/
/
Saiba como agilizar as liberações de crédito da sua empresa

Saiba como agilizar as liberações de crédito da sua empresa

A análise de crédito assertiva para as liberações de vendas, é uma tarefa indispensável para o sucesso da sua empresa. Ela diminui os riscos de problemas como a inadimplência, incrementa a segurança do negócio como um todo e contribui para aumentar a produtividade dos negócios.

A melhora dos resultados e o aperfeiçoamento da qualidade das vendas e dos serviços prestados serão alcançados se a empresa tiver cautela. Afinal, a saúde financeira do negócio deve ser a prioridade do gestor — e para alcançar esse patamar é essencial controlar as taxas de inadimplência do seu negócio.

Para muitas empresas, porém, isso pode significar um processo demorado e que consome recursos. O aumento da produtividade por meio de uma análise mais adequada e segura, por sua vez, é algo possível e rápido por meio da automação da tarefa.

Veja a seguir como agilizar as liberações de crédito da sua empresa. Vamos lá? 

1. Tempo de resposta reduzido

Uma análise de crédito leva em consideração diversos fatores que indicam o risco de ofertar crédito. Entre os mais importantes, estão:

  • Situação atual;
  • Histórico de pagamento;
  • Capacidade financeira.

Quando isso é feito manualmente, a análise se torna subjetiva e o tempo de resposta para solicitação de crédito pode demorar bastante.

Dependendo das condições de quem solicita crédito e do volume de pedidos, dar conta de tudo isso gasta um tempo considerável que prejudica a produtividade da equipe.

Com a automação da análise de crédito, por outro lado, o tempo de resposta cai consideravelmente. Basta definir parâmetros específicos para a análise de dados e, a partir daí, o resultado é obtido com eficiência e precisão.

2. Menos custos com análise manual

A produtividade de uma empresa está diretamente relacionada às finanças do negócio: quanto mais produtivo ele é, menos custos tem. Com a automação da análise de crédito, portanto, há uma diminuição de custos em relação à análise manual.

cta analise de credito 003

Em primeiro lugar, essa diminuição acontece porque há menor necessidade de expandir o número de pessoas trabalhando na análise de crédito.

Além disso, quanto menos tempo a empresa gasta para dar resposta à solicitação, mais cedo o cliente pode consumir, gerando recursos para o negócio.

Isso diminui, consequentemente, o custo envolvido para fazer com que o cliente comece a investir na sua empresa.

3. O crédito é liberado com mais segurança

Conceder crédito para os clientes é algo que precisa ser feito com muita segurança. Afinal, um deslize pode significar o aumento da inadimplência e a complicação das finanças do negócio.

Com a análise de crédito manual, a empresa fica mais sujeito a erros devido a considerações incorretas sobre os fatores-chave, por exemplo.

Com a análise automatizada, por sua vez, essa possibilidade diminui consideravelmente. Além de menos riscos, um número menor de erros significa menor necessidade de retrabalhos e reavaliações, o que garante maior produtividade.

4. Mais capacidade de concessão de crédito para a empresa

A verdade é que a automação da análise de crédito gera um ciclo de produtividade do negócio: quanto mais solicitações são analisadas por esse meio, maior é a capacidade de análise do negócio. Ao definir parâmetros de decisão automática, por exemplo, a empresa abre espaço para que novas análises mais complexas aconteçam.

Além disso, como diminui a subjetividade envolvida na decisão, o processo fica mais simples, colaborando para que mais crédito seja analisado. Como você viu, a automação da análise de crédito ajuda a diminuir o tempo de resposta, os custos envolvidos e também os riscos de erros.

Como resultado, essa abordagem permite que a empresa analise cada vez mais crédito dentro do mesmo tempo — o que é justamente o conceito de produtividade.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da empresa, que tal ficar por dentro de outras dicas para melhorar sua gestão de crédito?

A Deps Tecnologia conta com uma equipe de especialistas devidamente preparada, de acordo a LGPD, para implementar a higienização da sua base de dados, por meio da captura, enriquecimento, tratamento ou normalização de informações para uso estratégico do seu negócio.

Gostou do que viu? Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

POLITICA DE CREDITOS

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.