4 dicas essenciais para desenvolver uma régua de cobrança ágil e automatizada. Hoje a inadimplência é um dos maiores problemas enfrentados pela gestão financeira de muitas empresas que trabalham com recebimentos recorrentes.
Nesse contexto, uma das formas de amenizar o número de clientes em atraso é criando uma régua de cobrança estruturada e automatizada.
Onde os dados integrados e a tecnologia podem criar infinitas possibilidades, sendo que e os clientes exigem uma melhor experiência até na hora da cobrança, pois construir réguas de acionamento de forma manual é um desafio gigante.
É por isso que para combinar esses elementos e construir uma ação eficiente é preciso estar atento. A seguir, preparamos 4 dicas essenciais e os benefícios de possuir uma régua de cobranças automatizada para controlar os recebimentos do seu negócio.
Confira!
1. Informações do cliente
Ter o contato correto do cliente e identificar qual é a melhor forma de falar com o mesmo será essencial. Ter informações de qualidade é um ponto que afeta todo o ciclo de recuperação, desde a segmentação até a cobrança como um todo.
Para a função de negativação, por exemplo, a utilização dos dados de contato que o devedor informou conscientemente ao credor é o que dá validade legal a todo o processo.
O cliente até pode alterar seus dados a qualquer momento, só que se a empresa que o mesmo negociou não for avisada, na prática e na parte teórica o cliente não poderá reclamar depois que não foi notificado de uma possível cobrança.
Ressaltamos que nas ações de cobrança planejadas, a coleta de dados é contínua através dos analistas e atendentes que fazem esta atividade ou por uma ferramenta de automação e vai além dos dados de contato.
Qualquer dado que aumente seu conhecimento sobre o cliente é útil para o setor de cobrança e para outros setores dentro da empresa, como uma nova venda e ações de marketing, lembramos que tudo tem que ser realizado com cuidado e com a ciência do cliente final.
Usar o serviço para enriquecimento dos dados através de uma ferramenta segura de análise de carteira de cobrança são opções que aperfeiçoam a qualidade dos dados disponíveis, mas é preciso avaliar se os parceiros estão cumprindo as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.
2. Criação de fluxo
A Criação de fluxo para diminuir o número de processos manuais, pode ser a melhor resposta para identificar quem você pode cobrar primeiro por ordem de prioridades, planejar melhores canais de acionamento, tipos de abordagens e a definição de prazos e condições para regularização das dívidas.
Os critérios para a criação de fluxo são diversos, tais como: valor total da dívida, valor do ticket médio, tempo em atraso, histórico de relacionamento com o cliente e atrasos anteriores são alguns exemplos.
Porém, estas informações são apenas uma parte do processo, é necessário e primordial entender como anda o relacionamento desses clientes da sua carteira com outras empresas no mercado.
Por isso a importância de contar com uma plataforma especialista que possa trazer essa visão do mercado com toda segurança dos dados.
E esta ferramenta levará em consideração diversas variáveis para classificar os seus clientes e indicar a probabilidade de um inadimplente pagar uma dívida em um período, assim a sua empresa terá uma real visão dos valores a receber.
Uma boa segmentação também irá permitir que a sua empresa possa criar estratégias para cada perfil de cliente devedor, otimizando os investimentos no setor e tornando as ações de cobrança assertivas.
3. Ações e métricas de cobrança
A melhor prática de avaliar a eficiência destas ações de cobrança são estabelecendo métricas. Tudo pode ser mensurável: passando pelo volume de cliques em um e-mail dentro de uma campanha até o quanto você está investindo para recuperar um valor.
Por isso, é preciso entender o que sua empresa quer e precisa medir. A transformação digital vem mudando a cada dia e o perfil dos clientes cada vez mais vem abrindo possibilidades da cobrança ser ainda mais eficaz, por e-mail, por exemplo, além dos outros meios tradicionais.
Baseado nisso é preciso avaliar se a sua carteira de clientes está dentro desse perfil, com este levantamento podem ser criadas métricas e regras internas que apontem qual a melhor taxa de recuperação por segmentação ou canais.
Ressaltamos que outro ponto importante é avaliar a reação ou comportamentos dos clientes para diferentes estratégias. É possível comparar a efetividade da ação criando fluxos e lembretes pré-vencimento ou a cobrança pós vencimento.
Assim como a avaliação das dívidas após determinados períodos, também é mais efetivo criar campanhas ágeis para oferecer parcelamentos ou até mesmo descontos atrativos.
4. As tendências digitais
Independentemente do tamanho do seu negócio, as tendências digitais estão no radar da área de cobrança.
É obvio que os meios tradicionais não devem ser descartados, pois os clientes hoje decidem por quais meios e canais preferem ser acionados, por este motivo, montar uma estratégia para fazer uma junção de algumas soluções será muito mais eficaz.
Tem no mercado hoje desde soluções de cobrança que enviam comunicados de forma recorrente, passando por soluções onde é possível segmentar os clientes de forma automatizada.
Com toda segurança de dados que a sua empresa precisa, construir réguas de comunicação definindo períodos para cada ação, meios e canais de contatos e até os modelos das mensagens via e-mail por exemplo, privilegiando o relacionamento com o cliente devedor.
Por meio desta régua de cobrança automatizada, é possível otimizar esses processos para evitar inadimplência e erros recorrentes, aumentando a credibilidade do seu negócio junto aos clientes e dinamizando o trabalho da sua equipe.
Gostou de conhecer as vantagens de implantar uma régua de cobrança automatizada para diminuir a inadimplência na sua empresa? Com a implementação da régua de cobrança atrelada ao módulo de recuperação de credito, sua empresa pode definir abordagens diferenciadas levando em consideração as regras pré estabelecidas, entre outras funcionalidades, tempo de atraso, histórico de pagamento, tipo de relacionamento com a carteira de clientes.
Sendo que para cada uma das regras criadas adota-se um critério de interação tudo de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Saiba que a Deps tem as soluções certas para automatizar o fluxo de cobrança da sua empresa permitindo fazer toda a gestão de crédito de um só lugar de forma rápida e segura, podendo até dependendo das estratégias fazer com que a sua empresa possa economizar com contratação de cobranças terceirizadas.
Ressaltamos que para ajudar o seu negócio ser ainda mais produtivo, temos a opção para sua empresa usar o módulo de recuperação de crédito da Deps.
Por hoje, é tudo. Mas saiba que novidades fresquinhas sobre o universo financeiro por aqui! Se você ainda não conhece o DepsCast, o nosso podcast com conteúdos exclusivos, clica aqui. No episódio número 6, por exemplo, apresentamos dicas de como calcular a inadimplência. Está imperdível!
Até o próximo post!