Entenda os sinais de inadimplência no médio e longo prazo

Entenda os sinais de inadimplência no médio e longo prazo. No mundo dos negócios, descumprir com pagamentos é algo que pode acontecer e causar diversos impactos nas finanças de uma empresa. Por isso, as empresas devem estar atentos aos sinais da inadimplência de clientes.

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Eles podem ser utilizados como medidas proativas para prevenir que os problemas financeiros do devedor afetem seu fluxo de caixa.

Pensando nisso, reunimos neste post os principais aspectos para você entender os sinais de inadimplência no médio e longo prazo e que facilitam a identificação daqueles clientes com potencial para deixar de cumprir com as obrigações financeiras.

Vamos lá?

Mudança repentina na forma de pagamento

Uma atenção deve ser dedicada aos clientes que mudem de repente a forma de pagamento. Principalmente àqueles com um histórico de relação sólida de negócios, que pagam regularmente e sempre dentro do prazo. Essa é uma realidade presente, entretanto, ainda assim é possível que eventualmente eles passem por dificuldades financeiras.

Os pagamentos parciais repentinos de empresas que sempre pagaram o montante total também podem apontar um problema. Caso note um funcionário responsável pelas contas a pagar, ou um diretor de empresa que subtamente não esteja disponível — seja por telefone ou e-mail — é outra bandeira vermelha. Portanto, esteja atento a esses sinais.

Contestação de transações antigas

Um cliente que descobriu problemas súbitos de qualidade com os bens ou serviços recebidos ou realizados há algum tempo pode ser outro sinal de alerta precoce.

Quaisquer disputas — como protesto de cobranças excedentes ou queixa de uma escassez de mercadorias entregues — não realizadas dentro de um prazo razoável após a entrega devem ser suspeitas.

Quebra das promessas de pagamento

Quando clientes são contatados por falta ou atrasos nos pagamentos, é comum que eles ofereçam uma variedade de desculpas, tais como: “houve um problema de sistema ou arquivo”, “a pessoa da área de contas a pagar tirou férias” ou simplesmente “esquecemos de enviar o pagamento”.

Um fornecedor deve ver a quebra de promessas de pagamento como uma cortina de fumaça para mascarar a possível inadimplência que surgiu no período. É sempre válido ter atenção redobrada nesses casos.

Registro de Pendências Financeiras (Pefin)

Um vendedor ou empresário que tenha relação simbiótica com outra empresa — em que ambas as partes precisem umas das outras — pode ser mais compreensivo com esse tipo de situação. De toda forma, as empresas devem determinar se podem continuar a assumir os riscos associados à continuação do serviço prestado a clientes com existência de anotações de Pendencias Financeiras (anotações no Pefin).

Em última análise, pode ser preciso instituir uma exigência de pagamento em dinheiro nas suas relações com essas empresas. A existência de registros de dívidas não pagas pode ser indício de algo ruim acontecendo. Porém, o mais importante é que tudo seja feito com ponderação e baseado em relacionamentos de confiança.

Alteração no tamanho dos pedidos

Se um cliente encomendar uma grande quantidade de produtos, não compatível com suas ordens típicas ou com a época do ano, isso pode anunciar um problema. Uma ordem de pedido maior do que o normal requer um inquérito indireto de boa qualidade.

Um pedido excepcionalmente grande pode indicar que o cliente, o qual provavelmente não consegue obter crédito de outro fornecedor, está manipulando o relacionamento existente. Além disso, se o tamanho dos pedidos, ou solicitação dos seus serviços, for reduzido drasticamente, pode indicar que o cliente esta com problemas de fluxo de caixa.

Uma vez que os proprietários de empresas detectem alguns desses sinais de alerta de inadimplência, eles têm várias opções.

Por isso, manter uma estreita comunicação com os clientes é crucial, especialmente com aqueles antigos, que podem estar em dificuldade temporária. Recomendamos que você adote procedimentos que agilizem a gestão do crédito e das finanças. Assim, parametrizará os indicadores de inadimplência de clientes que sua empresa deve mensurar.

Entre esses procedimentos, indicamos a utilização de uma ferramenta para a análise de crédito. Esse tipo de motores de crédito informam ao fornecedor sobre qualquer alteração no comportamento do cliente junto ao mercado.

Para reduzir o índice de inadimplência de uma empresa é preciso limitar a concessão de crédito para clientes de alto risco — não adianta ter um grande volume de vendas se depois for necessário fazer cobranças.

Saiba como tomar decisões com base nos dados do relatório de inadimplência?

Isso porque, quando há um alto índice de devedores para retomar a liquidez, a empresa pode precisar criar um setor próprio de cobrança, terceirizar o processo ou vender a carteira de crédito para empresas especializadas em negociações.

Os relatórios de inadimplência reduzem os riscos do seu negócio, mas devem ser produzidos com eficácia, prioritariamente por meio da tecnologia.

Para isso, existem sistemas de gestão que automatizam rotinas e aumentam a acurácia e a segurança da apuração, além de facilitar o armazenamento e a visualização dos dados. Sem um sistema adequado, é muito mais oneroso gerir as informações necessárias para amparar a tomada de decisão do negócio.

Além disso, a empresa deve criar uma política de crédito personalizada, que tenha rígidos critérios para clientes de alto risco, mas que também seja flexível para clientes com cadastro positivo.

A recuperação de crédito pode ser uma ação que complementa a análise do relatório de inadimplência. Ela melhora a capacidade de pagamento do cliente e pode ser usada a favor do aumento das vendas no negócio.

Portanto, o índice de inadimplência é uma métrica muito importante para qualquer negócio baseado em vendas e na concessão de crédito aos consumidores. Além de reger as decisões de vendas e financiamentos, o relatório de inadimplência permite que a sua empresa possa criar um planejamento super eficiente acerca da sua própria capacidade de arcar com compromissos financeiros.

Agora que você sabe sobre os sinais de inadimplência e também a importância do relatório de inadimplência para a liquidez do seu fluxo de caixa e para o aumento do seu volume de vendas, entre em contato com a Deps Tecnologia e veja como podemos ajudar a sua empresa.

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Até mais!

Cristoffer Medeiros

Deps – Além da análise de crédito

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