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Quer vender mais? Confira tudo sobre os relatórios de crédito que podem ajudar sua empresa.

Quer vender mais? Confira tudo sobre os relatórios de crédito que podem ajudar sua empresa.

Para as empresas que vendem a prazo ou financiam as compras para os seus clientes, conhecem os riscos de conceder crédito sem ter boas regras e cuidados bem estruturados.

É necessário avaliar bem a saúde financeira da empresa no qual você está analisando, no que diz respeito a parte estrutural e patrimonial do potencial cliente do seu negócio, gerando uma negociação favorável para todas ambas as partes.

Os relatórios de análise são peças fundamentais para as suas tomadas de decisões. Vão ajudar você a entender melhor quem são os seus clientes e fornecedores, qual os históricos de compras no mercado, como se relacionam e quais os seus comportamentos. Lembramos que sem essas informações, não há como realizar suas vendas de forma seguras e lucrativas.

Pensando nisso, é importante para sua empresa vender mais? Confira aqui as nossas orientações sobre os relatórios de crédito importantes para a sua empresa analisar.

Vamos lá?

Relatório de Crédito, o que é isso?

É um documento que fornece a sua empresa os dados fundamentais para uma análise de riscos de uma pessoa física ou jurídica, dentro da consulta de crédito.

Estes relatórios de crédito, apresentam informações sobre o histórico financeiro, patrimonial e de endividamento de determinado CPF ou CNPJ, de forma padronizada e estruturadas para a tomada de decisão nas negociações comerciais.

Sua empresa poderá obter através de consultas a um sistema de informações de crédito. Após a consulta realizada, passam a compor os documentos necessários da análise cadastral do cliente analisado, e o analista arquiva na pasta do cliente internamente ou imprime um parecer favorável ou desfavorável à liberação do pedido de venda.

Em resumo, abaixo alguns pontos importantes que os relatórios de crédito devem oferecer, alguns parâmetros básicos para reforçar a segurança de todas as operações. Tais como:

  1. Informações básicas de identificação
  2. Tempo de atuação no mercado
  3. Históricos de Inadimplência
  4. Score de Crédito
  5. Cadastro positivo
  6. Processos judiciais pendentes
  7. Comportamento no mercado, entre outros.

Qual a importância do relatório de crédito?

Os relatórios de crédito tem a função de atuar em equilíbrio juntos as operações de negócios da sua empresa, afinal, não há como fazer análise de crédito sem estes relatórios.

Mesmo que o seu negócio concentre apenas na consulta de crédito, trabalhar com alguns desses documentos são de extrema importância e fundamentais para que seus analistas fiquem alertas para qualquer tipo de imprevistos.

E também ajudam para uma compreensão personalizada, pois, ajudam a sua empresa oferecer limites de crédito, prazos conforme o perfil do cliente e regras de acordo com as políticas de crédito.

Quais os tipos de relatórios de crédito existentes?

Temos um book que pode ajudar a sua empresa a economizar com os provedores de informações externos e você pode unificar tudo em um único ambiente com um valor de mercado diferenciado.

Vale lembrar que, a segurança de dados e o compliance na análise de crédito são fundamentais para garantir a confiabilidade da empresa no mercado e a devida eficiência operacional de empresas que lidam diariamente com dados pessoais de terceiros.

Com a vigência da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/2018) —, as empresas precisaram se adaptar. Com o intuito de proteger a individualidade, liberdade e confidencialidade dos dados dos indivíduos, a nova lei visa homogeneizar o tratamento de dados em todo o ciclo de vida das informações.

Por fim, a aprovação de crédito é, sem dúvida, uma etapa crítica do ciclo de vendas. Os riscos existem e, por isso, deve ser feito com cautela. Contudo, como vimos, cautela não significa lentidão e burocracia, pois já existem recursos interessantes para tornar o processo de venda mais ágil e seguro, permitindo uma liberação de pedidos de igual maneira ao cliente.

Descubra as tendências e percepções do mercado de crédito neste momento de transformações.

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Veja o que a higienização de base de dados pode agregar para o seu negócio: você vai poder gerar com este serviço estratégias para garantir que os dados utilizados estejam limpos e corretos, e para eliminar a intervenção humana em todo o processo, de modo que os recursos sejam liberados para se concentrar na análise preditiva e na tomada de decisões estratégicas.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Olha o que preparamos abaixo para ajudar você e sua empresa a identificar as suas necessidades.

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DPO: Simone Silvano