/
/
ERP para gestão de crédito: saiba como ele pode ajudar!

ERP para gestão de crédito: saiba como ele pode ajudar!

O uso da tecnologia para otimizar processos internos e melhorar a competitividade de uma empresa já é uma realidade nos mais variados setores do mercado. De uma maneira geral, quem não apostar em soluções modernas terá dificuldades em se posicionar no seu ramo. Por isso, saber como um ERP para gestão de crédito pode ajudar é muito importante.

Esse é um investimento que pode trazer diversos benefícios relevantes, tendo em vista que centraliza o imenso volume de informações a que qualquer empresa é exposta, especialmente para aquelas que desejam crescer e se desenvolver, aumentando o seu fluxo de dados.

Continue lendo o artigo e aprenda mais sobre o tema.

Por que a gestão de crédito na empresa é importante?

A importância da gestão de crédito nas empresas é enorme e pode ser notada nos mais variados cenários. Saber qual o perfil de cliente que pode proporcionar bons lucros, por exemplo, é tão importante quanto identificar aqueles que podem se tornar inadimplentes e ocasionar prejuízos consideráveis para o seu fluxo de caixa.

Antigamente, era aceitável fazer isso analisando padrões de comportamento ou recorrendo a um score, mas o investimento em uma boa gestão de crédito vem se mostrando como um caminho acertado e com excepcional custo-benefício, que deve ser adotado por quem deseja aproveitar as oportunidades do mercado e minimizar perdas financeiras.

cta

A concessão de crédito é uma atividade que, invariavelmente, oferecerá riscos, mas que também é essencial para aumentar o número de negociações concretizadas e das vendas de produtos ou serviços. É uma arma poderosa, que contribui não apenas para a atração, mas também para a fidelização do público e construção de um relacionamento.

Diante de tantas oportunidades e ameaças de inadimplência, é gerada uma situação na qual é fundamental adotar táticas para aumentar a segurança. É nesse panorama que o ERP para gestão de crédito surge como uma alternativa viável e interessante, que melhora o controle, reduz custos, otimiza o trabalho e muito mais.

Como um ERP pode ajudar nesse sentido?

O termo ERP deriva do inglês e é uma sigla com as iniciais de “Enterprise Resource Planning”. Em uma tradução livre para o Português, podemos entender a expressão como algo que significa “Planejamento de Recursos Empresariais”. Na prática, trata-se de um sistema que integra e centraliza os dados de uma empresa, facilitando o seu acesso.

Dessa maneira, todas as informações ficam em um só local, com total segurança e confiabilidade. Não é difícil perceber, portanto, que isso acaba sendo um recurso importante para uma boa gestão de crédito na empresa, possibilitando mais controle e a elaboração de diagnósticos aprofundados para uma melhor gestão financeira do negócio.

O ERP interligará todos os dados e processos em um único sistema, gerando mais eficiência do ponto de vista sistêmico. Ali, estarão integradas áreas de vendas, cobranças, pagamentos, estoque e muito mais, permitindo analisar o comportamento interno do cliente, em termos de pontualidade, reciprocidade e inadimplência, possibilitando chegar a uma boa decisão de crédito.

Quais os benefícios do ERP para gestão de crédito?

Agora você já sabe por que a gestão de crédito na empresa é importante e como um ERP pode ajudar nesse sentido. Para finalizar o conteúdo, vamos elencar alguns dos muitos benefícios que contar com uma solução de Enterprise Resource Planning pode oferecer para o seu negócio. Acompanhe.

Redução de tempo de análise

Um dos mais celebrados benefícios do ERP para gestão de crédito é que o sistema permite uma grande redução do tempo de análise. Afinal, pense que, se toda a procura e avaliação das informações de cada cliente tivesse que ser feita manualmente, um funcionário teria, provavelmente, que passar horas envolvido nessa tarefa.

Com o ERP, o cenário é completamente diferente. Os dados estão centralizados em um só local, o que permite a padronização dos processos e um melhor desempenho para o negócio como um todo. Assim, ao invés de os colaboradores desempenharem tarefas burocráticas e repetitivas, eles poderão focar em outras funções. 

Diminuição dos custos

Falando em focar em outras funções, não dá para deixar de dizer que um dos grandes benefícios do ERP para gestão de crédito é a diminuição dos custos totais do negócio. Em termos de funcionários, isso se dá, justamente, pela automatização possibilitar que cada colaborador não perca mais tempo para exercer suas tarefas.

Além disso, como o sistema confere informações atualizadas e análises profundas, fica muito mais fácil fazer novos planejamentos, ter maior controle das ações internas e elevar a eficiência operacional.

Com isso, os gestores ganham diversas possibilidades para maior economia e podem tocar projetos para investimento.

cta 2 10

Recuperação de crédito

O ERP ampliará a capacidade de análise da sua empresa, uma vez que suportará o processamento de milhares de dados simultaneamente, com informações confiáveis sobre os consumidores do seu negócio. Entre outros benefícios, isso ajudará a identificar, de maneira precoce, quais clientes estão em situação de inadimplência.

Erros humanos e falhas na comunicação entre as plataformas serão coisa do passado e será muito mais simples fazer o gerenciamento dos registros e demandas. Como se não bastasse, relatórios personalizados podem ser criados em poucos minutos, cruzando dados de diferentes departamentos e permitindo até a geração de métricas confiáveis.

Facilidade na utilização

Por fim, vale ressaltar que, ao contrário do que muita gente pensa, um bom ERP para gestão de crédito possibilita muita facilidade na sua utilização. Nem o gestor e nem seus colaboradores precisarão ser especialistas no assunto ou realizar cursos específicos, pois os melhores sistemas são simples, intuitivos e funcionais.

Além disso, você pode limitar o controle às informações, permitindo o acesso apenas para funcionários que estiverem registrados na ferramenta. Você também poderá checar as datas e quem acessou cada documento, aumentando a segurança para o que for confidencial, por exemplo.

Como você viu, o ERP para gestão de crédito é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam eficiência, anseiam pelo sucesso e querem ter mais segurança no seu funcionamento como um todo.

Gostou de aprender mais sobre o ERP para gestão de crédito?

Então não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça nossas soluções para a sua empresa!

Fique por dentro de tudo em nossas redes sociais, nos siga e compartilhe!

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano