/
/
O que a automação de crédito pode fazer pelos profissionais de finanças?

O que a automação de crédito pode fazer pelos profissionais de finanças?

Você sabe o que a automação de crédito pode fazer por você? Esse serviço é imprescindível para os empresários que desejam alavancar suas vendas, principalmente neste período conturbado da pandemia do novo corona vírus. Com ele é possível realizar uma melhor avaliação dos créditos que são concedidos aos seus clientes para evitar o aumento da inadimplência. 

Se houver aumento de pedidos, essas análises precisam ser rápidas para não comprometer o atendimento. Afinal, a área comercial fica sobrecarregada e pode perder muitas oportunidades de vendas. Por isso, conheça agora um pouco mais sobre o assunto e descubra os seus benefícios.

Vamos começar? 

O que é automação de crédito? 

A automação de crédito tem a finalidade de alinhar e padronizar os processos de cobranças e de concessão de crédito de um negócio. Nela estão inclusas as atividades operacionais, análise de relatórios gerenciais e até mesmo as tomadas de decisões. 

Dessa forma, o sistema permite o registro das transações e o acesso a todos os dados da organização com objetivo de proporcionar transparência no fluxo de trabalho. Logo, é preciso que os diferentes setores estejam integrados para a troca de informações, melhorando a comunicação e as resoluções dos problemas que surgirem. 

CTA horizontal 6

Como funciona a automação de crédito e de que forma ela pode ser operacionalizada?  

A automação de crédito não está ligada somente à área comercial. Ela beneficia o financeiro e a contabilidade porque torna tarefas manuais em automáticas e centraliza os dados para possíveis consultas.  

Por exemplo, ao implementar a automação de pagamentos, a geração de boletos e notas fiscais, a identificação de títulos, a baixa e a conciliação de valores começam a ser realizadas de forma muito mais rápida.

Além disso, com a parametrização do sistema, as informações de vendas sazonais, clientes que estão devendo e de rentabilidade são levantadas em questão de minutos pelo financeiro e pela contabilidade. O que é relevante, pois essa é uma ferramenta estratégica para o desempenho do negócio.

No entanto, é necessário mapear todos os processos financeiros para, depois, operacionalizá-los por meio de ferramentas direcionadas. Entre elas estão softwares especializados que centralizam os dados e facilitam os processos para que haja um fluxo preciso.

 O que a automação de crédito faz pelos profissionais de finanças e contabilidade? 

A automação da gestão de recebíveis descomplica os processos e os torna mais eficientes aos profissionais financeiros e contadores. Por isso, confira abaixo algumas rotinas que são facilitadas com essa solução. 

Ajuda a melhorar o fluxo de caixa 

Para que um negócio tenha saúde financeira positiva, é preciso que haja o fluxo de caixa. Aliás, o que auxilia muito nesse quesito são os relatórios minuciosos que demonstram recebíveis, custos, pendências, dentre outras informações que forem relevantes.  

Otimiza o controle

Os dados são fundamentais para a otimização da performance financeira e contábil. Com uma gestão de crédito automatizada, as informações são captadas por robôs. Dessa forma, sua manipulação é qualificada, contribuindo para um planejamento estratégico. 

Reduz as chances de erros 

Ao utilizar planilhas eletrônicas, haverá uma fonte de informações que dará suporte aos gestores e suas lideranças para que eles resolvam problemas ou tracem novos projetos. Ainda, isso conservará um número ilimitado de dados que serão manipulados pelo sistema de automação com o mínimo de chances de erros, já que a interferência humana será pequena

Aumenta a eficiência do time 

Os profissionais terão mais autonomia para atuarem de forma estratégica. Isso proporcionará mais eficiência e produtividade aos colaboradores, reduzirá erros e agilizará o processamento das informações, bem como suas avaliações. 

Analisa de forma confiável 

Eleva-se o nível das análises para que sigam a política de concessão de crédito, suas possibilidades e demandas. Desse modo, é possível simular diferentes cenários, considerando a ampliação de atividades, a alteração de perfil de clientes e a adequação econômica conforme a situação do país. 

Agora que você já entendeu o que é a automação de crédito, saiba que, para ser implementada, é preciso seguir um planejamento detalhado e estratégico. Ele deve ser baseado em dados e no controle dos responsáveis. Também é necessário mapear os processos financeiros e de crédito que serão automatizados.  

Para isso, é importante escolher uma boa solução, como a da Deps Tecnologia. Ela integra dados de diferentes fontes, controla a permissão por usuários, perfil e tipo de operação. Também classifica ou adota limite de crédito para cada cliente e automatiza tarefas e decisões de crédito, entre outras funções. 

Gostou do que a automação de crédito pode fazer por você e pelo seu negócio? Quer saber mais sobre essa solução e suas facilidades? Então entre em contato com nossa equipe e entenda ainda mais sobre o assunto!

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter