Uma das carências hoje no Brasil na grande maioria das empresas é a falta de um plano estratégico e financeiro. E na sua maioria das vezes a falta de conhecimento do por que estão inseridas no mercado.
O planejamento estratégico da empresa pode ser organizado como o documento formal no qual a CIA pode escrever o caminho a ser traçados para chegar ao sucesso!
É um processo estruturado e serve para toda gestão, que deve ser desenvolvido por uma equipe capacitada e especialista no assunto, um plano estratégico adequado, no qual evidencie e formalize a estratégia de negócios da empresa de forma clara e objetiva.
Neste contexto, abaixo levantamos alguns pontos muito importantes, para você colocar em prática e aplicar na sua empresa.
Vamos lá, confira!
É necessário que as empresas consigam ver o real valor e a importância do plano estratégico e de seus benefícios, para terem sucesso em suas ações dentro da CIA.
A partir deste ponto, precisam reunir as informações dos seus pontos fracos e fortes, integrar e planificar as ações que devem ser definidas em relação aos problemas identificados, criando regras a serem seguidas.
Diretrizes que apoiem na formatação do planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, que possam agregar valor nas tomadas de decisões e ajudar a empresa em todo instante que precisar.
E uma destas diretrizes dentro do plano estratégico é a automação inteligente do crédito dentro da empresa.
O foco do plano estratégico é prever e antecipar as reais necessidades da empresa, promovendo repostas rápidas e eficazes para a CIA possa controlar os riscos e incertezas que ela esteja vivendo no momento. O plano precisa gerar uma direção considerada ágil e assertiva para a empresa, por isso a ideia de um plano estruturado não é somente criar regras e sair aplicando.
É preciso pensar com cuidado e ter com cautela, para organizar as ideias, tornando-as totalmente funcional e operacionais, apoiando desde a cúpula da CIA, trazendo direcionamento racionais para as ações de nível gerencial e outras lideranças.
Dentro deste artigo preparamos 6 pontos chaves para aplicação prática:
1. Conceito do planejamento estratégico
Aqui podemos citar o que está na teoria e se aplica muito bem, Drucker (1962, p. 131) explica que “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.
O planejamento tem sido um dos mais importantes assuntos das ciências administrativas. Aqui explica um dos patronos da área, Fayol (apud Mintzberg, 1949, p. 43)3 a própria expressão “administrar significa olhar para a frente”.
2. Conceito da estratégia
Na literatura, Mintzberg (2004, p. 34) destaca que: “As estratégias se referem às coisas importantes, as táticas, a simples detalhes”. Podemos ressaltar que a estratégia é a posição que a empresa precisa ter em relação aos seus portfólios de determinados produtos, serviços e os mercados que atendem, de uma forma eficaz para agirem e de fazerem suas atividades.
O foco é fazer com que a estratégia defina as ações que serão colocadas em prática para atingir os objetivos almejados pela CIA e todos os desafios possam ser vencidos com os custos enxutos e o lucro eminente, sem perde-lo de vista.
3. Por que ter um plano estratégico financeiro?
O plano estratégico financeiro vai analisar detalhadamente todo o plano de negócios da, vai analisar se os objetivos estratégicos traçados na empresa, são factíveis de ser colocados em práticas e suas metas serem atingida dentro do fluxo financeiro.
4. Por que a empresa tem que planejar?
O fato da empresa ter que planejar, altera diretamente o comportamento das pessoas.
E para ter sucesso no plano a ser organizado, a empresa tem que estar ciente que vai precisar orientar mais as pessoas, fazer treinamentos contínuos, substituir pessoas, fazer a famosa dança das cadeiras “colocar a pessoa no lugar certo”, avaliações continuas, entre outras questões que fazem parte do planejamento.
Podem ser consideradas para acelerar as mudanças, ferramentas e tecnologias que podem permitir uma evolução considerável dentro da empresa, tanto dos conhecimentos novos, quanto as maneiras novas de realizar as atividades e para ajudar na gestão.
A cultura da empresa também muda em relação as suas responsabilidades, desde os níveis de autoridade, comunicações internas e quanto as medidas e técnicas de descentralizações de poderes.
5. Onde a automação inteligente e as políticas de crédito encaixam no plano estratégico?
Vejamos o que diz um estudo feito pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. Segundo ela, os bancos seguraram a mão nas concessões de crédito durante o início da crise, para minimizar o impacto. Com essa tática, as instituições financeiras conseguiram acumular um adicional de capital por volta de R$ 300 bilhões.
No entanto, não se trata de sair cortando crédito de todo mundo. Cada situação exige um tipo de ação e uma política de crédito específica. Cabe a equipe que está criando o plano estratégico, desenvolver respostas de acordo com possibilidades de sucesso ou ameaças.
Pesquisar e entender quem é o melhor público para vender e faturar, é vital para que se tenha resultados positivos. Vale ressaltar também que as empresas podem ter mais de uma política de crédito.
Isso vai depender do modelo de negócio adotado, tamanho, objetivos e até uma avaliação do histórico de concessões já realizadas.
6. Planejamento financeiro: como organizar as finanças da sua empresa?
Para que o seu negocio flua, independente do seu tamanho, é necessário ter um planejamento bem estruturado.
E para isso não quer dizer que sua empresa precisar viver cortando cada centavo. Vida financeira organizada é muito mais inteligente do que deixar de gastar com o que é importante e necessário para a sobrevivência saudável da sua CIA.
Muitas empresas as vezes ficam perdidas quando se trata do assunto organização financeira ou planejamento financeiro, no qual isso é visto como normal, pois ninguém nasce especialista em finanças.
Para ter sucesso nesta área é preciso estar sempre aberto a aprender e de forma incansável. Sua empresa tem problemas reais como qualquer outra empresa, quer entender como funciona este processo?
Você está no lugar certo, nossa equipe de consultores especializados pode ajudar você a compreender e sua empresa passa a ter um padrão para tudo no setor financeiro, comercial e outras áreas que dependem de uma organização e automação estruturada.
Por isso precisamos equilibrar nossos comportamentos?
Se queremos ser profissionais imprescindíveis para nossas CIAS, em um presente desafiador e um futuro incerto, precisamos equilibrar nossos comportamentos e buscarmos soluções que nos permitam gerir a carteira de clientes.
Com a segurança necessária para mantermos os números projetados, rapidez de aprovação que o mercado exige, sobre a economia imposta, por nossas estruturas de custos que apoiam as vendas, no qual é o verdadeiro objetivo da automação e analise de crédito.
Então, deseja ter esses recursos na sua empresa e aprimorar a sua gestão de crédito? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!