Organizamos aqui algumas orientações importantes que o CEO da Deps, o cientista de dados Cristoffer Medeiros considera primordiais na gestão e automação de crédito. Baseadas na sua experiência de mercado sobre gestão de crédito e anos de vivência e estudos sobre a inteligência por trás dos algoritmos nesta área, vamos mostrar a você as principais dores que indicam que este é o momento da sua empresa automatizar os processos e começar a tomar as melhores decisões.
É por isso que abordamos estes pontos em como aprimorar as práticas em seu negócio sobre a gestão e análise de crédito e por que a sua empresa deve automatizar.
Vamos lá?
Sobre as consultas duplicadas
Nas operações que não existe um controle que evite as duplicidades de consultas, torna-se recorrente o efeito “bola de neve” na empresa, os analistas geralmente não se dão conta, ou não faz parte da rotina deles. Com a gestão e a automação de crédito, ficará fácil fazer este controle, pois existe um processo e reaproveitamento das informações sem perder o potencial dos dados.
Com todo o processo implementado o seu negócio torna-se ainda mais eficiente em suas transações financeiras. Pois, não há necessidade de comprar uma nova consulta de um CNPJ ou CPF se aquele cliente já foi analisado e validado pelo processo. Por isso, é importante pensar em automatizar sua operação, você poderá ter uma economia considerável em seus custos com informações cadastrais.
Padronização dos processos
Sabemos que um gestor ou analista de crédito com mais tempo de vivencia no setor de crédito, será mais assertivo em suas previsões, mas também sabemos que quando as análises sao todas manuais, pode ocorrer interpretações ou fatores externos e pessoais que podem influenciar nas decisões.
Com os processos automatizados através de uma plataforma segura, todas as suas decisões de crédito serão padronizadas, seus analistas de crédito podem se tornar gestores e terão mais tempo para pensar sobre aqueles pedidos especiais que precisam de mais interação humana.
Treine a sua equipe
Toda a equipe deve estar sintonizada em relação à importância de promover um atendimento humanizado – e isso só se consegue com treinamento. A nossa sugestão é que essa capacitação foque em dois aspectos.
O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de soft skills. Muito mais do que elaborar um roteiro contendo um passo a passo do que fazer em casos específicos, é essencial treinar a sua equipe para que ela seja capaz de demonstrar empatia ao longo de todo o atendimento.
Os chamados “soft skills”, que envolvem o pensamento crítico, a postura compreensiva e o trabalho em equipe, podem ser desenvolvidos por meio recursos pedagógicos como o “role play”, uma espécie de encenação que simula uma situação real e em que cada participante assume um papel específico. A equipe tem oportunidade de observar e ser observada em situações específicas e desafiadoras, permitindo a reflexão.
O segundo aspecto diz respeito à comunicação. Quando se trata de concessão de crédito, dependendo do negócio, estamos lidando com um sonho do cliente – seja um carro, uma viagem ou a solução de um problema. É muito importante trabalhar a linguagem com a qual os colaboradores se dirigem ao público-alvo.
Agilidade nos processos de análise de crédito
O processo manual de concessão de crédito costuma ser demorado. É dessa forma porque o analista precisa acessar a plataforma de cada uma das financeiras contratadas, registrar os dados (em algumas empresas é feito em planilhas), cruzar as informações e avaliar.
A lentidão não favorece a empresa, pois o cliente pode fazer a solicitação no concorrente e ter a aprovação mais rápido.
O sistema de análise de crédito faz todo esse processo de maneira ágil e entrega os resultados em poucos minutos. Dessa forma, o analista pode fazer a análise de diversos clientes em um único dia.
Produtividade
Ao eliminar os processos manuais a empresa ganha produtividade. Etapas complexas, mas necessárias, como a reanálise de crédito, exigem muito tempo do analista.
Além disso, em um processo manual, é impossível fazer mais de uma análise ao mesmo tempo. O sistema de análise de crédito pode ser configurado para fazer a reanálise do crédito depois de um determinado tempo, definido pela empresa, e analisar mais de um perfil ao mesmo tempo.
Dessa forma, o analista tem tempo para resolver questões mais críticas, como a tratativa com clientes inadimplentes.
O padrão obtido na concessão de crédito é outra vantagem que merece destaque. Empresas grandes, com alto fluxo de vendas, podem acabar concedendo crédito a clientes inadimplentes, ou a se negar fazer negócios com os bons pagadores.
A plataforma inteligente, por outro lado, padroniza as decisões, permitindo que a empresa tenha em mãos uma análise clara do perfil da sua cartela de clientes. Isso também libera a sua mão de obra humana para outras funções dentro da empresa, uma vez que até 85% dos processos podem ser feito de forma independente e automatizada por nossa plataforma.
Reduz custos com a melhoria da gestão empresarial
Embora, em alguns casos, exista um investimento considerável, o retorno é rápido e garantido.
Todas as áreas da empresa são beneficiadas: comercial, marketing, finanças, logística, operacional etc.
A tecnologia permite automatizar tarefas, reduzindo o custo de mão de obra em atividades rotineiras e direcionando os colaboradores para ações que realmente agreguem valor para a empresa.
Um simples exemplo é adotar uma plataforma de análise de crédito e deixar de fazer os processos por meio de relatórios manuais ou preenchendo diversas planilhas eletrônicas.
Como você provavelmente já sabe, os custos gerados por erros operacionais também são representativos. Quanto mais tecnológico for o ambiente, porém, menor será a taxa de erro e de desperdício, gerando redução de custos.
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