Higienização de base dados: entenda os benefícios para o seu negócio

A Higienização de base de dados consiste em verificar os repositórios de armazenamento de informações de terceiros ou até de dados proprietários, quanto aos requisitos de disponibilidade, confidencialidade, acessibilidade, qualidade, integridade e compliance.

Isso é exigido porque nem sempre os dados são armazenados com um padrão adequado, que facilita o correto tratamento durante o ciclo de vida da informação e, principalmente, permite a adoção de procedimentos como a automação de crédito.

Neste artigo, explicamos como funciona esse processo e as vantagens da higienização da base de dados para o seu negócio. Vamos lá?

cta analise de credito 003

Como funciona a higienização da base de dados?

A higienização da base de dados pode ocorrer de forma remota ou por meio de treinamento da equipe interna da empresa. O processo é personalizado, ou seja, a empresa consegue executá-lo de acordo com a necessidade do negócio e a disponibilidade dos dados.

O procedimento tem o objetivo de eliminar informações duplicadas, completar a base cadastral, remover espaços em branco e normalizar os dados.

Entretanto, para que o procedimento seja efetivo, é necessário ter um plano estruturado quanto à qualidade das informações disponíveis para lançamento, os repositórios pelos quais será possível consultar informações faltantes e tudo isso ainda precisa estar de acordo com as implicações impostas pela vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Higienização de base dados: entenda como funciona e seus benefícios. A Higienização de base de dados consiste em verificar os repositórios de armazenamento de informações de terceiros ou até de dados proprietários, quanto aos requisitos de disponibilidade, confidencialidade, acessibilidade, qualidade, integridade e compliance.

Isso é exigido porque nem sempre os dados são armazenados com um padrão adequado, que facilita o correto tratamento durante o ciclo de vida da informação e, principalmente, permite a adoção de procedimentos como a automação de crédito.

Neste artigo, explicamos como funciona esse processo e as vantagens da higienização da base de dados para o seu negócio. Vamos lá?

Como funciona a higienização da base de dados?

A higienização da base de dados pode ocorrer de forma remota ou por meio de treinamento da equipe interna da empresa. O processo é personalizado, ou seja, a empresa consegue executá-lo de acordo com a necessidade do negócio e a disponibilidade dos dados.

O procedimento tem o objetivo de eliminar informações duplicadas, completar a base cadastral, remover espaços em branco e normalizar os dados.

Entretanto, para que o procedimento seja efetivo, é necessário ter um plano estruturado quanto à qualidade das informações disponíveis para lançamento, os repositórios pelos quais será possível consultar informações faltantes e tudo isso ainda precisa estar de acordo com as implicações impostas pela vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

CTA horizontal 1

Por esse motivo, a higienização da base de dados deve ser executada por empresas especializadas, que têm conhecimento sobre as principais imposições da lei, mas também compreendem a importância de usar amplamente os dados para contemplar mais eficiência organizacional.

Quais as vantagens da higienização da base de dados para as empresas?

A higienização da base de dados é imprescindível para que as empresas tomem decisões mais acertadas sobre suas operações. Por exemplo, por meio desse processo é possível sincronizar a base de dados com o Sintegra e a Receita Federal e obter informações precisas sobre clientes e fornecedores.

Além disso, o processo permite a busca de formas de contato, como e-mail e telefone, para manter a comunicação ativa com os stakeholders do negócio.

Outra vantagem é possibilitar a classificação de grupos para criar estratégias personalizadas de ação. Por exemplo, a empresa pode segmentar pessoas físicas e jurídicas da sua base de dados para oferecer produtos e serviços mais adequados.

A empresa também terá informações quanto à situação do indivíduo cadastrado nos órgãos de proteção de crédito, o que pode aumentar a eficácia e a segurança dos processos.

Para a equipe de trabalho, fazer a higienização da base de dados significa remover dados duplicados e falhas em informações de contato.

Certamente, isso também se relaciona à produtividade, principalmente se a empresa adota procedimentos sistematizados, como a automação de crédito.

Uma equipe produtiva tem mais tempo para se dedicar ao core do negócio.

Além disso, a produtividade aumenta a satisfação no trabalho e melhora os resultados da empresa.

A Deps Tecnologia conta com uma equipe de especialistas devidamente preparada, de acordo a LGPD, para implementar a higienização da sua base de dados, por meio da captura, enriquecimento, tratamento ou normalização de informações para uso estratégico do seu negócio.

Gostou do que viu? Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

POLITICA DE CREDITOS

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicaçã

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.