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Saiba como melhorar a rotina de análise de crédito da área financeira

Saiba como melhorar a rotina de análise de crédito da área financeira

Para a empresa ter uma boa performance é necessário realizar a análise de crédito para que haja segurança, redução dos índices de inadimplência e relacionamento agradável com os clientes. Afinal, antes de conceder um crédito ao seu consumidor, é preciso avaliar se ele terá condições de arcar com a dívida.

No entanto, para chegar a um resultado é aconselhável que a organização tenha processos bem planejados e executados seguindo as boas práticas do mercado, visto que essas informações são valiosas e garantirão o sucesso do negócio. Sendo assim, trouxemos neste post como melhorar a rotina da análise de crédito da área financeira.

Vamos lá? 

O que significa o processo de análise de crédito?

As instituições financeiras e estabelecimentos comerciais antes de concederem um crédito precisam se certificar de que os clientes conseguirão pagar por aquele produto ou serviço. Por isso, é realizada a análise de crédito, que é um processo de avaliação que oferece essa segurança aos empresários demonstrando se o comprador é um bom pagador.

Essa avaliação é feita sobre qualquer operação financeira, seja ela para pedir um cartão de crédito, aumentar o cheque especial, financiamentos, além de empréstimos, compras parceladas, abertura de conta em banco, entre outros.

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Como funciona na área financeira das empresas?

Os bancos de dados e a internet são fontes geradoras de informações em tempo real para agilizar esse procedimento e obter o retorno almejado.

Assim, a análise de crédito tem que ser eficiente e assertiva atendendo a todos os critérios que você verá em seguida:

  • informações sobre a profissão, renda, idade, estado civil, nome completo, endereço, CPF e RG;
  • a finalidade da solicitação de crédito para avaliar a necessidade do dinheiro;
  • valor do empréstimo para saber se ele pagará as prestações sem comprometer o orçamento mensal, logo, o perfil do cliente necessita ser compatível;
  • o histórico de relacionamento com outras instituições financeiras ou lojas para entender se honrou com as dívidas anteriores ou não;
  • a análise de patrimônio que será deixado como garantia para a aquisição do bem, dependendo do caso.

Se for pessoa jurídica, além desses dados também são considerados a receita e o lucro líquido. Ainda, o perfil de crédito da empresa, sendo o score físico e jurídico.

Como melhorar a rotina da análise de crédito da área financeira da empresa?

Seguir as boas práticas auxiliará na eficiência, assertividade e redução dos riscos. Portanto, é fundamental uma avaliação do cenário e dos impactos que podem gerar ao seu negócio. Para isso, a área financeira deve melhorar a sua rotina atuando conforme orientação abaixo.

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Tenha uma política de crédito alinhada ao negócio

Desenvolva uma política de crédito segundo o perfil e necessidade de sua empresa para que o processo seja confiável. Na verdade, analise os clientes, os resultados das vendas, personalize as avaliações e considere cada consumidor individualmente. Inclusive, verifique o fluxo de caixa após esses exames para determinar as condições da política. Depois tome suas decisões visando o crescimento da empresa e a sua redução de perdas.

Faça a classificação dos perfis

Estudar o histórico, perfil financeiro e reputação do cliente no mercado é uma boa estratégia. Dessa maneira, quem tiver dados desfavoráveis quando solicitar crédito estará no perfil de risco. Já quem demonstrar que está tudo certo poderá ter seu crédito aprovado.

Defina os limites de crédito

Para que não ocorram prejuízos com inadimplência no futuro é indicado limitar o seguro de crédito do comprador. Além disso, ajudará a ponderar a capacidade de pagamento dele. Assim, não conseguirá contrair dívidas acima do que consegue pagar. Outra vantagem desse limite é que a empresa delimitará os riscos de impactos negativos. 

Para finalizar, apresentaremos a solução DepsNet, da Deps Tecnologia. Ela otimiza a rotina da análise de crédito ao cruzar mais de 700 variáveis que estão alinhadas à política de sua empresa. Desse modo, fornece dados precisos para as suas tomadas de decisões.

Ficou interessado? Então entre em contato com nossa empresa que daremos todas as orientações necessárias.

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