Decisão de crédito: a tecnologia como aliada nesse processo

Motor de crédito e a tecnologia: Como se relacionam?

Com a avanço da tecnologia, novos sistemas de pagamento e análise de dados vem surgindo. Com isso, o processo de decisão de crédito vem se tornando cada vez mais eficaz, graças a tecnologias como open banking, pix, cadastro positivo e o big data.

Dessa forma, os riscos inerentes ao processo são minimizados, além de ampliar a segurança na gestão de risco no mercado de crédito. Entretanto, este novo cenário vem gerando muitas dúvidas e é por isso que escrevemos este artigo.

Aqui, você vai descobrir como esse avanço tecnológico vem impactando o processo de decisão de crédito, tornando-o mais ágil e seguro, tanto para sua empresa como para seus clientes.

Vamos lá?

Como funciona a decisão de crédito no Brasil?

Desde 2013, o Brasil segue as diretrizes do Basileia III, um acordo mundial para ampliar a confiabilidade e a estabilidade do Sistema Financeiro Internacional.

Os países que seguem o Basileia III precisam estabelecer regulações rigorosas para instituições financeiras, especialmente bancos, que devem adotar práticas seguras e eficientes para análise dos perfis dos clientes em toda sua esteira de operações e serviços.

O acordo afeta também a concessão de crédito e, por consequência, todas as outras empresas que atuam nesse ramo precisaram se adequar às suas diretrizes. Dessa forma, a avaliação e validação de clientes aptos a receber um empréstimo se tornou mais criteriosa.

Além do Basiléia III, as instituições de crédito devem cumprir normas como a Lei n. 9613 e a circular n. 3978 do Banco Central, que tratam da prevenção à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

A tecnologia como aliada na decisão de crédito

As empresas que concedem crédito investem muito em prevenção para evitar fraudes e perdas financeiras com inadimplências. Assim, adotam procedimentos que ajudam a reduzir esse risco.

Para isso, essas companhias devem analisar com precisão e agilidade um grande volume de dados, determinar o perfil do cliente e atribuir a ele um score positivo ou negativo.

Essas instituições também devem ficar atentas ao tempo de duração das avaliações, a fim de oferecer uma experiência satisfatória ao cliente e evitar a perda do negócios em decorrência da demora no atendimento.

A seguir, vamos conhecer algumas tecnologias que vem auxiliando esse processo, veja:

Cadastro Positivo, Open Banking e Pix

Com o advento destas três tecnologias, milhares de novos potenciais clientes deram entrada no sistema financeiro, principalmente devido ao Pix. Juntos, eles formam um pilar que vem sustentando essa nova era no processo de análise e concessão de crédito.

Com eles, é possível criar novas modelagens e cenários muito mais eficazes e assertivos das suas análises. Com os dados provenientes do cadastro positivo e open banking, por exemplo, será possível criar políticas de diferenciação de taxas que promovessem maior justiça e um fomento mais saudável ao consumo.

Big Data

Já o Big Data, permite reunir em um único sistema dados estruturados e atualizados de diferentes fontes. Também possibilitam o cruzamento rápido dessas informações.

Ele oferece uma visão mais ampla e em tempo real dos riscos relacionados a cada perfil de cliente e permite realizar análises preditivas para a tomada precisa de decisão.

É possível coletar e avaliar dados de fontes externas como SPC, Serasa, Receita Federal, Banco Central, Juntas Comerciais, tribunais judiciais, entre outras, e aprofundar as análises de acordo com os modelos e métricas relevantes para cada empresa.

Esse tipo de combinação não seria possível por meio dos processos tradicionais (e muitas vezes manuais) de confirmação de dados.

É o Big Data que torna o sistema de concessão de crédito inteligente e facilita a elaboração de um estudo completo do potencial cliente, com a escala e a velocidade que as organizações precisam.

Conte com a Deps

As soluções de motor de crédito que a Deps disponibiliza ao mercado seguem todas as novas tendências de decisão de crédito que abordamos neste artigo. Afinal, somos uma empresa que está sempre atenta às novas tecnologias.

O Deps Smart atua na geração de relatório de análise de risco e crédito online e inteligente. Fazendo com que seu processo de concessão de crédito fique muito mais ágil e fácil.

Já o Deps Mix, realiza Consultas customizadas com dados de acordo com seus objetivos e necessidades, dando muito mais segurança a todo processo.

A Deps está pronta para te ajudar a automatizar todo seu processo de decisão de crédito com soluções altamente tecnológicas e eficazes.

Continue acompanhando o blog da Deps para estar por dentro dos assuntos mais relevantes na gestão empresarial.

Mude as rotinas da sua empresa, converse agora mesmo com um consultor especialista Deps e veja como nós podemos te ajudar.

CTA 02 03 2022

Aproveite também e siga nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn Youtube.

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.