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Não há sucesso no que não se controla

Não há sucesso no que não se controla

Não há sucesso no que não se controla. O propósito da otimização de processos é eliminar desperdícios de tempo, custos e erros que poderiam ser evitados. Isso será especialmente importante se:

  • O setor de vendas e o de análise de crédito das empresas forem duas áreas completamente dissociadas;
  • A avaliação financeira feita por um funcionário passa pelo crivo da chefia imediata tão-somente para refazer as mesmas pesquisas já realizadas anteriormente, corroborando o trabalho anterior;
  • As áreas de análise de relacionamento, análise patrimonial e cadastro não possuem comunicação integrada.

Em qualquer um desses casos, tenha certeza de que as empresas precisarão otimizar processos por meio de conceitos como BPM e suas consequentes automatizações. Nesse cenário, vale a pena tomar emprestadas as palavras do estatístico William Deming para lembrar que:

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e, portanto, não há sucesso no que não se controla.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e entenda o propósito da otimização de processos.

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Etapas para otimização de processos em empresas ou setores ligados à análise de crédito

Planejamento e alinhamento estratégico

Fase da análise de toda a documentação disponível e do fluxo de processos, bem como compreensão do valor agregado de cada processo nos resultados da empresa. Aqui, serão identificados os indicadores de desempenho (KPIs), processos primários, de gestão e de apoio na análise de crédito.

Análise de processos

Como fluem os processos do momento em que uma documentação dá entrada na área de cadastro até sua aprovação? É através dessa fase de “fotografia” que serão dados subsídios para remodelar os processos nas empresas.

Planejamento e alinhamento estratégico

Fase da análise de toda a documentação disponível e do fluxo de processos, bem como compreensão do valor agregado de cada processo nos resultados da empresa. Aqui, serão identificados os indicadores de desempenho (KPIs), processos primários, de gestão e de apoio na análise de crédito.

Análise de processos

Como fluem os processos do momento em que uma documentação dá entrada na área de cadastro até sua aprovação? É através dessa fase de “fotografia” que serão dados subsídios para remodelar os processos nas empresas.

Redesenho de processos e implementação

A partir do confronto entre fluxo ideal e real, é possível ter conhecimento sobre gargalos, atrasos, redundâncias e outros gaps de eficiência que precisam ser redesenhados. A tecnologia é fundamental nessa etapa, especialmente se a empresa ainda não contar com um sistema de gestão de crédito eficiente para automatizar muitas das etapas desse fluxo.

A automação de crédito, aliás, é uma peça-chave para aumentar a produtividade dos analistas das empresas, reduzindo custos (com retrabalhos, correção de erros, etc.) e diminuindo o tempo de aprovação do crédito.

A análise documental e seu confronto com órgãos de restrição ao crédito, cartórios e Banco Central-BACEN, por exemplo, pode ser feita eletronicamente através de um software de análise de crédito (Business Intelligence-BI) de excelência. As possibilidades de otimização de fluxo são diversas!

Como você viu, o BPM é fundamental para a análise de crédito das empresas. Continue se informando sobre o assunto e entenda a importância de uma análise de crédito eficiente e segura!

Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

POLITICA DE CREDITOS

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Até mais!

Simone Silvano

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