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Confira as vantagens da gestão de crédito automatizada

Confira as vantagens da gestão de crédito automatizada

A gestão de crédito automatizada é uma rotina inteligente que pode ser o diferencial para que o seu negócio conquiste a alta performance financeira.

Com a implementação da tecnologia, todo o seu fluxo financeiro é beneficiado. É possível impactar diversos pontos estratégicos para o seu negócio: como os custos, a experiência do cliente e a qualidade da informação.

Neste post, você vai saber mais sobre o que é gestão de crédito automatizada e conhecer tudo sobre as principais oportunidades que essa prática pode gerar ao seu negócio. Boa leitura!

O que significa gestão de crédito?

A gestão de crédito é uma rotina de negócio indispensável para a saúde financeira da empresa. Basicamente, ela reúne uma série de boas práticas e estratégias para melhorar a maneira como o seu negócio realiza suas vendas. Aqui, a premissa não é vender, mas vender bem.

Mas o que quer dizer “vender bem”? Isso significa que o seu negócio vai focar na conversão de vendas com os melhores clientes, ou seja, aqueles que têm um bom histórico de pagamento no mercado.

Dessa forma, a sua gestão atua proativamente, e não reativamente. A consequência disso é uma saúde financeira mais estável, pois é possível ter uma previsibilidade de caixa, mesmo se o seu negócio não adota o modelo de receita recorrente.

Por que ela é tão importante?

Você já pode perceber que a gestão de crédito, quando realizada com os recursos adequados, é uma ferramenta estratégica para o desempenho do negócio. Quando se implementa a gestão de crédito automatizada, é como se potencializasse os benefícios dessa boa prática para a sua empresa.

A seguir, confira as principais oportunidades que ela oferece para o seu negócio.

Redução de custos da operação

Para melhorar o desempenho financeiro do negócio, geralmente, os gestores focam em dois pilares: vendas e custos.

Logo, aumentando as vendas, ou seja, o faturamento, é possível melhorar o resultado de lucro do negócio. O mesmo acontece quando há a redução de custos operacionais.

O diferencial de uma boa prática com foco em reduzir custos é que ela permite ao negócio otimizar o desempenho financeiro, mesmo quando os indicadores das vendas não estão legais.

Agora, quando você consegue somar a redução de custos com o aumento do faturamento, o crescimento exponencial é uma consequência.

Com a gestão de crédito automatizada, você tem um investimento que gera uma redução de custo no prazo acumulado. Há custos diretos, como a melhoria na concessão de crédito, e os indiretos, como o direcionamento do seu capital humano para ações de planejamento e análise.

Aumenta a produtividade da equipe

A sua equipe passa muito tempo executando tarefas repetitivas? A gestão de crédito automatizada resolve esse problema na sua operação. As rotinas operacionais demandam muito tempo quando são executadas sem o apoio de ferramentas tecnológicas.

Vamos a um exemplo. Suponhamos que você tem uma carteira com mil clientes inadimplentes. Dentro da sua estratégia de recuperação de crédito, é implementado um fluxo de contato por e-mail marketing, e cada um deve:

  • ir personalizado com o nome do cliente;
  • informar o débito atualizado;
  • as condições de acordo, conforme o perfil do cliente.

Imagina enviar todos esses e-mails, um a um, para garantir essa personalização. Imaginou? Com certeza, você percebeu que seriam necessárias muitas pessoas para realizar esse envio de forma rápida, e que essa rotina ainda estaria sujeita a uma série de erros ao imputar os dados no e-mail.

Com a automação desse processo, você consegue fazer essa personalização e enviar todos esses e-mails com alguns minutos.

Mais precisão na coleta de dados

Hoje é impossível pensar em otimização de performance financeira sem usar os dados para isso. Por meio da gestão de crédito automatizada, a coleta de informações pode ser feita por um robô. Mesmo quando os dados são inseridos de maneira manual, ainda há o ganho em decorrência da consolidação de relatórios sobre o desempenho da operação.

A coleta e a manipulação dos dados se torna uma rotina mais precisa, o que confere qualidade às informações e decisões do negócio. No contexto da gestão de crédito, isso é essencial para a contribuição com o planejamento estratégico do negócio.

Se a sua empresa não sabe quanto ela tem de capital próprio nas mãos de terceiros, o seu relatório de balanço patrimonial não vai ser contabilizado corretamente. A tendência é que as decisões não reflitam a realidade do seu negócio, e isso é uma das causas da falência de empresas.

Melhora a experiência do cliente

A jornada do consumidor e a experiência do cliente não devem ser ignoradas. Quando o negócio quer atuar de maneira proativa na hora de fazer a conversão de vendas, ele deve ter uma cautela redobrada no que diz respeito a essa experiência.

Enquanto a gestão de crédito automatizada confere mais segurança para os relacionamentos comerciais da empresa, se aplicada de qualquer forma, também pode ocasionar o contrário do esperado quando o assunto é a experiência do cliente.

Para que ela consiga otimizar a experiência do cliente, não pode ficar restrita à aprovação rápida da venda. Suponhamos que você esteja em busca de um cartão de crédito e olhou em três emissores. Em todos, o feedback foi negativo, mas cada um teve uma conduta diferente:

  1. não teve um retorno formal;
  2. enviou o comunicado da negativa, e apenas deixou uma mensagem “motivadora”;
  3. enviou o feedback, explicou os motivos da negativa e ainda orientou esse potencial cliente como melhorar as chances de uma aprovação futura.

Se for para você escolher entre um desses emissores no futuro, ou mesmo indicar para algum parente ou amigo próximo, com certeza, você escolheria o emissor 3, não é verdade?

Investir em tecnologia não é a solução definitiva, mas saber como aproveitá-la em benefício do seu negócio sim. Isso acontece como uma soma de vários fatores, sendo os principais: análise, processo e visão de cliente.

Com a Deps Tecnologia, você consolida uma gestão de crédito automatizada e, com o nosso time de Customer Success (Sucesso do Cliente) conta com o apoio de especialistas que vão ajudar você a aproveitar todos os recursos da nossa ferramenta.

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