A política de crédito se faz útil para diversas finalidades nos negócios. Minimizar riscos de inadimplência, aumentar número de clientes, tudo vai depender da necessidade da companhia. Varia conforme definição dos objetivos.
Mas é importante destacar que a política de crédito também pode se tornar parte da estratégia de faturamento da empresa. Quando se definem regras para financiamentos flexíveis em momentos de baixa do mercado, por exemplo. Essa é uma manobra de atração de clientes feitas dentro do recurso, ampliando o volume de vendas.
Somada a dados financeiros e históricos, potencializa a descoberta dos melhores perfis para formação da carteira de clientes da empresa. E como a venda a prazo é uma modalidade comum no mercado, deve ser realizada com segurança, eliminando riscos.
Continue a leitura e aplique estas boas práticas de gestão na sua empresa.
O que é uma política de crédito eficiente?
Em muitas empresas o critério utilizado para definir se o crédito será concedido ou não, refere-se ao conhecimento pessoal. Seja da visão que a empresa, ou seus gestores ou diretores, têm a respeito dos clientes.
O analista tem em mãos um guia que direciona as decisões a serem tomadas, fugindo de possíveis ameaças e encontrando possibilidades. Isso não é só um recurso essencial para a segurança financeira, como também estimula o crescimento da empresa. Mas apesar de ser tão necessária, muitas empresas cometem o erro de não a levar a sério. Não como deveriam, pelo menos.
No ambiente atual, muitas instituições realizam as operações de crédito com o critério relacionado ao conhecimento pessoal de cada analista. Algo que representa alto risco para os negócios. A falta de uma avaliação criteriosa impossibilita identificar potenciais perigos ou induz ao erro de perder clientes pagadores.
A política de crédito é um documento com uma série de critérios e condições definidas pela empresa para aprovar ou negar a concessão de crédito. As informações da política de crédito, juntamente com os dados financeiros e histórico dos clientes, são utilizadas para identificar qual é o perfil mais apropriado para formar a carteira da empresa.
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