/
/
5 vantagens da automação de processos na análise de crédito

5 vantagens da automação de processos na análise de crédito

A transformação digital ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo. A introdução de softwares e sistemas modernos trouxe mais agilidade para as operações e facilitou a gestão de todas as atividades feitas.

Nesse sentido, a automação de processos se tornou uma verdadeira necessidade dentro das empresas. Quando se trata de negócios ligados ao setor financeiro, a automação tem relevância ainda maior, afinal, eles lidam com operações repetitivas que envolvem dinheiro.

Por isso, é essencial implementar um gerenciamento estratégico nos pagamentos, para otimizar os processos e garantir a segurança das tarefas, aumentando a produtividade e reduzindo os riscos de perdas.

Neste post, vamos apresentar as principais vantagens de trazer a automação de processos para a análise de crédito, os benefícios desse fenômeno e por onde começar esse processo.

Boa leitura!

vantagens da automacao de credito na analise de credito 1

O que é a automação de processos?

Ela consiste no investimento em equipamentos, softwares e sistemas modernos direcionados para aperfeiçoar a execução e a conclusão de tarefas operacionais e repetitivas.

Esse fenômeno digital pressupõe a otimização das operações e agiliza toda a rotina de uma empresa. Nesse sentido, há uma verdadeira integração entre os sistemas, que possibilita a centralização das informações e propicia a gestão e o controle das atividades de modo mais eficiente.

A automatização é muito importante para as empresas que atuam no setor financeiro, uma vez que fica mais fácil controlar os prazos, cruzar os dados financeiros e reduzir os erros, situação muito comum em tarefas manuais.

Quais são os objetivos da automação de processos na análise de crédito?

A automação é cada vez mais implantada nas empresas. Esse fato inovador promete aumentar a produtividade e entregar melhores resultados, sem que isso signifique o aumento de funcionários na equipe.

Quando se trata de análise de crédito, a introdução da automação de processos tem vários objetivos, como:

  • possibilidade de recebimento e pagamento de títulos que estão em aberto;
  • realização de conciliação de valores e contas pendentes;
  • observação e análise mais minuciosa sobre o fluxo de caixa;
  • fazer a negociação de débitos dos clientes para obter bons acordos;
  • fazer contato com os clientes de modo mais eficiente e ágil;
  • gerenciar as notas de fornecedores;
  • criar e concluir pedidos internos.
vantangens da analise de credito automatizada 1

Quais são as vantagens de implantar a automação de processos na análise de crédito?

Ainda está em dúvida se investe em ferramentas automatizadas para sua empresa? A seguir, vamos listar as principais vantagens que as soluções tecnológicas podem trazer para uma entidade que atua no setor financeiro.

Aumento da produtividade

O ganho de produtividade é um dos maiores desejos dos diretores de empresas financeiras. Afinal, as atividades desempenhadas por esse tipo de instituição são numerosas e complexas.

Nesse cenário, quanto mais otimizadas forem as operações, mais qualidade elas terão, além do mais, o tempo para a conclusão das mesmas será menor. Logo, fica mais fácil gerenciar reuniões, conversas, organizar contatos e evitar perder oportunidades de negociações.

Assim, por exemplo, quando o cliente deseja um empréstimo, o sistema automatizado poderá verificar as informações desse indivíduo, puxar o histórico e o comportamento de compras e avaliar os riscos de inadimplência. A partir daí, será possível ter uma noção sobre a possibilidade de conceder o crédito ou não.

Além disso, um software de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, possibilita melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as chances de fidelização.

Diminuição de custos

A automação de processos financeiros reduz o tempo gasto com tarefas complexas e repetitivas. Isso porque os sistemas contidos nos softwares conseguem padronizar os serviços e diminuir o tempo gasto fazendo as mesmas atividades, além de gerenciar as operações com agilidade e destreza. Como consequência, as despesas com pessoal se tornam menores, principalmente a médio e longo prazo, gerando economias.

Segurança

Os softwares apresentam fortes recursos de proteção, como os mecanismos de criptografia, que ajudam a proteger as informações e reduzem os riscos de invasão no sistema. No caso de instituições financeiras, essa segurança é essencial para garantir a conservação dos dados financeiros de clientes e da própria empresa.

Além disso, também precisamos mencionar a edição da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Com a vigência dessa norma, as empresas passam a ter a obrigação legal de pedir autorização aos clientes antes de usar as informações de titularidade dos clientes.

A equipe de compliance tem o dever de analisar os regulamentos e as normas legais e observar as atividades da empresa, com o objetivo de adequá-las conforme estipula a lei.

vantangens da automacao de credito

Integração do banco de dados

Um dos problemas das empresas que atuam no mercado financeiro é a deficiência no acesso ao banco de dados dos departamentos. Por sua vez, os softwares têm a função de integrar as informações e melhorar a comunicação entre os diversos setores. Como consequência da automação dos processos, há um compartilhamento mais efetivo de informações.

Para isso, temos o ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de um software que permite a integração da gestão empresarial e reúne em um mesmo ambiente as informações de diversos departamentos, como financeiro, RH, contábil, vendas, consumidor, finanças etc. A reunião das informações permite ter uma noção ampla sobre a situação da empresa e facilita a tomada de decisões.

image

Redução de tarefas repetitivas

As atividades repetitivas e automáticas ficam a cargo dos softwares. Essa distribuição estratégica das tarefas evita a sobrecarga dos funcionários e, ao mesmo tempo, possibilita a maior produtividade deles. Uma vez que ficam responsáveis por executar atividades mais complexas, que demandam mais raciocínio e pensamento crítico.

O mercado está cada vez mais integrado e moderno, ocasionando a necessidade contínua de adaptação das empresas a essa nova realidade. Nesse cenário, a automação de processos na análise de crédito promete trazer muitas vantagens para as empresas que atuam no setor financeiro. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar a inclusão da transformação digital no seu negócio!

Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar? Então, acesse o site da Deps Tecnologia e conheça as nossas soluções automatizadas!

Por hoje, é tudo. Para receber outras das nossas dicas voltadas para o mercado financeiro e estar sempre atualizado, siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no FacebookInstagramYouTube Linkedin.

Até o próximo post!

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter