O planejamento e a organização de como o ciclo de crédito deve funcionar, tem sido desafiador para a maioria das empresas. E este processo precisa começar pela análise básica, passando por toda a jornada de concessão e gestão de crédito, até chegar no setor de cobrança e recuperação de crédito.
Quanto mais minucioso for o planejamento dentro do seu negócio, mais assertividade você vai ter. E tudo que é feito manual e braçalmente falando, hoje sua empresa pode automatizar tudo com os nossos motores de decisões. Integrados com a sua cultura e operação do seu negócio, atrelados as políticas de crédito que são criadas de acordo com a sua realidade e suas necessidades.
Pensando nisso, destacamos aqui, algumas chaves sobre motor de decisão e recuperação de crédito, soluções que podem ajudar você e sua empresa a escolher as melhores soluções que as empresas do nosso Brasil estão aderindo.
Vamos lá?
Motor de decisão de crédito: O que é e como funciona?
Por meio de uma ferramenta, de um (sistema) é possível aperfeiçoar os processos de cadastros, com informações específicas, como, validação nos órgãos competentes, endividamento financeiro, detalhamentos das restrições, extrações de informações importantes do cadastro positivo, análise de grupos econômicos, sócios, entre outras inúmeras informações que são analisadas, que podem ajudar sua empresa, melhorando as decisões tomadas.
Com toda a nossa experiência, sabemos que tomas decisões não é uma atividade fácil. Que tem muitos fatores que podem influenciar seus analistas, quando suas decisões são tomadas de forma manual. E sabemos que isso pode impactar na operação do seu negócio, se alguma decisão for tomada errada.
Os motores de análises e decisões de crédito da deps, são ferramentas no qual você poderá escolher de acordo com a sua necessidade, poderão ser customizadas conforme a sua realidade, e que, sem dúvidas pode ajudar a sua empresa a ter a melhor gestão de crédito, no qual é embasada e construída em cima de uma estrutura e um método único.
Por quê é importante ter um motor de crédito que automatiza as decisões?
Primeiramente, é preciso ressaltar que a automação de processos é uma estratégia que torna os trabalhos mais fáceis, diminuindo aqueles que são manuais. Com a transformação digital, essas tarefas que antes levavam muito tempo, agora, são feitas de forma ágil e com o mínimo de erros.
O mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, qualificar a sua prestação de serviço já se tornou algo básico. Consequentemente, quanto mais informações tiver em suas mãos, maiores oportunidades encontrará.
A automação se torna uma saída para que os processos sejam eficientes, para que se tenha maior controle dos dados e das necessidades da empresa e ofereça um melhor serviço ao cliente. Dessa maneira, ela pode atuar na gestão de consumidores, contratos, marketing, comercial e financeiro.
Por exemplo, a automação qualificada ajuda na avaliação do histórico do cliente para saber como ele paga as suas contas na empresa. Isso vai revelar se costuma ficar inadimplente, impedindo a concessão de crédito ou não. Essa etapa é essencial para eliminar os maus pagadores.
Gestão empresarial com as informações integradas
Já vimos que, para atingir o almejado sucesso, o setor comercial e o setor financeiro devem trabalhar em perfeita harmonia. O objetivo das vendas é gerar capital para a empresa; o objetivo do financeiro é otimizar esse capital, fazendo-o gerar ainda mais resultados.
Repare que o setor comercial fica impossibilitado de gerar resultados positivos para a empresa, se o faturamento das vendas for maior do que os custos – a empresa precisa conhecer os seus gastos para estabelecer os valores de venda de um produto. Além disso, precisa gerir os riscos de forma responsável e decidir com quem é seguro fazer negócios.
Eficiência e controle
Com ela, há maior transparência e racionalização dos processos, porque as informações ficam centralizadas para que os gestores tenham uma visão ampla do negócio. Assim, podem desenvolver planos alinhados à situação real e em longo prazo que impactarão os custos, o mercado, a concorrência e a experiência do cliente.
Use a engenharia e a validação de dados a seu favor
A engenharia ou validação de dados é um serviço realizado através de um processo estruturado que interage diretamente com a higienização e validação de dados cadastrais. O processo de higienização serve para remover dados duplicados, normalizar informações, remover espaços em brancos e deixar a base padronizada.
Porém para este processamento de dados ser efetivo, o plano estruturado precisará tratar telefones, logradouros, duplicidades de números, prefixos e todos os outros dados relacionados a geolocalização, nomes incompletos, entre outros.
Evitando fraudes e reduzindo a inadimplência
A fraude de identidade, também conhecida como “falsidade ideológica”, é um processo pelo qual criminosos tentam se passar por terceiros de modo a obter determinada vantagem. Frequentemente, eles identificam uma vulnerabilidade nos sistemas da empresa e, depois, entram em ação. Como dissemos, além dos prejuízos financeiros, há os danos à imagem da marca.
Uma boa estratégia de combate e prevenção de fraudes permite identificar crimes a partir da taxa de FPD, mas também reduzir a inadimplência.
Se a empresa é capaz de fazer uma avaliação mais efetiva e segura do cliente antes de conceder o crédito, ela é capaz de identificar uma fraude e determinar um valor seguro, ao alcance das condições do indivíduo contratante.
Pense nisso!
Você está no lugar certo, a Deps tem um time de consultores especializados que estão preparados para ajudar você a compreender todos estes processos, permita que sua empresa possa ter um padrão para seu setor financeiro, comercial e outras áreas que dependem de uma organização e automação estruturada.
Agende uma apresentação será uma honra para nós atender vcoê e a sua empresa.
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Até mais!