Durante a pandemia de Covid-19, todos nós nos vimos diante de um cenário totalmente inesperado e fora do comum. E este cenário durou tanto tempo e trouxe tantas mudanças que ficou conhecido como novo normal.
Mas o que é o novo normal?
Segundo especialistas, para entendermos o conceito de novo normal, primeiro precisamos entender o que é normalidade. O conceito de normal vem daquilo que é comum, ou seja, normal é tudo aquilo que é estabelecido como padrão.
Dessa forma, o novo normal seria um novo padrão. Nesse novo padrão, são estabelecidas novas formas de viver e sobreviver.
E é claro que tudo isso atingiu diretamente a forma de venda e consumo de toda a população mundial. As empresas se viram obrigadas e estabelecer novas estratégias de vendas para se manterem ativas.
Entretanto, esta adaptação não foi e não tem sido fácil. Por isso, apresentaremos neste artigo algumas estratégias de vendas eficazes para adaptar as técnicas da sua empresa e aumentar a produtividade de vendas no novo normal.
Estratégia 1: Reavaliação de processos internos
Considerando que será necessário gerar mudanças dentro da sua empresa para que ela se adapte ao novo normal, é essencial que você reavalie os processos internos do seu negócio.
Por isso, analise alguns aspectos, por exemplo:
– Como cada processo é realizado?
– Quais são os instrumentos e requisitos envolvidos em cada etapa do processo?
– Quais novas tecnologias e recursos são necessários para adaptar o processo ao novo normal?
– Qual o custo de tempo e dinheiro envolvido em cada atividade e quanto custaria as adaptações?
– Quais são os colaboradores envolvidos em cada etapa do processo?
– Como acontece a análise e concessão de crédito atualmente e como adaptá-la à demanda do novo normal?
Com este mapeamento de processos em mão, você poderá avaliar a situação atual do seu empreendimento e criar adaptações para a adequação ao novo normal.
Estratégia 2: Capacitação
Outra importante estratégia para sua empresa se sair bem vendendo no novo normal é a capacitação da equipe.
Invista em cursos de aperfeiçoamento que tratem dos processos da empresa e também de técnicas de venda e relacionamento online e offline.
Além disso, é sempre bom estar atento à capacitação emocional do seu time. Isso porque o novo normal gerou um impacto psicológico muito grande em todas as pessoas e isso pode atrapalhar o desempenho no trabalho.
Dessa forma, investir em capacitações que abordem aspectos gerais dessa nova situação é essencial.
Estratégia 3: Integração entre os departamentos
No novo normal, foi necessário que muitas empresas trabalhassem em home office. Isso se tornou um grande problema para aqueles empreendimentos em que não havia uma integração entre os departamentos.
Todos os departamentos de uma empresa são interdependentes. Por isso, é importante que os setores se comuniquem e tenham acesso a sistemas que permitam a visualização dos processos.
É fundamental que todas as formas de comunicação, tanto interna quanto com os clientes, estejam integralizadas.
Isso porque muitas interações com o cliente, por exemplo, podem alternar entre plataformas. Por exemplo, o atendimento pode começar por e-mail, mas passar para o WhatsApp e terminar presencialmente.
Essa integralização vai evitar erros que podem se tornar prejuízos, vai aumentar a agilidade e eficiência dos processos, vai tornar todo o processo mais fluido e isso refletirá para o consumidor.
Estratégia 4: Investimento em tecnologia
No novo normal, nunca foi tão necessário estar conectado às tecnologias. Elas são fundamentais para todo o processo interno de uma empresa, principalmente em situações como as que vivemos durante a pandemia de Covid-19.
As tecnologias permitem uma comunicação melhor, afinal, a equipe pode interagir mesmo à distância; permite ações tanto online quanto offline; permite otimizar os processos de venda no novo normal; etc.
Outra facilidade gerada pela tecnologia é o compartilhamento de dados. Uma empresa gera milhares de dados continuamente, como histórico de compra, perfil do consumidor e dados para análise de crédito.
No novo normal, se não há uma tecnologia para registro e análise de dados, muitas vendas podem ser perdidas.
Portanto, investir em tecnologias pode melhorar a produtividade da equipe, diminuir o tempo de realização e custo das tarefas, reduzir erros, otimizar a concessão de crédito, automatizar processos muito morosos, entre outros.
Estratégia 5: Marketing no novo normal
O novo normal trouxe também uma nova forma de comunicação com o consumidor, por isso, o marketing precisou evoluir para se adaptar a este novo cenário.
Atualmente, não é possível se comunicar e vender apenas no modo offline. Ou seja, não é interessante para nenhuma empresa manter seus produtos em exposição apenas na loja física, ou realizar comunicação de vendas apenas em meios tradicionais, como outdoors e panfletos.
No novo normal, o marketing da sua empresa precisa estar também no mundo online.
Para isso, a empresa precisa adotar algumas medidas, como:
– Criar um website: um site pode se tornar a sua principal vitrine no novo normal. Nele, os clientes podem visualizar os produtos, entender suas funcionalidades, comprar etc. Além disso, o site produz um histórico sobre o consumidor e isso gera dados para análises e estratégias de venda e concessão de crédito.
– Investir nas redes sociais: o Brasil é terceiro maior usuário de redes sociais do mundo. Ou seja, a esmagadora maioria dos seus clientes tem redes sociais. Por isso, sua empresa precisa estar lá. As redes sociais são um excelente canal de vendas e comunicação com o cliente.
Estratégia 6: Análise de crédito no novo normal
Por último, não poderíamos deixar de citar que em um novo cenário de vendas e comunicação, também há necessidade de uma forma eficiente e segura de análise e concessão de crédito.
Afinal, com a mudança na forma de venda, precisamos de melhorar a análise de crédito para garantir concessões de crédito mais seguras.
No novo normal, a forma de concessão de crédito do seu empreendimento precisa ser automatizada, precisa ter acesso a diversos bancos de dados, precisa atuar online, para que seja seguro para a empresa finalizar a venda.
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Até mais!