Aumente a produtividade da sua empresa em 4 passos

O desempenho de uma empresa está diretamente ligado ao desempenho das suas equipes. E quando você observa os resultados do seu negócio, é necessário avaliar também quanto tempo, pessoas e processos foram envolvidos em cada atividade. Saiba que há uma diferença enorme entre trabalhar mais e trabalhar melhor, e essa diferença se resume à produtividade.

Primeiramente, é preciso reforçar que mudanças em atividades são bem-vindas desde que alinhadas com as necessidades do negócio e a capacidade da equipe. Então, não é válido utilizar o discurso de produtividade para sobrecarregar colaboradores com tarefas extras, que são impossíveis de executar durante o horário de trabalho. Lembre-se de praticar o bom senso.

Caso identifique que a sua equipe precisa de um gás para atingir metas importantes, entregar projetos e melhorar processos, aplique essas dicas da Deps. Promova um ambiente no qual a produtividade possa fluir junto com a sua equipe.

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4 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa

Comece avaliando algumas atividades da sua empresa para constatar se há pontos a melhorar nos seus processos ou não. Investigue o começo, meio e fim de uma atividade. Caso perceba que há algum ponto de gargalo em que esse processo demore, é um ótimo indicador de mudanças.

Outra questão é sobre as propostas de projetos e resultados entregues. Caso eles estejam muito abaixo do esperado, é algum indicativo de mudança. Logo, uma oportunidade de aplicar alguma das nossas dicas.

 

1- Defina metas e objetivos para as equipes

Ter clareza sobre o que se deseja alcançar com as atividades e processos da sua empresa é fundamental para engajar as equipes em prol dos resultados. Não adianta ter metas que os colaboradores não sabem a que se destinam e como devem alcançá-las.

Uma dica é dividir as metas da sua organização em metas SMART:

  • Específicas (Specific): são metas precisas e específicas da sua área, projeto, equipe ou empresa;
  • Mensuráveis: são metas que podem ser medidas por volume ou outros indicadores, possibilitando análise e comparação;
  • Atingíveis: são as atividades que permitem a concretização, na qual a meta é alcançável;
  • Realistas: são atividades que possuem metas condizentes aos que os meios permitem alcançar, sem objetivos de superar resultados após resultados;
  • Temporizáveis: essas são metas que possuem prazo de duração definidos.

Lembre-se de enquadrar os objetivos de processos dentro da metodologia SMART, trazendo clareza sobre as metas da sua equipe.

2 – Promova a capacitação dos colaboradores

Investir em capacitação é um passo importante para contribuir com a produtividade na sua empresa. Há as capacitações internas que contam com o repassar de conhecimentos e experiências entre os colaboradores. Já as externas consistem em treinamentos e atualizações das equipes com as novas práticas.

 

3 – Ajuste a comunicação interna da sua empresa

A comunicação pode ser uma barreira para a produtividade. Por isso, ter uma comunicação interna bem estruturada, alinhada com os objetivos da empresa e com canais definidos, melhora a troca de informação e aumenta o engajamento de colaboradores. A informação que chega no tempo certo otimiza processos e os resultados dos negócios.

E a comunicação não é tarefa apenas de setores como RH ou marketing, comunicação é papel essencial dos líderes que informam e instruem suas equipes sobre os objetivos e metas. É necessário ser claro e reforçar a importância de todos nos processos da empresa.

Uma boa estratégia é definir canais de comunicação como murais, intranet, e-mail para divulgação e reforço de informações. Já as reuniões devem acontecer semanalmente, para troca de ideias, alinhamentos e acompanhamento de processos com as equipes.

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4 – Invista na automação de tarefas operacionais

A tecnologia chegou para ser uma grande aliada das equipes do mercado de trabalho atual. Afinal, ela permite uma série de melhorias em atividades de uma empresa como:

  • simplificação e controle de processos;
  • automação de atividades operacionais;
  • redução de erros e taxa de retrabalhos;
  • melhores indicadores de desempenho das equipes;
  • equipes com perfil mais analítico e estratégico.

E esses são só alguns dos muitos benefícios que a automação pode trazer para a sua empresa, contribuindo com o aumento da produtividade. E se você deseja dar esse passo na sua área de Análise de Crédito, conte com o apoio da Deps.

 

 

A Deps é perita em automação e gestão de crédito e conta com soluções que aumentam a produtividade na área de gestão e controle de carteira de clientes.

Estamos além da análise de crédito, e nossas soluções são disruptivas e trabalham em sintonia com o ciclo de negócios da sua empresa, trabalhando de forma inteligente e integrada ao sistema de ERP da sua empresa, contribuindo fortemente com as VENDAS, geração de relatórios, indicadores, atualização de cadastros, dados e muito mais.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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