Fale com um especialista

Relatórios gerenciais: qual sua importância e como utilizá-los dentro da empresa

Uma boa gestão, hoje, precisa de bons dados para embasar decisões. E boas decisões dependem de bons relatórios, com os levantamentos de dados certos para o seu negócio. Por isso, além de gráficos bonitos, os relatórios gerenciais precisam repassar informações úteis para virarem parte da estratégia das empresas.

A alta gestão necessita de dados claros e precisos sobre os negócios. Segundo estudo, cerca de 97% dos empresários indicam tomar as suas decisões baseadas em dados. Então, além de relatórios de contas a pagar e a receber, todas as áreas precisam compreender melhor os critérios de gestão e tomar decisões de maneira assertiva sobre o presente e também o futuro.

Quer saber quais são os principais relatórios gerenciais e como eles são estratégicos para a sua empresa no mercado? Confira os 6 tipos de relatórios mais comuns nas empresas.

 

O que são relatórios gerenciais?

Bom, já sabemos que a informação pode mudar o mundo. Só que quando falamos de negócios, os dados podem mudar até os próximos passos das empresas do dia para a noite. Cabe à gestão estar a par destes movimentos por meio de relatórios gerenciais.

Os relatórios são documentos gerados com certa periodicidade e que reúnem indicadores de atividades, processos e áreas da empresa envolvidas em ações e resultados atingidos. E o período geral é bem importante para possibilitar comparação de dados anteriores e projeções para o futuro.

Conheças os 6 tipos de relatório mais comuns nas empresas

Confira a seleção dos relatórios mais comuns nas empresas e quais dados estratégicos eles fornecem para a gestão da sua empresa.

 

1 – Relatório de fluxo de caixa

Um dos mais conhecidos do mercado, o fluxo de caixa apresenta o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa no período analisado: dia, semana, mês, ano etc.

Além disso, ele pode ser estruturado de modo a prever todas as entradas e saídas futuras do caixa da sua empresa, permitindo um planejamento financeiro adequado conforme a disponibilidade de recursos.

 

2 – Relatório DRE

A sigla DRE é uma abreviação de Demonstrativo de Resultados do Exercício. Esse relatório gerencial é muito importante para as empresas por prezar pela informação além das movimentações financeiras. O DRE avalia a lucratividade de um negócio.

Em resumo, o relatório detalha as áreas e como elas impactam o orçamento de uma empresa. Inclusive, indicando possíveis prejuízos a fim de evitar maiores impactos na saúde financeira da sua empresa.

cta

3 – Relatório balanço patrimonial

Esse relatório ganha destaque por ser um dos mais usados pelas empresas. O balanço financeiro apresenta ativos e passivos do seu negócio, incluindo bens e também obrigações financeiras (os temidos impostos).

Com os dados desse relatório é possível entender se a empresa está endividada e se a dívida pode, inclusive, ser quitada com algum bem que possua.

 

4 – Relatório de vendas

Chegou a vez do relatório da área comercial, que inclui a área que geralmente movimenta a empresa e faz entrar dinheiro em caixa no negócio. Aqui há uma infinidade de relatórios e indicadores que podem ser apresentados. Veja alguns deles:

  • total de vendas realizadas;
  • ticket médio e curva ABC;
  • compra por estado.

Além de dados concretos, os relatórios permitem projeção de vendas e indicação de dados para diferentes áreas. Um exemplo é a logística que pode precisar otimizar o trabalho em determinados meses devido à alta demanda pelos produtos.

 

5 – Relatório de estoque

Os dados de estoque de uma empresa ditam os rumos dos trabalhos de diferentes áreas, como compras e vendas. Por isso, o relatório de estoque é fundamental para garantir produtos no mercado com pequenas margens de perda e quebra.

 

6 – Relatório de satisfação do cliente

Aquela máxima de que cliente satisfeito é sinônimo de bons negócios nunca foi tão real. E o relatório de satisfação do cliente vem para materializar essas expressões isoladas e dados pertinentes aos negócios.

Sejam com indicadores de pesquisa ao final de um atendimento (telefone ou plataforma de mensagens) ou em formato NPS Net Promoter Score, com indicadores de 1 a 100 sobre como você tem atendido os seus clientes.

E lembrando que atendimento é tudo, dúvidas pré-venda, durante a venda e no pós-venda devem sempre ser esclarecidas.

 

7 –  Bônus: Relatório de inadimplência

Um indicador superimportante para as empresas e pouco avaliado na questão estratégica e de gestão é o Relatório de inadimplência. Baixos números de inadimplentes significa boa carteira de clientes, mais certeza na previsão de retorno de pagamento e menos custos para cobrar dívidas ativas.

 

Relatórios customizados: o seu diferencial de mercado

Já pensou em ter todos esses relatórios em um só lugar? Alimentados de forma automática pelos sistemas da sua empresa, com dados claros e acessíveis que podem ser acessados pela gestão de onde estiver. Se você gostou dessa ideia, confira como aplicá-la na gestão da sua empresa.

CTA 02 03 2022

Aplique tecnologia na sua gestão com a Deps

A gestão da sua empresa está pronta para dar o próximo passo? Caso esteja, conte com o apoio das soluções da Deps. Contamos com a possibilidade de aplicação de sistemas customizados, prontos para mostrar para você e o seu negócio os dados que fazem a diferença no dia a dia da empresa.

Conheça a Deps Net e conecte ela com o ERP da sua empresa. Interligue dados e proporcione automação de relatórios em atividades como a análise de crédito e aprovações de novos clientes.

Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes