Tenha na sua empresa uma gestão e análise de crédito competente. Pós períodos de crise como este que estamos saindo agora do COVID 19, é essencial que o setor financeiro saiba como proceder para garantir que a empresa siga prosperando. Reduzir despesas e analisar a direção mais segura a ser seguida são as primeiras medidas para superar momentos difíceis. Mas existe uma dúvida que costuma persistir entre o financeiro: como reduzir os custos da análise de crédito?
Esta seria uma tarefa fácil se não fosse a necessidade de garantir a qualidade das análises efetuadas. Sabemos que, devido aos custos, não seria nada sensato elevar a inadimplência da empresa.
A boa notícia é que existem formas de atingir a eficiência nos custos e ainda melhorar a eficácia das análises, gerando ainda mais ganhos para a sua empresa.
Quer saber como? Preparamos 4 dicas para vocês!
1. Revise o consumo com os provedores de informações
Ter acesso à informação é o primeiro passo para fazer uma análise de crédito precisa. O grande problema, no entanto, é que ter somente as informações cadastrais em mãos, no qual não é o suficiente para realizar essa avaliação com eficiência.
Por isso, uma boa forma de reduzir os custos da análise de crédito é revisar o consumo das suas faturas com o provedor de informações.
Os relatórios de crédito disponíveis no mercado fornecem informações que nem sempre são relevantes para elevar a qualidade da sua análise interna. Relatórios completos e com scoring de crédito, por exemplo, são muito mais caros e nem sempre se adequarão ao seu setor ou segmento. Dê preferência aos dados que agreguem valor à política do seu negócio: assim, você reduzirá gastos com informações e tornará a avaliação de crédito mais adequada aos seus negócios.
2. Avalie diferentes fontes de informação
Além da qualidade, é preciso avaliar se existem outras fontes para obter informações e entender quais variáveis são mais adequadas à sua estratégia. Com essa avaliação, você conseguirá equilibrar o custo/benefício das informações e verificar se existe alguma oportunidade na troca de fornecedor, tornando suas decisões mais assertivas.
3. Melhore o processo de cadastro
Atualmente, é raro encontrar empresas que não utilizam o cadastro de clientes de forma estratégica. Nessa etapa do processo comercial, é possível solicitar informações cadastrais adicionais que ajudem a melhorar as decisões de crédito. Tais informações auxiliam inclusive na validação de dados para descobrir o potencial de limite.
Em relação ao cadastro, outra forma de reduzir os custos da análise de crédito é integrando todas as informações cadastrais. Lembre-se que existem áreas de crédito que não recebem todos esses dados automaticamente, o que gera retrabalhos e, é claro, mais custos.
4. Automatize a avaliação de crédito
Por último, separamos aqui a melhor dica para reduzir custos sem deixar de lado a qualidade da avaliação. Além de garantir que nada se perca durante o procedimento, definir os processos é fundamental para que todos os colaboradores sigam os mesmos critérios de avaliação. Veja os benefícios que uma avaliação de crédito automatizada pode trazer para a sua empresa:
- Maior velocidade na análise de crédito e liberação de pedidos;
- Foco da equipe nas avaliações que merecem maior atenção;
- Otimização do uso de informações de diferentes bases;
- Política de crédito voltada para as necessidades do seu negócio;
- Mais tempo para avaliar os pedidos perdidos e os “falsos positivos”.
Se você não tem tempo ou não se sente seguro para realizar esse procedimento internamente, escolher um excelente sistema para automatizar o cadastro e a análise de crédito é importante para colocar em prática todas as dicas deste artigo.
E tem mais, a Deps também pode ajudar o seu negócio a aumentar as suas vendas, otimizando o tempo dos times de marketing e comercial, fazendo a higienização da suas bases de dados, tudo isso em conformidade com a LGPD.
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Até mais!