Higienização de base dados: entenda como funciona e seus benefícios. A Higienização de base de dados consiste em verificar os repositórios de armazenamento de informações de terceiros ou até de dados proprietários, quanto aos requisitos de disponibilidade, confidencialidade, acessibilidade, qualidade, integridade e compliance.
Isso é exigido porque nem sempre os dados são armazenados com um padrão adequado, que facilita o correto tratamento durante o ciclo de vida da informação e, principalmente, permite a adoção de procedimentos como a automação de crédito.
Neste artigo, explicamos como funciona esse processo e as vantagens da higienização da base de dados para o seu negócio. Vamos lá?
Como funciona a higienização da base de dados?
A higienização da base de dados pode ocorrer de forma remota ou por meio de treinamento da equipe interna da empresa. O processo é personalizado, ou seja, a empresa consegue executá-lo de acordo com a necessidade do negócio e a disponibilidade dos dados.
O procedimento tem o objetivo de eliminar informações duplicadas, completar a base cadastral, remover espaços em branco e normalizar os dados.
Entretanto, para que o procedimento seja efetivo, é necessário ter um plano estruturado quanto à qualidade das informações disponíveis para lançamento, os repositórios pelos quais será possível consultar informações faltantes e tudo isso ainda precisa estar de acordo com as implicações impostas pela vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Por esse motivo, a higienização da base de dados deve ser executada por empresas especializadas, que têm conhecimento sobre as principais imposições da lei, mas também compreendem a importância de usar amplamente os dados para contemplar mais eficiência organizacional.
Quais as vantagens da higienização da base de dados para as empresas?
A higienização da base de dados é imprescindível para que as empresas tomem decisões mais acertadas sobre suas operações. Por exemplo, por meio desse processo é possível sincronizar a base de dados com o Sintegra e a Receita Federal e obter informações precisas sobre clientes e fornecedores.
Além disso, o processo permite a busca de formas de contato, como e-mail e telefone, para manter a comunicação ativa com os stakeholders do negócio.
Outra vantagem é possibilitar a classificação de grupos para criar estratégias personalizadas de ação. Por exemplo, a empresa pode segmentar pessoas físicas e jurídicas da sua base de dados para oferecer produtos e serviços mais adequados.
A empresa também terá informações quanto à situação do indivíduo cadastrado nos órgãos de proteção de crédito, o que pode aumentar a eficácia e a segurança dos processos.
Para a equipe de trabalho, fazer a higienização da base de dados significa remover dados duplicados e falhas em informações de contato.
Certamente, isso também se relaciona à produtividade, principalmente se a empresa adota procedimentos sistematizados, como a automação de crédito.
Uma equipe produtiva tem mais tempo para se dedicar ao core do negócio.
Além disso, a produtividade aumenta a satisfação no trabalho e melhora os resultados da empresa.
A Deps Tecnologia conta com uma equipe de especialistas devidamente preparada, de acordo a LGPD, para implementar a higienização da sua base de dados, por meio da captura, enriquecimento, tratamento ou normalização de informações para uso estratégico do seu negócio.
Por hoje, é tudo. Mas saiba que novidades fresquinhas sobre o universo financeiro por aqui! Se você ainda não conhece o DepsCast, o nosso podcast com conteúdos exclusivos, clica aqui. No episódio número 6, por exemplo, apresentamos dicas de como calcular a inadimplência. Está imperdível!
Até o próximo post!