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Como manter a base de dados de cliente atualizada?

Após 4 anos da criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), 56% das pessoas afirmam deixar de utilizar algum serviço de Internet por conta da falta de segurança e proteção dos seus dados. E como a LGPD é para todos, cabe às empresas manterem sua base de dados atualizada com a segurança que a lei prevê aos clientes, já que para a atividade de negócios ter e aplicar os dados é fundamental.

No entanto, no descompasso dos usuários, as empresas apresentam um baixo interesse e aplicação do tema, já que apenas 32% indica ter uma política de dados aplicada, 30% afirma realizar testes de segurança contra vazamentos e 13% elabora algum relatório de impacto à proteção de dados.

A informação surge da pesquisa sobre a privacidade e proteção de dados pessoais de 2021, que avaliou a perspectivas de indivíduos, empresas e organizações públicas no Brasil.

Sabendo dessas obrigações e necessidades, nós separamos algumas dicas para você manter sua base de dados atualizada e em conformidade com a LGPD.

Reveja a forma de cadastro dos dados

Primeiramente, saiba que antes de iniciar uma higienização de base de dados é preciso entender como essa base de dados é construída e até torná-la mais eficiente e dinâmica. Para começar, é preciso contar com o apoio da tecnologia, seja de desenvolvimento próprio ou de terceiros para captação, tratamento, segmentação e armazenamento de todos os dados.

Em seguida, é necessário rever que informações, foram, estão sendo e serão armazenadas conforme a necessidade. Para uma base de dados ser útil ela precisa proporcionar a compreensão de quem já faz parte da base e é cliente, segmentando ele conforme perfil de compra, local de entrega e outros fatores relevantes.

Nesse caso, a prospecção e não menos importante, seria o passo após os demais, já que com a casa em ordem é mais fácil identificar os padrões de clientes que mais geram receitas e bons negócios para a empresa. Com isso, é mais fácil ser assertivo na concessão de crédito, prazos e condições.

Com isso, é possível analisar os dados dos clientes, mas identificar e planejar mudanças no relacionamento com o público depende muito de que dados se tem para isso.

 

Informações certas para ações certas

Algumas das informações mais pertinentes devem ser solicitadas, mas, no geral, no cadastro para ser seu cliente, ele ter os seguintes campos para preencher:

  • nome;
  • endereço de e-mail;
  • números de telefone;
  • endereço;
  • CPF ou CNPJ;
  • data de aniversário;
  • profissão;
  • assuntos de interesse;
  • preferências por contato.

Cada informação foi ou será útil em diferentes oportunidades. Um exemplo é a data de nascimento que serve para mandar os parabéns aos clientes no dia do aniversário. Sem isso, não será possível.

Mas como esses dados não são referentes a operação, é preferível deixá-los como opcionais para preenchimento, pois podem ajudar a entender mais sobre quem trabalha com você.

Soluções para gestão da base de dados

A gestão na prática indica que a área de coleta, armazenamento e análise dados precisa dispor de mecanismo úteis para atualização cadastral de seus clientes. Afinal, as informações mudam com o tempo e precisam de uma revisão a fim de torná-las adequadas ao uso diário. Veja algumas ideias de soluções:

 

●     Padronize e organize os dados

Como já citamos, é preciso elencar os dados a serem captados conforme a necessidade para estar na lei e também para proporcionar bons negócios aos clientes e aos colaboradores.  Essa padronização são os elementos imprescindíveis para uma boa gestão. Informações imprecisas ou incompletas atrapalham a análise para tomada de decisões.

 

●     Cuide da segurança dos dados

A LGPD está em vigor desde 2019 para empresas e pessoas de todas as áreas e segmentos. Nesse cenário o seu “eu” profissional assume uma postura profissional para lidar com o futuro dos dados de alguém. E para isso, um sistema de segurança faria a diferença, validando os dados cadastrados, compactuando com a legalidade e com o armazenamento.

Você e nem a sua empresa querem ter dados expostos na internet, além do mais que hoje em dia as empresas estão expostas na vitrine virtual com teto de vidro, não é mesmo? Pensando nisso, na era digital, a segurança é mais do que necessária.

Seguindo essas dicas você terá um maior controle de base de dados de clientes, por consequência poderá potencializar as vendas e atendimento ao consumidor. Isso faz com que o seu negócio aplique um bom marketing de relacionamento, que possibilita fidelizar o público.

 

●     Conte com uma ferramenta de gestão

Tecnologia e dados atualizados combinam demais! De fato, o tech chegou para ficar e fazer parte das nossas vidas e das rotinas dos negócios, não é mesmo? Por isso, encontrar uma solução de gestão de dados para a sua empresa se faz necessário para otimizar tempo e recursos humanos aplicados.

A solução pode envolver cadastro, análise, até armazenamento e atualização de dados. Seria a otimização do trabalho das equipes, que poderiam fazer mais com o mesmo tempo de trabalho, reduzindo os esforços por meio da automação.

Estruture a sua base de dados conforme a LGPD com a Deps

Lembre-se de que, em certos casos, não será sua organização que trabalhará diretamente com os dados, para isso tenha informações capturadas de acordo com as bases legais de proteção ao crédito, consentimento e legítimo interesse da Lei Geral de Proteção de Dados.

Contamos com vasta experiência na área de análise de crédito e dados da Deps. Aqui a gente facilita processos de concessão de crédito, avaliação de riscos, análise de perfil dos clientes do seu negócio e atualização de dados.

Conheça o Deps Higieniza e faça uma higienização na sua base de dados.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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