão em segurança.
Como ele impacta na concessão de crédito?
Com o Cadastro Positivo, as entidades podem consultar o seu score de crédito e usar as suas informações positivas para ver como é o seu comportamento nos pagamentos. O impacto disso é a possibilidade de concessão de crédito mesmo quando a pessoa estiver com o nome negativado.
Isso é possível porque as empresas conseguem identificar o comportamento do consumidor. É comum ter um descuido em uma conta, como em decorrência de uma situação atípica e não prevista, mas manter em dia o pagamento de todos seus outros compromissos. O Cadastro Positivo permite que isso seja visto pelo mercado e valorizado.
Além disso, é interessante destacar que ter o Cadastro Positivo habilitado é um diferencial que contribui para o crescimento do seu score. Assim, favorece o consumidor tanto como ferramenta para informações comportamentais mais detalhadas, quanto para consultas superficiais.
Quais as projeções para a expansão de crédito?
Um relatório apresentado recentemente pelo Banco Central (BC) estima que a expansão de crédito deve crescer 7,6% em 2020. Esse crescimento é um reflexo do cenário de crise que vivemos em decorrência da COVID-19. Muitas empresas recorreram a empréstimos e financiamentos para garantir a perenidade dos seus negócios.
O Cadastro Positivo também é válido para empresas e, juntamente ao score, é um recurso indispensável para empresários que querem impulsionar os seus negócios. Ao fazer a análise de crédito de clientes e conferir o seu comportamento pelo Cadastro Positivo, a sua empresa consegue oferecer melhores condições para os seus consumidores, como juros mais baixos para bons pagadores.
Consolide uma política de crédito para a sua empresa e ofereça um processo de análise por meio do score e do Cadastro Positivo. Ter processos sólidos, com controle, indicadores e profissionais especializados, é fundamental para empresas que concedem crédito reduzirem a sua exposição ao risco e à inadimplência. Essa gestão inteligente contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável de qualquer negócio.
Se você achou este artigo útil e quer começar a otimizar o seu processo de crédito, aproveite e leia o nosso post sobre como a política de crédito pode melhorar a sua gestão.
Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!