Confira as diferenças entre o cadastro positivo e o score de crédito, além de como eles podem auxiliar no momento da avaliação e concessão de crédito.
Como funciona o score e o cadastro positivo na prática?
Um dos grandes receios das empresas atualmente está no momento da concessão de crédito. Como saber se aquela pessoa ou negócio, realmente irá arcar com o compromisso assumido? Para te ajudar a tomar a melhor decisão, existe o Score e o Cadastro Positivo.
Eles são meios que podem auxiliar no momento de análise e concessão de crédito, com o objetivo de reduzir as suas chances de sofrer com a inadimplência.
Nesse artigo, você vai descobrir mais sobre o score e o cadastro positivo, como eles atuam e suas diferenças. Vamos lá?
O que é o Score, afinal?
O Score de crédito, nada mais é do que uma pontuação dada a pessoas físicas e jurídicas. Essa métrica avalia o nível de risco ao se fazer negócio com um determinado consumidor, tomando como base o seu comportamento, histórico financeiro e relacionamento com o mercado, além de um amplo conjunto de dados.
É por meio dessa pontuação que é possível entender melhor o perfil financeiro das empresas quando o assunto envolve o pagamento em dia das contas. Entre as diferentes variáveis que pesam no cálculo do Score de crédito, algumas delas são:
- existência de dívidas vencidas negativadas;
- cadastro positivo devidamente aberto;
- dados cadastrais atualizados;
- registros de pagamento de contas em dia;
- avaliações de crédito frequentes;
- existência de processos judiciais envolvendo a empresa;
- cadastro de emissão de cheques sem fundo, entre outras.
Diante disso, fica claro que as empresas que utilizam essa ferramenta como um dos fatores para decidir se irão conceder ou não o crédito a um cliente têm muito mais condições de evitar calotes, atrasos em pagamentos e outros problemas desse tipo em suas atividades.
Na prática, como ele funciona?
No Score de crédito, quanto maior a pontuação menor as chances do cliente em se tornar inadimplente e mais seguro é realizar negócios com ele.
A classificação funciona da seguinte forma:
- 0 a 300 pontos: alta probabilidade de inadimplência alta;
- de 300 a 700 pontos: risco moderado de inadimplência;
- acima de 700 pontos: chances baixas de inadimplência.
As três faixas de score de crédito apresentadas servem para que a empresa mensure os riscos de se realizar negócios com o cliente. Evidentemente, a decisão não pode se pautar unicamente no score de crédito, embora ele sirva como um grande indicativo do que se pode esperar desse cliente.
E cadastro positivo, o que é?
Já o cadastro positivo corresponde a um banco de dados com as informações do histórico financeiro do consumidor, de modo a descrever os seus hábitos de pagamentos.
Na prática, ele atua como uma espécie de currículum financeiro das empresas e pessoas físicas. Com ele é possível consultar o histórico de dívidas do negócio que você está negociando, se foram pagas ou estão em aberto.
Com a implementação desse cadastro, todos os CPFs e CNPJs fazem parte, automaticamente, da listagem. As informações são enviadas pelas próprias gestoras de dados, como Serasa e SPC, e pelas empresas. Porém, a qualquer momento, você pode solicitar a sua exclusão – ou da sua empresa – do cadastro de forma gratuita.
É importante ressaltar que apenas as informações de pagamento que envolvam risco financeiro, e operações de crédito e consumo, poderão ser visualizadas. O acesso à pontuação de crédito continua restrita às avaliações de concessão.
Dados sensíveis e o sigilo bancário são preservados, assim como todas as exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Quais as diferenças entre Score e cadastro positivo para as empresas
Apesar do score de crédito fazer parte do cadastro positivo, eles atuam de forma diferenciada, porém complementares. Ao consultar a pontuação de crédito de um cliente, você terá acesso tanto às restrições quanto ao histórico de pagamentos dos últimos 12 meses.
Dessa forma, todas as contas pagas em dia poderão ser consideradas e a empresa, ou consumidor, construirá aos poucos um histórico de bom pagador. Quanto mais informações positivas ele tiver, maiores serão as chances de aumentar a pontuação de crédito.
Isso é muito interessante para aqueles momentos em que o cliente deseja negociar as condições de pagamento, como as taxas de juros, por exemplo.
A tendência é que, com o passar do tempo, o índice de inadimplência diminua, fortalecendo a confiança entre empresários e consumidores.
Quer saber como a Deps pode te ajudar na análise e concessão de crédito?
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