Veja como melhorar o score de CNPJ da sua empresa
Acredito que você já deve ter ouvido falar no score de CNPJ, certo? Ele é bem parecido com o score de crédito para pessoa física e analisa as chances de uma empresa ficar inadimplente ao solicitar empréstimos ou realizar compras.
Todo dono ou gestor de empresa precisa entender esse sistema de pontuação, afinal, ele possibilita a obtenção de crédito de forma mais facilitada e também agrega segurança para o negócio.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona score de CNPJ? Então, confira o texto que preparamos para você!
Como funciona o score de CNPJ
O score de CNPJ nada mais é do que uma pontuação que vai de 0 a 1000 e avalia as chances de uma empresa arcar com seus compromissos, ou seja, de pagar suas contas em dia. Essa estratégia de pontos já é utilizada em diversos países a bastante tempo e se resume em: quanto maior a pontuação, mais segura será a transação.
Para isso são analisados os hábitos financeiros das empresas, que vão formar a base do Cadastro Positivo. Desde julho de 2019, todos que realizam compras a prazo, tenham empréstimos, financiamentos ou despesas como água e luz, são incluídos automaticamente nesse cadastro. A partir da análise desses dados, os birôs de crédito estipulam o score.
Para que o score de CNPJ é utilizado?
Considerar o score do CNPJ de seus clientes é uma atitude fundamental para uma negociação segura. Ao analisar essa informação, você pode fazer uma avaliação de risco para adequar o contrato e a capacidade de pagamento deles. Sendo assim, você minimiza os riscos de fraude e reduz a inadimplência ao vender um produto ou serviço com pagamento parcelado, por exemplo.
Além disso, essa pontuação é significativa para obter empréstimos e financiamentos para a sua empresa. Ter um score alto pode facilitar esse processo e ainda possibilita condições especiais de crédito. Contudo, vale a pena destacar que,
embora o score seja um fator relevante, a decisão de oferecer crédito varia de acordo com os critérios de cada instituição.
Ao ter um bom relacionamento com o mercado e conseguir melhores ofertas de crédito, como juros baixos, você pode garantir a saúde financeira do negócio, investir em melhorias e conquistar um diferencial competitivo.
Quais as classificações do score?
As classificações de score são válidas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e cada uma delas possibilita acesso diferenciado a créditos no mercado. Veja abaixo como isso funciona:
- pontuação de 0 a 100 — dificuldade de obter crédito no mercado;
- pontuação de 101 a 250 — acesso moderado às melhores condições de crédito;
- pontuação de 251 a 550 — acesso a boas condições de crédito;
- pontuação de 551 a 1000 — acesso a condições especiais de crédito.
O score de CNPJ é um fator significativo para transações comerciais mais seguras, por isso, ele é utilizado por muitas empresas e instituições financeiras para liberação de crédito e para pagamentos parcelados.
Diante disso, é importante monitorar o seu score e ter um bom relacionamento com o mercado para que a sua pontuação seja elevada e para que você consiga condições vantajosas para empréstimos, financiamentos e compras a prazo.
4 dicas para aumentar o score da sua empresa
Como você percebeu, é fundamental manter um bom score para a sua empresa. Assim, quando necessitar de algum produto financeiro ou for realizar compras a prazo você obterá melhores condições.
Não existe um método ou receita pronta que vai melhorar a sua pontuação, mas um conjunto de boas práticas, que você pode começar a aplicar agora.
Lembre-se: Não há como aumentar seu score por meio de pagamentos. Fique alerta porque muitos golpistas vendem cursos, consultorias e materiais que dizem o contrário.
1. Manter seu Cadastro Positivo ativo
Como falamos no início deste artigo, o Cadastro Positivo funciona como um histórico do comportamento financeiro da sua empresa. Ali estão descritos se você pegou empréstimos, se estão quitados, se o pagamento foi em dia, se tem alguma parcela atrasada em nome do seu negócio, entre tantas outras informações.
Antes dele, o que mais pesava no cálculo do score era o fato da sua empresa ter ou não dívidas negativadas. Agora, todo o seu histórico conta! Assim, quando você mantém seu Cadastro Positivo ativo nos birôs de crédito, você permite que o mercado tenha ainda mais informações sobre você, o que propicia uma análise mais assertiva e justa do seu perfil.
2. Atualizar seus dados nos birôs de crédito
Manter os seus dados cadastrais atualizados nos birôs de crédito também ajuda a aumentar a sua pontuação. Isso porque quanto mais as empresas sabem sobre você, mais confiança elas podem ter para te oferecer crédito. A ideia é oferecer sempre transparência, para que as instituições saibam que conseguirão entrar em contato com você sempre que for necessário.
3. Não atrasar suas contas
Esse comportamento é um dos mais importantes se você precisa aumentar seu score de CNPJ. Afinal, ele é um reflexo da vida financeira do seu negócio. Os benefícios deste hábito vão muito além do score, acabam melhorando toda a organização das finanças da sua empresa. Quando você paga tudo em dia, você deixa de arcar com juros, multas, taxas que encarecem seus custos operacionais.
4. Regularizar dívidas atrasadas e negativadas
Assim como contas atrasadas, as negativadas também prejudicam muito o score da sua empresa. Portanto, se você está com dívidas atrasadas e negativadas, é importante regularizar essa situação o mais rápido possível.
Caso você venha a solicitar um empréstimo para regularizar essa situação, fique atento aos juros e ao valor das parcelas. Elas precisam estar de acordo com o que você pode pagar, para poder pagar em dia.
Ter um bom score de CNPJ é muito vantajoso para sua empresa, como você viu ao longo deste texto. Além de facilitar o acesso ao crédito, isso vai demonstrar ao mercado uma boa imagem do seu negócio, facilitando acordos com atuais e futuros parceiros.
Continue acompanhando o blog da Deps para estar por dentro dos assuntos mais relevantes na gestão empresarial.
Mude as rotinas da sua empresa, converse agora mesmo com um consultor especialista Deps e veja como nós podemos te ajudar.
Aproveite também e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.