Conceder crédito é uma tarefa bastante delicada. Afinal, uma decisão equivocada, como a concessão de crédito para o cliente errado ou liberar valores maiores que a potencial capacidade de pagamento que esse cliente terá no futuro, pode colocar toda a sua operação em risco.
Como prever o futuro não é algo simples, mesmo para analistas experientes e com anos de análise de crédito, surge a análise preditiva. com ela é possível prever com maior exatidão os valores a serem concedidos em crédito para os consumidores. Isso é realizado com base em informações de banco de dados da própria empresa, reduzindo riscos de inadimplência.
Desta forma, vamos abordar nesse post como melhorar sua análise de crédito, fazendo uso de previsão de dados para reduzir os riscos envolvidos na concessão de crédito para clientes novos e recorrentes.
Como a análise preditiva facilita a concessão de crédito?
Como o nome sugere, a análise preditiva tem por intuito prever as condições para conceder ou não crédito para um determinado cliente. Porém mesmo para os analistas mais experientes, pode ser uma tarefa árdua, já que envolve a coleta e cruzamento de muitos dados, das mais diversas fontes.
Devido a necessidade de análises profundas e com muitas informações, é necessário que a análise seja feita com muito cuidado, para reduzir o risco na concessão do crédito.
Mas como é feita a análise preditiva?
Para fazer a análise preditiva, hoje são utilizados artifícios computacionais, como Machine Learning e Big Data, para capturar a maior quantidade de informações possíveis no menor prazo e assim cruzar dados.
Com o cruzamento de dados e diversos algoritmos programados de acordo com as políticas de concessão de crédito da sua empresa, o sistema de análise preditiva verifica quais os riscos têm maiores chances de ocorrer no futuro com determinado cliente.
Assim, fica mais fácil determinar qual cliente tem potencial para receber crédito e quais os limites dessa concessão.
Melhorando o fluxo de concessão de crédito
Fazendo o uso de dados históricos com o Big Data e aprendendo constantemente quais os requisitos para conceder crédito com o Machine Learning, a análise preditiva não só reduz risco como melhora a assertividade de todo o processo.
Com aprendizado constante e a capacidade de análise de muitos dados em poucos segundos ou minutos, a análise preditiva diminui muito o tempo necessário para se obter informação se será concedido crédito ou não a determinado cliente.
Esse modelo de gestão, que faz uso da análise preditiva, faz com que se ganhe mais tempo livre para buscar novos clientes e favorece na melhora do relacionamento com o consumidor, pois as respostas da concessão de crédito são muito mais rápidas.
Outras vantagens da análise preditiva
Em muitos casos, os dados levantados para fazer uma análise de concessão de crédito levam em consideração apenas informações de curto prazo. Isso acaba deixando diversos dados históricos à parte, que normalmente tem um grande valor, por isso não consegue prever com consistência os riscos futuros.
Já a análise preditiva, faz uso de todo o histórico de dados para o cliente, verificando inclusive informações detalhadas do quadro societário e possíveis problemas com CNPJ associados. Afinal, isso pode aumentar o risco de conceder crédito, mesmo quando informações diretas de curto prazo mostram que se deve conceder crédito.
A análise preditiva, devidamente ajustada com as políticas de crédito da sua empresa determinam se deve-se conceder crédito ou não, limites e possíveis riscos, gerando uma “nota” para o fluxo de análise vigente.
Desta forma, além de agilizar a concessão para novos clientes, fica mais fácil mensurar a tendência de pagamento e limites dos clientes já em carteira de crédito, com uso do menor tempo quanto possível, que em muitos casos são de segundos.
Por fazer análise em tempo muito curto, é possível liberar seus operadores da linha de crédito para fazerem mais atendimentos por dia, revisar mais informações de clientes mais vezes durante o período de concessão de crédito (isso pode ajudar a melhorar a qualidade da carteira de clientes) e buscar novos clientes.
Análise reativa ou preditiva?
Essa é uma pergunta interessante, pois mexe diretamente com o fluxo de concessão de crédito da sua empresa. Enquanto na análise reativa você apenas verifica dados diretos de curto prazo sobre o cliente, com a análise preditiva muitos dados são utilizados para reduzir ao máximo o risco da operação.
Se você quer implantar uma plataforma de análise de crédito preditiva, rápida e consistente, entre em contato com um especialista da Deps, ele pode indicar a solução ideal para você.
Então, deseja ter esses recursos na sua empresa e aprimorar a sua gestão de crédito? Agende uma apresentação você vai se surpreender.
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Até mais!