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O que é o relatório de inadimplência, como ele funciona e qual sua importância?

O relatório de inadimplência é o resultado de uma apuração de dados do próprio repositório da empresa — acerca de suas vendas, clientes e contas a receber.

Ele também pode abranger a avaliação de bancos de dados de terceiros, como o Serasa Experience, ou o sistema de cadastro positivo, que passou a vigorar, em 2019, como base de informações acerca da capacidade de pagamento de pessoas físicas e jurídicas no Brasil.

Independentemente da fonte, a análise dessas informações embasa decisões gerenciais para a concessão de crédito aos clientes e pode ajudar na determinação de quais investimentos são mais adequados para a empresa a longo prazo.

Neste artigo, falamos um pouco mais sobre a importância do relatório de inadimplência e os resultados dessa análise para as organizações.

Vamos lá?

Quais os principais objetivos para a criação do relatório de inadimplência?

O relatório de inadimplência permite que a empresa crie uma política de crédito mais eficiente, com critérios personalizados para a situação de cada consumidor.

O objetivo é aplicar parâmetros rígidos apenas àqueles que não têm um score de crédito positivo ou em situações mais específicas, como quando a empresa concede crédito para os seus clientes mesmo sob risco, mas sem prejudicar a liquidez do seu fluxo de caixa.

Além disso, usar dados mais precisos para decisões financeiras aumenta a previsibilidade quanto à capacidade de pagamento da própria empresa. Logo, o relatório permite analisar com mais efetividade o fluxo de caixa e a tomada de decisão para investimento e financiamento a longo prazo.

O relatório de inadimplência ainda permite descobrir os pontos fracos do negócio e, principalmente, expandir as vendas parceladas, o que pode garantir mais oportunidades de negócio e o aumento da rentabilidade da empresa.

Quais os erros mais comuns no gerenciamento de dados dos relatórios de inadimplência?

A segurança de dados deve basear a criação de relatórios de inadimplência. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) não exige que as empresas obtenham o consentimento dos detentores de dados antes da pesquisa de informações no arquivo de crédito, desde que, na assinatura do contrato, o cliente seja informado de que essa pesquisa será feita.

Uma das maiores dificuldades na gestão de dados de alta criticidade, como capacidade de pagamento, liquidez e índice de inadimplência, é a demanda de um lançamento acertado e a aplicação de critérios rígidos de segurança.

São esses parâmetros que garantem maior acessibilidade das informações sem prejudicar a integridade e a confidencialidade dos dados, requisitos imprescindíveis para a devida gestão das informações.

Isso porque o acesso indevido aos dados críticos armazenados pela empresa, seja por pessoas desautorizadas, seja pelo grande potencial de vazamento de informações, pode prejudicar a credibilidade da organização, causar constrangimento para os detentores de dados e, principalmente, favorecer a aplicação de multas e a abertura de processos judiciais.

Por esse motivo, o relatório de inadimplência deve ser criado com responsabilidade, em sistemas apropriados e com rígidos critérios de segurança da informação. Assim, os dados são armazenados e usados em todo o seu potencial para embasar decisões mais acertadas de concessão de crédito, com governança e compliance.

Além da segurança, ainda existem alguns aspectos críticos que prejudicam a efetividade da apuração dos relatórios de inadimplência.

O primeiro deles é a devida interpretação das informações. Muitas pessoas têm dificuldade de compreender relatórios e, principalmente, de usar os dados apurados adequadamente em favor do crescimento do seu negócio.

A capacidade de visualização e interpretação de dados é um requisito imprescindível para o sucesso da implementação dessa estratégia. Por exemplo, o lojista pode avaliar o histórico do crediário do cliente sem considerar que a sua situação financeira pode ter sido alterada com o passar do tempo.

Além disso, a empresa pode negligenciar fatores sazonais, como a mudança da política econômica ou alguns aspectos que interferem na capacidade de pagamento das pessoas.

Logicamente, é de interesse do cliente provar aos seus credores que a sua situação financeira mais recente é favorável para a obtenção de novos créditos no mercado. Entretanto, as empresas também são responsáveis pela exatidão das informações que compõem a sua base de dados.

O período máximo de avaliação deve ser de 180 dias e isso requer a constante higienização da base de dados da empresa, sob critérios preestabelecidos.

Como tomar decisões mais acertadas com base nos dados do relatório de inadimplência?

Para reduzir o índice de inadimplência de uma empresa é preciso limitar a concessão de crédito para clientes de alto risco — não adianta ter um grande volume de vendas se depois for necessário fazer cobranças.

Isso porque, quando há um alto índice de devedores para retomar a liquidez, a empresa pode precisar criar um setor próprio de cobrança, terceirizar o processo ou vender a carteira de crédito para empresas especializadas em negociações.

Os relatórios de inadimplência reduzem os riscos do seu negócio, mas devem ser produzidos com eficácia, prioritariamente por meio da tecnologia.

Para isso, existem sistemas de gestão que automatizam rotinas e aumentam a acurácia e a segurança da apuração, além de facilitar o armazenamento e a visualização dos dados. Sem um sistema adequado, é muito mais oneroso gerir as informações necessárias para amparar a tomada de decisão do negócio.

Além disso, a empresa deve criar uma política de crédito personalizada, que tenha rígidos critérios para clientes de alto risco, mas que também seja flexível para clientes com cadastro positivo.

A recuperação de crédito pode ser uma ação que complementa a análise do relatório de inadimplência. Ela melhora a capacidade de pagamento do cliente e pode ser usada a favor do aumento das vendas no negócio.

Portanto, o índice de inadimplência é uma métrica muito importante para qualquer negócio baseado em vendas e na concessão de crédito aos consumidores.

Além de reger as decisões de vendas e financiamentos, o relatório de inadimplência permite que a sua empresa possa criar um planejamento super eficiente acerca da sua própria capacidade de arcar com compromissos financeiros.

Agora que você sabe a importância do relatório de inadimplência para a liquidez do seu fluxo de caixa e para o aumento do seu volume de vendas, entre em contato com a Deps Tecnologia e veja como podemos ajudar você nessa apuração!

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Até o próximo post!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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